The Prodigy

É uma banda inglêsa de rock eletrônico. A banda foi fundada em Braintree, Essex, em 1990, pelo tecladista e compositor Liam Howlett que decidiu seguir uma carreira musical e conheceu o dançarino e vocalista Keith Flint em meados de 1989 durante uma festa noturna no qual Howlett estava gravando álbuns. Depois que Flint solicitou a Howlett que fizesse uma mixagem para ele, Howlett aceitou, devolvendo uma fita com uma coleção de suas próprias músicas do outro lado. Howlett tinha arranhado a palavra Prodigy na fita, o mesmo nome do sintetizador analógico Moog Prodigy, e o apelido de Howlett. A fita foi bem recebida por Flint e pelo tecladista Leeroy Thornhill. Eles logo se juntaram ao MC e vocalista Maxim, então conhecido como Maxim Reality, e a dançarina e vocalista Sharky, uma amiga de Flint. Se tornando a primeira formação do Prodigy. O primeiro show ao vivo da banda ocorreu no Four Aces em Dalston, Londres. O seu primeiro EP What Evil Lurks, foi lançado em fevereiro de 1991. O seu primeiro single "Charly", foi lançado em agosto de 1991, e alcançou a posição 3 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, Experience, foi lançado em setembro de 1992, e alcançou a posição 12 na UK Albums Chart.

 

O segundo álbum, Music for the Jilted Generation, foi lançado em Julho de 1994, e estreou na parada de álbuns do Reino Unido no primeiro lugar. Após o sucesso internacional do álbum, a banda ampliou sua formação com o guitarrista Jim Davies em 1995 que logo foi substituído por Gizz Butt, que permaneceu com a banda pelos próximos três anos. O lançamento do single "Firestarter" em 18 de março de 1996,  ajudou a banda a entrar nos EUA e outros mercados estrangeiros. O single  alcançou o topo na UK Singles Chart. Neste ano, o Prodigy também encabeçou o Festival Lollapalooza. O seu terceiro álbum, The Fat of the Land, foi lançado em junho de 1997. A banda encabeçou o Festival de Glastonbury em sua noite de abertura. Em setembro de 1997, o Prodigy tocou "Breathe" no 1997 MTV Video Music Awards e ganhou o prêmio Viewer's Award. No 1998 MTV Video Music Awards em Los Angeles, a canção "Smack My Bitch Up" ganhou dois prêmios. Em 1999, o guitarrista Gizz Butt sai da banda. Thornhill também saiu. No site da banda o seu logotipo foi substituído pelas palavras "Nós estaremos de volta ..." num fundo preto, que permaneceria até 2002. O seu quarto álbum, Always Outnumbered, Never Outgunned, foi lançado em 23 de agosto de 2004. O álbum alcançou o topo na UK Albums Charts.

 

O seu quinto álbum, Invaders Must Die, foi lançado em 3 de março de 2009 pelo novo selo da banda, Take Me to the Hospital. O álbum contou com Dave Grohl na bateria na música "Run with the Wolves".  O álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido. A banda embarcou em uma turnê britânica de nove shows. A turnê incluiu a primeira edição do show de dança anual da banda, o Warriors Dance Festival. O single "Omen" estreou no número 1 no Canadian Singles Chart. Eles tocaram no Glastonbury em 2009. Em maio de 2011, a banda lançou o World on Fire, seu primeiro álbum ao vivo. Em 6 de agosto de 2011, o Prodigy encabeçou o Przystanek Woodstock na Polônia, e seus dois últimos shows de 2011 foi no Brasil. Eles encabeçaram o Festival de Download m 8 de junho de 2012. O seu sexto álbum, The Day Is My Enemy, foi lançado em 30 de março de 2015 pela Take Me to the HospitalO seu sétimo álbum, No Tourists, foi lançado em 2 de novembro de 2018. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart. Em 4 de março de 2019, Keith Flint foi encontrado morto em sua casa em Essex, ele cometeu suicídio. Em 5 de março, a banda anunciou no Twitter que todos os próximos shows em 2019 seriam cancelados.

 Rockdigital