rubettes.jpg
The Rubettes

Foi uma banda de pop rock britânico. O single "Sugar Baby Love" foi gravado para a polydor em outubro de 1973 em Londres, por um grupo de músicos de sessão com os vocais de Paul Da Vinci. O single ficou no topo na Uk Singles Chart e foi Top 40 na Billboard. Da Vinci decidiu seguir carreira solo e não se juntou aos outros para se tornar um membro da banda The Rubettes, com Alan Williams nos vocais e guitarra, John Richardson na bateria e vocais, Mick Clarke no baixo e vocais, Tony Thorpe na guitarra e principal vocalista, Pete Arnesen e Bill Hurd nos teclados. O seu primeiro álbum, Wear It's 'At, foi lançado em 1974. No início de 1975, Arnesen sai da banda. O seu segundo álbum, We Can Do It, foi lançado em março de 1975. O álbum alcançou a posição 41 nas paradas britânicas com 2 Top 10 hits no Reino Unido, "I Can Do It" e "Juke Box Jive". Em 1976, Hurd também saiu, e se juntou à banda de Suzi Quatro em turnê. Em 1979, Thorpe deixou a banda em circunstâncias incertas. A banda substituiu Thorpe por Bob Benham, que saiu logo em seguida e a banda se dissolveu em 1980. A banda foi reformada em 1982, com uma formação composta por Williams, Clark, Hurd e o baterista Alex Bines para explorar a nostalgia dos anos 1970.

 

Clark saiu da banda em 1987, e foi substituído por Steve Kinch e depois por Trevor Holliday, e voltou na turnê de 1993. Em 1994, a banda foi lembrada pela inclusão de "Sugar Baby Love" no filme Muriel's Wedding. O seu décimo álbum, Making Love in the Rain, foi lançado em janeiro de 1995.  Em 2000, Williams formou sua versão da banda junto com Clarke, Richardson e o tecladista Mark Haley. Em 2002, a banda chegou às manchetes mais uma vez quando o The Rubettes se envolveram nos tribunais em uma disputa de propriedade do nome da banda. O tribunal decidiu que Williams e Hurd poderiam fazer uma turnê como o The Rubettes, desde que estivesse claro qual membro estava na frente da banda. Após a dissolução da banda, Hurd formou a The Rubettes featuring Bill Hurd com o baterista Alex Bines, o vocalista Paul Da Vinci, o baixista Billy Hill e o guitarrista Rufus RufellDa Vinci deixou a banda em 2006 e foi substituído por George Bird, e o guitarrista Rufell que saiu em 2009, foi substituído por Ian Pearce

 

Em 21 de setembro de 2014, como parte do 40º aniversário da banda, foi anunciado que Alan Williams, John Richardson e Mick Clarke voltariam ao Olympia em Paris, o mesmo local em que o The Rubettes fizeram sua primeira aparição na França em 1974. No início de 2015, esta versão do The Rubettes passou por sua primeira mudança quando Haley deixou a banda e foi substituído por Steve Etherington. A banda se separou em fevereiro de 2019, e uma nova versão foi formada com os membros originais John Richardson, Mick Clarke e Steve Etherington, e decidiram se separar de Williams em 15 de fevereiro de 2019. A banda assinou com a Sobel Nation Records e lançou o single "Ya Lovin 'Rocks" em 20 de junho de 2019. A The Rubettes featuring John, Mick, & Steve tem sua própria estação de rádio, a Jukebox Jive Radio, que toca apenas músicas de John, Mick e Steve. A rádio está localizada no site oficial do The Rubettes ft. John, Mick & Steve. O guitarrista Alan Williams está se apresentando com o The Rubettes featuring Alan Williams em toda a Europa com outra formação.