Roger Daltrey

Roger Harry Daltrey nasceu em Shepherd's Bush Londres no dia 1 de março de 1944. É um cantor de rock. Daltrey construiu sua primeira guitarra de um bloco de madeira e formou a banda The Detours. Quando seu pai lhe deu uma guitarra Epiphone em 1959, Daltrey se tornou o guitarrista base da banda. Logo depois, não se interessando em nada além do rock and roll, foi expulso do colégio, se tornando metalúrgico durante o dia enquanto praticava e se apresentava com a banda em casamentos, pubs e clubes masculinos. Nesta época o Detours consistia de Roger na guitarra base, Pete Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom na bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois que Dawson saiu, Daltrey assumiu os vocais e Townshend passou para a guitarra base. Em 1964, Richard Barnes, colega de quarto de Townshend, sugeriu o nome The Who para a banda, e logo em seguida, assinaram o seu primeiro contrato em 1965. Seu hábito de girar o microfone pelo fio durante os shows se tornou a marca registrada de sua exuberância. Daltrey foi expulso da banda por um breve período em 1965 depois de brigar com o baterista Keith Moon.

 

Também eram frequentes os conflitos com Pete Townshend sobre a liderança e a direção da banda, culminando em agressão física durante um ensaio de Quadrophenia em 1973. O seu primeiro álbum solo, Daltrey, foi lançado 20 de abril de 1973. O single "Giving It All Away" alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. O seu segundo álbum solo, Ride a Rock Horse, foi lançado em 4 de julho de 1975, e alcançou a posição 14 na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, One of the Boys, foi lançado em 13 de maio de 1977, e alcançou a posição 46 na Billboard 200. O seu quarto álbum, McVicar, foi lançado em junho de 1980. O álbum foi a trilha sonora do filme de mesmo nome. O álbum incluiu dois singles de sucesso, "Free Me" e "Without Your Love", e foi o álbum solo mais vendido de Daltrey. O seu quinto álbum, Parting Should Be Painless, foi lçançado em fevereiro de 1984. O álbum foi gravado durante a separação do The Who, sendo autobiográfico.

 

O seu sexto álbum solo, Under a Raging Moon, foi lançado em setembro de 1985, e foi um tributo ao falecido baterista do The Who, Keith Moon, que morreu em 1978. O seu sétimo álbum solo, Can't Wait to See the Movie, foi lançado em junho de 1987. O seu oitavo álbum, Rocks in the Head, foi lançado em 1992. Daltrey se apresentou no Freddie Mercury Tribute Concert em 1992. Para comemorar seu 50º aniversário em 1994, Daltrey fez dois shows no Carnegie Hall. Após a morte de Entwistle em junho de 2002, Daltrey e Townshend decidiram continuar com uma turnê já planejada como o The Who. No teatro, Daltrey participou de montagens do Mago de Oz e Um Conto de Natal. Já na TV, foi convidado especial em inúmeras séries e especiais, como That 70's ShowSliders, Witchblade, CSI e Highlander. Em 2003 ele estrelou a série de TV Extreme HistoryDaltrey embarcou na na Use It or Lose It Tour pelos EUA e Canadá em 10 de outubro de 2009, com uma nova banda, a No Plan B. O seu nono álbum, As Long as I Have You, foi lançado em 1 de junho de 2018, e alcançou a oitava posição na UK Albums Chart.

 

 Rockdigital