simply.jpg
Simply Red

É uma banda inglesa de pop e soul music. Em 1976, o estudante de arte de Manchester, Mick Hucknall participou da banda de punk rock The Frantic Elevators que acabou em 1984, após a aclamação da crítica do seu último single, "Holding Back the Years". Hucknall e Elliot Rashman seu empresário e amigo, montaram uma banda de músicos locais e assinaram um contrato com a Elektra Records em 1985. A banda adotou o nome Red que era o apelido de Hucknall, denotando a sua cor de cabelo. Hucknall decidiu que soaria melhor com a adição da palavra Simply. O começo da banda consistia de Hucknall no vocal, David Fryman na guitarra, Tony Bowers no baixo, Fritz McIntyre no teclado e vocal, Tim Kellett nos metais e backing-vocal e Chris Joyce na bateria. O seu primeiro single "Money's Too Tight (to Mention)" foi lançado no mesmo ano e alcançou a posição 13 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, Picture Book, foi lançado em 11 de outubro de 1985. Durante a produção, Sylvan Richardson substituiu o guitarrista Dave Fryman. Mas o grande êxito acontece somente um ano depois com o lançamento do single "Holding back the Years" nos Estados Unidos, que alcançou o topo da Billboard Hot 100. Nesse período, eles fizeram uma apresentação no Festival de Jazz de Montreux.

 

O seu segundo álbum, Men and Women, foi lançado em 9 de março de 1987. O álbum alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. A turnê de divulgação do álbum teve uma apresentação pela primeira vez no Brasil no Festival Hollywood Rock de 1988. Antes da produção do próximo álbum, o guitarrista brasileiro Heitor Teixeira Pereira foi contratado. O seu terceiro álbum, A New Flame, foi lançado em 13 de fevereiro de 1989, e foi o primeiro trabalho da banda a ser número um na UK Albums Chart, devido em grande parte a canção "If You Don't Know Me By Now" que alcançou o Topo da Billboard Hot 100 e rendeu um prêmio Grammy Awards de melhor Rhythm and Blues em 1990. O Simply Red se apresentou novamente no Brasil no Festival Hollywood Rock em 1993. o seu quinto álbum, Life, lançado em 24 de outubro de 1995. O single "Fairground" se tornou seu primeiro hit no topo na UK Singles Chart, e o álbum também ficou no topo na UK Albums Chart. No final da LifeTour, McIntyre e Heitor Pereira deixaram a banda. Em 1996, o Simply Red era essencialmente um nome comercial para Hucknall com vários músicos de sessão. Sem gravadora em abril de 2000, Hucknall criou o site Simplyred.com para novos lançamentos. 

 

O seu décimo álbum de estúdio, Stay, foi lançado em 12 de março de 2007, alcançando a posição 4 na UK Albums Chart. O primeiro álbum solo de Hucknall, Tribute to Bobby, foi lançado em 19 de maio de 2008. Hucknall anunciou que o nome Simply Red seria aposentado após uma turnê de despedida que começou no início de 2009, a Farewell, The Final Tour. O show final do Simply Red aconteceu na O2 Arena, em Londres, em 19 de dezembro de 2010. O show foi exibido ao vivo nos cinemas do Reino Unido. O Simply Red se reformou no outono de 2015 para uma turnê européia de 30 anos, a Big Love Tour 2015, que estreou em 20 de outubro de 2015 em Odense, na Dinamarca, e com um show final em 10 de setembro de 2016 no BMW Festival Night em Munique, Alemanha. O seu décimo primeiro álbum, Big Love, foi lançado em 29 de maio de 2015 pela East West Records, depois de um novo contrato de gravação. Em 11 de novembro de 2016, o Simply Red embarcou em Dublin, na Irlanda, na turnê 25 Years of Stars Live, comemorando o 25º aniversário do lançamento em setembro de 1991 do seu quarto álbum Stars. O seu décimo segundo álbum, Blue Eyed Soul, foi lançado em 8 de novembro de 2019 pela BMG. O álbum estreou em sexto lugar na UK Albums Chart.