springfield.jpg
RicK Springfield

Richard Lewis Springthorpe nasceu em Guildford, New South Wales, na Austrália no dia 23 de Agosto de 1949. É um musico e autor australiano. Rick se juntou a várias bandas na Inglaterra, onde seu pai trabalhou de 1958 a 1963, e várias outras após retornar à Austrália. Quando Rick tinha 17 anos, ele tentou o suicídio enforcando-se. Ele sofreu de depressão por várias décadas. Em 1968, ele se juntou a banda The Rockhouse. Mais tarde naquele ano, Watson mudou o nome da banda para MPD Ltd e, em outubro, quando Rick tinha 19 anos, eles viajaram pelo Vietnã do Sul para entreter as tropas australianas. Ao retornar à Austrália, eles formaram a Wickedy Wak. Em setembro de 1969, Rick substituiu Roger Hicks como guitarrista e vocalista na banda Zoot. Os membros da banda se vestiam da cabeça aos pés com cetim rosa. O truque publicitário chamou a atenção, mas causou problemas em estabelecer sua credibilidade como músicos de rock sérios. Eles seguiram com uma versão cover do hit "Eleanor Rigby" dos Beatles, que alcançou a quarta posição na Revista pop Go-Set em 1971. A banda Zoot se separou em maio. Rick assinou um contrato com a Sparmac Records e lançou o seu primeiro single solo, "Speak to the Sky", e alcançou a quinta posição na parada de singles da Go-Set.

 

O proprietário da gravadora, Robie Porter, foi seu produtor e empresário. O seu primeiro álbum, Beginnings, foi lançado em 28 de agosto de 1972. Rick se mudou para os EUA em meados de 1972. Em agosto de 1972, o single "Speak to the Sky" foi lançado nos EUA pela Capitol Records e alcançou a posição 14 na Billboard Hot 100. O álbuns foi Top 40 na Billboard 200. O sucesso do álbum foi prejudicado por rumores de que a Capitol pagava pessoas para comprar os seus álbuns, o que levou algumas estações de rádio a boicotar sua música. Em 1973, Rick assinou com a Columbia Records nos EUA. O seu segundo álbum, Comic Book Heroes, foi lançado em 17 de setembro de 1973, pela Wizard Record. De setembro de 1972 a setembro de 1973, Rick estrelou como ele mesmo na série de desenhos animados Mission: Magic!, da ABC-TV onde ele escrevia e executava uma música original em cada episódio. O álbum, Mission: Magic!, foi lançado em 1973 somente na Austrália, com músicas selecionadas dos episódios. O seu terceiro álbum, Wait for Night, foi lançado em 1976 pela Chelsea Records. Rick estreou como ator em The Six Million Dollar Man em 30 de outubro de 1977, no episódio Rollback. O seu primeiro single, "Take a Hand", alcançou o Top 50 dos EUA. Logo após o lançamento do álbum, a gravadora fechou. No final dos anos 1970, ele se concentrou mais em sua carreira de ator em vários dramas de TV no horário nobre.

 

Em 1981, ele se tornou uma estrela da série de TV General Hospital. O seu quarto álbum, Working Class Dog, foi lançado em 14 de fevereiro de 1981 pela RCA Records. O álbum gerou o single "Jessie's Girl”, um sucesso mundial que alcançou o primeiro lugar por duas semanas na Billboard Hot 100 e na parada de singles do Australian Kent Music Report. Rick ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino. O seu quinto álbum, Success Hasn't Spoiled Me Yet, foi lançado em 23 de março de 1982, e alcançou o segundo lugar na Billboard 200. Em 1985, Rick participou do show de caridade Live Aid. Em dezembro de 2005, Rick foi convidado pelos produtores do General Hospital a retornar em seu papel como Dr. Noah Drake após uma ausência de 23 anos, e retornou novamente em abril de 2013. Em 2015, Rick apareceu ao lado de Meryl Streep no filme Ricki and the Flash. Em um show na House of Blues em Orlando, Flórida, em 2 de março de 2006, Rick anunciou que havia se tornado cidadão americano. O seu décimo quarto álbum, Venus in Overdrive, foi lançado em 29 de julho de 2008. O álbum ficou duas semanas na Billboard 200, alcançado a posição 28. O seu décimo oitavo álbum, Orchestrating My Life, foi lançado em 26 de Abril de 2019 pela August Day Recordings.