REO Speedwagon

 

É uma banda americana de rock. No outono de 1966, dois estudantes, Neal Doughty e Alan Gratzer se encontraram na Universidade de Illinois onde estudavam. Eles logo começaram uma banda de rock. No último dia do semestre da universidade, o guitarrista Joe Matt chamou o líder da banda local e disse que ele, o baterista Gratzer, e o baixista Mike Blair decidiram deixar a banda e começar uma nova banda com Doughty. Eles chamaram a banda REO Speedwagon, que é a marca de um caminhão, as iniciais são as de seu fundador Ransom E. Olds. A banda assinou contrato com a Epic Records em 1971. O REO tocou em bares e clubes em todo o Centro-Oeste. O álbum de estréia da banda, REO Speedwagon, foi lançado pela Epic Records em 1971. A faixa mais popular neste disco foi "157 Riverside Avenue". O segundo álbum, R.E.O./T.W.O. foi lançado em 1972. Em 1977, a banda convenceu a Epic Records que sua força estava em suas performances ao vivo.

 

A Epic concordou em deixá-los produzir seu primeiro álbum ao vivo, Live: You Get What You Play For, que recebeu um disco de platina. Nesse mesmo ano, a banda mudou-se para Los Angeles, Califórnia e gravou o oitavo álbum You Can Tune a Piano but You Can't Tuna Fish que foi lançado em 1978. O álbum foi o primeiro do REO a alcançar o Top 40. A banda retornou dois anos depois com Wheels Are Turnin', um álbum que incluiu o hit single número 1 "Can not Fight This Feeling". Em 13 de Julho, 1985, a banda fez uma parada na Filadélfia a caminho de um show em Milwaukee para tocar no Live Aid, que quebrou um recorde em número de espectadores. Alan Gratzer deixou a banda em setembro de 1988 depois que ele decidiu se aposentar da música para abrir um restaurante. Em 1990 lançaram The Earth, a Small Man, His Dog and a Chicken, foi um fracasso comercial. A banda perdeu o seu contrato com a gravadora Epic, e acabou lançando Building the Bridge em 1996 pela gravadora Priority/Rhythm Safari label.

 

Quando esse selo foi à falência, o álbum foi lançado pela Castle Records, que também teve problemas financeiros. REO Speedwagon auto-financiou este lançamento que falhou nas vendas. A banda lançou um álbum auto-financiado, Find Your Own Way Home em abril de 2007. O concerto beneficente Rock to the Rescue com o Styx para arrecadar dinheiro para as famílias afetadas pelos tornados no centro de Illinois foi realizado no dia 04 de dezembro de 2013 em Illinois. Richard Marx se juntou ao REO no palco para uma performance conjunta de duas de suas canções de sucesso. Gary Richrath participou do concerto com a banda. O ex-guitarrista e compositor da banda Gary Richrath morreu em 13 de setembro de 2015. Em 2016, a banda saiu em turnê com o Def Leppard e Tesla. A banda excursionou pelo circuito de arena do Reino Unido com o Status Quo em dezembro de 2016, e excursionou pelos EUA com o Styx e Don Felder na turnê United We Rock, que estreou em 20 de junho de 2017, no Sunlight Supply Amphitheatre. O REO e o Chicago se uniram novamente em turnê durante o verão de 2018.

 Rockdigital