top of page
The Prodigy - Firestarter
00:00 / 00:25
The Prodigy

É uma banda inglêsa de Rock Eletrônico. A banda foi formada em Braintree, Essex, em 1990, pelo tecladista e compositor Liam Howlett e o dançarino e vocalista Keith Flint. Depois que Flint solicitou a Howlett que fizesse uma mixagem para ele, Howlett aceitou, devolvendo uma fita com uma coleção de suas próprias músicas do outro lado. Howlett tinha arranhado a palavra Prodigy na fita, que foi o nome do sintetizador analógico Moog Prodigy, e o apelido de Howlett. A fita foi bem recebida por Flint e pelo tecladista Leeroy Thornhill. Eles logo se juntaram ao MC e vocalista Maxim, então conhecido como Maxim Reality, e a dançarina e vocalista Sharky. Essa foi a primeira formação do Prodigy. O primeiro show ao vivo da banda ocorreu no Four Aces em Dalston, Londres. A banda assinou um contrato com a XL Recordings, e o The Prodigy foi reduzido a um quarteto quando Sharky não pôde mais se comprometer com a banda e saiu. O seu primeiro EP, What Evil Lurks, foi lançado em fevereiro de 1991. O seu primeiro single "Charly", foi lançado em agosto de 1991, e alcançou a terceira posição na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, Experience, foi lançado em setembro de 1992, e alcançou a posição 12 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Music for the Jilted Generation, foi lançado em Julho de 1994, e estreou no topo na UK Albums Chart.

 

A banda ampliou sua formação com o guitarrista Jim Davies em 1995, que logo foi substituído por Gizz ButtA canção "Firestarter" foi lançada como o primeiro single do álbum, e foi o primeiro single número 1 da banda na UK Singles Chart, permanecendo no topo por 3 semanas, e seu primeiro grande sucesso internacional, liderando as paradas na República Tcheca, Finlândia, Hungria e Noruega. O single  alcançou o topo na UK Singles Chart. Nesse ano, o Prodigy também encabeçou o Festival Lollapalooza. O seu terceiro álbum, The Fat of the Land, foi lançado em junho de 1997, e estreou no topo na UK Albums Chart e na Billboard 200, além de mais 8 países. A banda encabeçou o Festival de Glastonbury em sua noite de abertura. Em setembro de 1997, o Prodigy tocou "Breathe" no 1997 MTV Video Music Awards e ganhou os prêmios nas categorias de Escolha do espectador e o Prêmio Escolha do Espectador Internacional para a MTV Europa. No 1998 MTV Video Music Awards em Los Angeles, a canção "Smack My Bitch Up" ganhou os prêmios nas categorias de Melhor Vídeo de Dança e de Vídeo inovador. Em 1999, o guitarrista Gizz Butt sai da banda. Thornhill também saiu. No site da banda o seu logotipo foi substituído pelas palavras "Nós estaremos de volta ..." num fundo preto, que permaneceria até 2002. O seu quarto álbum, Always Outnumbered, Never Outgunned, foi lançado em 23 de agosto de 2004. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart.

 

O seu primeiro álbum de compilações, Their Law: The Singles 1990–2005, foi lançado em 17 de outubro de 2005 pela XL Recordings. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Invaders Must Die, foi lançado em 3 de março de 2009 pelo novo selo da banda, a Take Me to the Hospital. O álbum contou com Dave Grohl na bateria na música "Run with the Wolves".  O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. A banda embarcou em uma turnê britânica de nove shows. A turnê incluiu a primeira edição do show de dança anual da banda, o Warriors Dance Festival. O single "Omen" estreou no topo na Canadian Singles Chart. Eles tocaram no Glastonbury em 2009. O seu primeiro álbum ao vivo, World on Fire, foi lançado em maio de 2011. Em 6 de agosto de 2011, o Prodigy encabeçou o Przystanek Woodstock na Polônia, e seus 2 últimos shows de 2011 foi no Brasil. Eles encabeçaram o Festival de Download m 8 de junho de 2012. O seu sexto álbum, The Day Is My Enemy, foi lançado em 30 de março de 2015, e estreou no topo na UK Albums Chart. O seu sétimo álbum, No Tourists, foi lançado em 2 de novembro de 2018. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart, e foi o seu sétimo álbum número 1 nas paradas britânicas. Em 4 de março de 2019, Keith Flint foi encontrado morto em sua casa em Essex, ele cometeu suicídio por enforcamento. O resto das datas da turnê foram canceladas. Em agosto de 2020, Howlett disse que o The Prodigy continuará. 

bottom of page