top of page
ratos.jpg
Ratos de Porão - Parasita
00:00 / 00:25
Ratos de Porão

É uma banda Punk brasileira. Em 1981, com o crescimento do Punk que começava a tomar forma em São Paulo, o guitarrista João Carlos Molina Esteves, o Jão, formou o Ratos de Porão com seu primo Roberto Massetti, o Betinho na bateria e o amigo Jarbas Alves, o Jabá no baixo. Em 1982, eles participam do festival O Começo do Fim do Mundo, que reuniu 20 bandas no SESC Pompeia, em São Paulo, se tornando um marco do Movimento Punk brasileiro. Em 1983, o guitarrista Mingau entra para a banda, e gravaram o seu primeiro registro musical no álbum de coletânea, Sub, lançada em 1983 pelo selo Estúdios Vermelhos. Após o lançamento do álbum, Betinho decide sair da banda, e Jão passa para a bateria. O vocalista João Gordo é convidado a entrar na banda para assumir os vocais. O seu primeiro álbum, Crucificados pelo Sistema, foi lançado em 1984 pela Punk Rock Discos, e foi o primeiro álbum individual de uma banda Punk da América Latina e um álbum pioneiro de hardcore. Na época da gravação desse álbum coincidiu com o chamado fim do movimento Punk de São Paulo, devido a brigas e rixas de gangues. Em razão disso, não houve show de lançamento do álbum e o Ratos de Porão se desfez. Em 1984, a música "Parasita" saiu no álbum de coletânea internacional, World Class Punk, lançada em K7 pelo selo ROIR de Nova York.

 

Os integrantes da banda só ficaram sabendo de sua participação após seu lançamento, e até hoje não receberam nenhum centavo pela participação, apesar da coletânea ter dado um bom retorno financeiro e divulgou o Ratos de Porão pelo mundo. A banda retornou em 1985, com a formação original com Jão nos vocais e guitarra, Jabá no baixo e Betinho na bateria. O seu primeiro álbum ao vivo, Ao vivo no Lira Paulistana, foi lançado em 1985 pela Ataque Frontal, e foi gravado junto com a banda Cólera. Após o lançamento, João Gordo retorna à banda e participa da gravação do álbum de coletânea, Ataque Sonoro, com várias bandas Punk, lançado em 1985. Após o lançamento da coletânea, Betinho sai da banda de forma definitiva, e Spaghetti entra em seu lugar. Em 1987, a banda assina com a Cogumelo Discos, e o seu terceiro álbum, Cada Dia Mais Sujo e Agressivo, foi lançado em 1987, em duas versões, uma gravada em português e outra em inglês. Nessa época, também fazem o primeiro show com bandas dos gêneros musicais Punk e Heavy Metal do Brasil. Devido a divulgação do álbum, a banda assina com a Roadrunner RecordsO seu quinto álbum, Anarkophobia, foi lançado em 1991, e realizam uma turnê europeia para divulgação do álbum. O seu segundo álbum ao vivo, RDP ao Vivo, foi lançado em 1992 pela Gravadora Eldorado. O álbum foi gravado em São Paulo, com o baterista Boka no lugar de Spaghetti, que saiu da banda após a turnê europeia.

 

O seu oitavo álbum, Carniceria Tropical, foi lançado em 1997 pela Paradoxx. No exterior, esse álbum marca o início de uma parceria entre a banda e a gravadora Alternative Tentacles, de propriedade de Jello Biafra, ex-vocalista do Dead Kennedys. Essa parceria dura até os dias atuais. O seu primeiro EP, Guerra Civil Canibal, foi lançado em 2000. Para comemorar seus 20 anos de estrada, regravam o seu primeiro álbum com o nome de Sistemados pelo Crucifa, que foi lançado em 2001. O álbum vem com uma revista contando a trajetória da banda. Em 2003, o Ratos de Porão assinou com a gravadora Century Media. O seu décimo álbum, Onisciente Coletivo, foi lançado no mesmo ano. O seu terceiro álbum ao vivo, Ao Vivo no CBGB, foi lançado também em 2003 pela Pecúlio Discos. Os Ratos de Porão tocaram no festival paulista Maquinaria Rock Fest no dia 17 de maio de 2008. O seu décimo segundo álbum, Século Sinistro, foi lançado em 2 de setembro de 2014, e foi eleito o sétimo melhor álbum nacional do ano pela Rolling Stone Brasil. O seu décimo terceiro álbum, Necropolítica, foi lançado em 2022. O Ratos de Porão se apresentou no palco Supernova, no Rock in Rio no Brasil, no dia 2 de setembro de 2022. O seu segundo EP, Isentön Päunokü, foi lançado em 2023, contendo versões em português de músicas da banda finlandesa Terveet Kädet

bottom of page