Roger Daltrey

Roger Harry Daltrey nasceu em Londres no dia 1 de março de 1944. É um cantor de rock. Daltrey nasceu em Shepherd's Bush em Londres, a mesma vizinhança de classe média de onde surgiram seus colegas de banda, Pete Townshend e John Entwistle. Ele demonstrou um futuro acadêmico promissor na escola estadual, ficando entre os primeiros de sua classe nos exames que o levaram à Acton County Grammar School. Ele construiu sua primeira guitarra de um bloco de madeira e formou uma banda chamada The Detours. Quando seu pai lhe deu uma guitarra Epiphone em 1959, Daltrey se tornou o guitarrista base do grupo. Logo depois, não se interessando em nada além do rock and roll, foi expulso do colégio, se tornando metalúrgico durante o dia enquanto praticava e se apresentava com a banda em casamentos, pubs e clubes masculinos. Nesta época o Detours consistia de Roger na guitarra base, Pete Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom na bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois que Dawson deixou o grupo, Daltrey assumiu os vocais e Townshend passou para a guitarra base.

 

Em 1964 ele também decidiu na escolha de um novo nome para o grupo, Richard Barnes, colega de quarto de Townshend, sugeriu o nome The Who, e logo em seguida, assinaram o primeiro contrato em 1965. Seu hábito de girar o microfone pelo fio durante os shows da banda se tornou a marca registrada de sua exuberância. Daltrey via-se repetidamente tendo de lutar para se manter no The Who ao mesmo tempo que tentava evitar a dissolução do grupo, se envolvendo em brigas com os outros integrantes e até mesmo sendo expulso por um breve período em 1965 depois de brigar com o baterista Keith Moon. Também eram frequentes os conflitos com Pete Townshend sobre a liderança e a direção da banda, culminando em agressão física durante um ensaio de Quadrophenia em 1973. Daltrey chegou a lançar oito álbuns solo. O álbum, Daltrey de 1973, veio após lançamentos individuais de John Entwistle e Pete Townshend. Emplacou um sucesso entre as cinco mais no Reino Unido com a canção "Giving It All Away", além de entrar no Top 50 nos Estados Unidos.

 

Outro lançamento de sucesso foi o álbum, McVicar de 1980 que foi a trilha sonora do filme homônimo, produzido por Daltrey e contou com participações de todos os integrantes da banda, sendo quase considerado um lançamento da banda. Esse foi o álbum mais vendido de Daltrey, e continha a canção “Without Your Love”. Seu último sucesso foi com o álbum, Under a Raging Moon de 1985, que alcançou repercussão graças ao single "After The Fire" e a faixa-título, uma homenagem ao baterista Keith Moon, falecido em 1978. Entre suas participações em mais de 30 longa-metragens, Daltrey estrelou os filmes McVicar, Tommy e Liztomania. No teatro, Daltrey participou de montagens do Mago de Oz e Um Conto de Natal. Já na TV, foi convidado especial em inúmeras séries e especiais, como That 70's ShowSliders, Witchblade e Highlander. Em 2003 ele estrelou a série televisiva Extreme History.

 Rockdigital