RicK Springfield

Richard Lewis Springthorpe nasceu em Guildford, New South Wales, na Austrália no dia 23 de Agosto de 1949. É um musico e autor australiano. Rick tinha 13 anos quando aprendeu a tocar guitarra. Ele se juntou a várias bandas na Inglaterra, depois voltou a Austrália. Em 1968, ele foi convidado pelo baixista Pete Watson para se juntar ao seu grupo Rockhouse. Mais tarde naquele ano, Watson mudou o nome da banda para MPD Ltd e, em outubro, quando Springfield tinha 19 anos, eles excursionaram pelo Vietnã do Sul para entreter as tropas australianas. Ao retornar à Austrália, eles formaram a Wickedy Wak. Em setembro de 1969, Rick substituiu Roger Hicks como guitarrista e vocalista na banda Zoot. Ao aderir ao Zoot, onde todos os membros da banda se vestiam de cetim rosa da cabeça aos pés. O truque de publicidade chamou a atenção e atraiu várias adolescentes. Entretanto causou problemas em estabelecer sua credibilidade como músicos sérios de Rock. A banda se separou em maio de 1971. Rick assinou com a Sparmac Records e lançou seu single solo de estreia, "Speak to the Sky" em outubro, que alcançou a posição 5 na Go-Set singles. O proprietário da Sparmac, Robie Porter, também foi produtor e gerente de Rick. Depois de gravar seu álbum de estreia, Beginnings, em Londres, todas as composições, vocais, guitarra, teclado e banjo no álbum foram executados por Rick. O álbum foi lançado  nos EUA pela Capitol Records. 

 

No entanto, o sucesso foi prejudicado por rumores de que a Capitol pagava para as pessoas comprarem os álbuns de Rick, o que levou a algumas estações de rádio boicotar suas músicas. Em 1973, Rick assinou um contrato com a Columbia Records e gravou seu segundo álbum, Comic Book Heroes. Na Austrália, lançado pela Wizard Records, o álbum e seus dois singles falharam nas paradas. De setembro de 1972 a setembro de 1973, Rick estrelou na série de desenhos animados Mission: Magic! da manhã na ABC-TV, Interpretando a si mesmo. Ele escrevia e cantava uma música original em cada episódio. Em 1974, ele lançou um único álbum australiano, Mission: Magic!. Durante o final dos anos 1970, ele se concentrou mais em sua carreira de ator, estrelando em vários dramas de TV no horário nobre. Rick fez sua estreia como ator em The Six Million Dollar Man, em 30 de outubro de 1977, em um episódio intitulado "Rollback". Em 1981, ele se tornou uma estrela do seriado General Hospital no papel do Dr. Noah Drake de 1981 a 1983 e ao mesmo tempo, saiu em turnê com sua banda. Ele havia assinado um contrato com a RCA Records e lançou seu próximo álbum, Working Class Dog. O álbum gerou o single "Jessie's Girl", um sucesso mundial que alcançou a posição número 1 por duas semanas na Billboard Hot 100 e o australiano Kent Music Report singles. Rick ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Masculina de Rock em 1981.

 

O álbum Working Class Dog alcançou a posição 7 na Billboard 200. Outro single Top 10 do álbum foi "I've Done Everything for You", escrita por Sammy Hagar. Rick Springfield estava frustrado com as pessoas que ficavam confundindo com Bruce Springsteen nas entrevistas, expressa na faixa "Bruce" do álbum, Beautiful Feelings de 1984, Rick estrelou seu próprio filme, Hard to Hold, e gravou a maior parte das canções do filme no álbum, accompanying soundtrack. A trilha sonora incluiu um hit Top 10, "Love Somebody". No entanto, o filme em si não foi bem sucedido. No entanto, Rick lançou seu décimo álbum, Tao em 1985, marcando vários sucessos modestos deste lançamento, incluindo "State of the Heart" e "Celebrate Youth". Nesse mesmo ano, ele foi um dos vários artistas que participaram do Live Aid, o concerto de caridade. Por essa época, ele fez um breve hiato nas gravações. Em 2015 Rick apareceu lado de Meryl Streep no filme Ricki and the Flash. O filme terminou em 7º lugar nas bilheterias. Em dezembro de 2005, Rick retornou ao seriado General Hospital em seu papel como Dr. Noah Drake após uma ausência de 23 anos. A partir de 2007, ele continua a ser um convidado recorrente e não um membro do elenco do seriado, retornando ao seriado em abril de 2013. Rick Springfield lançou o seu décimo oitavo álbum, Rocket Science, lançado em 19 de fevereiro de 2016.

 Rockdigital