top of page
silverchair.jpg
Silverchair - Tomorrow
00:00 / 00:25
Silverchair

É uma banda australiana de Rock Alternativo. Em 1992, os colegas da turma do ensino fundamental, Daniel Johns e Ben Gillies começaram a tocar juntos em Newcastle, Nova Gales do Sul, na Austrália. Quando entraram para a Newcastle High School, os seus colegas Chris Joannou e Tobin Finnane também entraram para a banda como baixista e guitarrista. O quarteto formou a banda Innocent Criminals, que tocava cover de bandas de Rock. Mais tarde, Tobin Finnane se mudou para a Inglaterra por causa do trabalho de seu pai. Eles passaram a fazer alguns concertos na região de Hunter Valley, mas não foram muito bem sucedidos na competição Youthrock em 1994, destinada a bandas escolares. A banda deslanchou no mesmo ano, após vencer a competição nacional Pick Me, realizada pelo programa de TV Nomad da rede SBS e pela rádio alternativa Triple J, com a canção "Tomorrow". O nome da banda vem da obra de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata (The Silver Chair). A banda assinou um contrato para a gravação com a Sony Music, e sua gravação da rádio Triple J, a canção "Tomorrow" foi lançada em agosto de 1994 como um single que permaneceu no topo da Parada da Austrália por 6 semanas.

 

Em 1995, uma versão regravada do single e um novo vídeo foram lançados nos EUA, se tornando a canção mais tocada nas rádios naquele ano. O seu primeiro álbum, Frogstomp, foi lançado em 27 de março de 1995 pela Murmur. Todos os integrantes da banda tinham apenas 15 anos e ainda estavam no segundo grau. O álbum foi bem recebido e alcançou o topo na na ARIA Charts na Austrália e da Nova Zelândia, e alcançou o Top 10 na Billboard 200. A banda entrou em turnê com o Red Hot Chili Peppers e tocaram no teto da Radio City Music Hall, enquanto ainda continuavam a estudar em Newcastle. O seu segundo álbum, Freak Show, foi lançado no dia 4 de fevereiro de 1997, e alcançou a posição 12 na Billboard 200. O seu terceiro álbum, Neon Ballroom, foi lançado em 8 de março de 1999. Em 21 de janeiro de 2001, a banda tocou no Rock in Rio III, no Brasil. A banda assinou um contrato com a Atlantic Records, e lançaram o seu próprio selo, a Eleven: A Music Company, para o mercado da Austrália e da Ásia. O seu primeiro álbum de compilações, The Best of Volume 1, foi lançad em 13 de novembro de 2000 pela Murmur, sem o consentimento da banda. O seu quarto álbum, Diorama, lançado em 31 de março de 2002. 

 

O álbum foi um sucesso no ARIA Awards de 2002, ganhando 5 prêmios, incluindo Melhor Álbum de Rock e Melhor Grupo. O seu primeiro álbum ao vivo, Live from Faraway Stables, foi lançado em 10 de novembro de 2003. Foi gravado no Newcastle Civic Theatre, na cidade natal da banda, durante a turnê mundial Across the Night da banda de março a junho de 2003. Após o desatre do Tsunami no final de 2004, o Silverchair se reuniu em um concerto beneficente no Wave Aid em Sydney em 2005. O seu quinto álbum, Young Modern, foi lançado em 30 de março de 2007 pela Eleven: A Music Company, de forma independente, para diminuir as pressões enfrentadas anteriormente quando trabalhavam com uma gravadora. O álbum se tornou o quinto lançamento de estúdio a chegar no topo da parada da ARIA Charts na Austrália. O álbum Young Modern e a música "Straight Lines" ganharam 3 prêmios cada um no ARIA Music Awards 2007. Em abril de 2010, através do site da banda, Joannou anunciou que tocaria no Festival Groovin the Moo de maio. O concerto final do festival foi em Bunbury, em 15 de maio. No final do ano, cada membro perseguiu outros interesses. Em 25 de maio de 2011, a Silverchair anunciou um hiato indefinido.

bottom of page