Skillet.jpg
Skillet

É uma banda de rock cristão. A banda foi formada em 1996 com John Cooper, ex-vocalista da banda de rock progressivo do Tennessee Seraph, e Ken Steorts, ex-guitarrista do Urgent Cry. As duas bandas se conheceram durante uma turnê juntas, mas eles se separaram logo depois. O pastor de John e Ken os encorajou a formar sua própria banda como um projeto paralelo. Eles decidiram nomear o experimento Skillet. Depois, Trey McClurkin se juntou à banda como baterista temporário. A banda assinou um contrato com a gravadora cristã ForeFront Records. Em 1996, eles lançaram seu álbum demo, Right Upside Your Head. O seu primeiro álbum, Skillet, foi lançado em 29 de outubro de 1996. O pastor da Covenant Community Church em Memphis, onde a banda foi formada como um projeto paralelo de adoração, deu-lhes o nome, pois achava que eles eram como culinária do sul, onde você simplesmente joga um monte de coisas diferentes em uma grande frigideira e ver como fica. O seu segundo álbum, Hey You, I Love Your Soul, foi lançado em abril de 1998. O álbum foi uma mudança de estilo em relação ao primeiro álbum. Com esse lançamento, a banda abandonou sua abordagem pós-grunge por um estilo e rock alternativo mais leve. A esposa de Cooper, Korey, foi contratada como tecladista ao vivo. Steorts saiu para ficar com sua família e lançar o Visible Music College, e Kevin Haaland se juntou à banda na guitarra.

 

Korey Cooper se juntou à banda permanentemente. O seu terceiro álbum, Invincible, foi lançado em 1 de fevereiro de 2000. Por causa dessa mudança, o estilo musical de Invincible mudou para um som mais eletrônico. Logo após o lançamento do álbum, Trey McClurkin saiu da banda, e foi substituído por Lori Peters na baterista. O seu primeiro álbum ao vivo, Ardent Worship, foi lançado em 29 de setembro de 2000,  Foi o seu primeiro álbum de adoração. O seu quarto álbum, Alien Youth, foi lançado em 28 de agosto de 2001. Antes do lançamento do álbum, Haaland deixou a banda e Ben Kasica assumiu a guitarra. O seu quinto álbum, Collide, foi lançado em 18 de novembro de 2003 pela Ardent Records. Em 2004, os direitos de Collide foram comprados pela Lava Records, uma marca da Atlantic Records, e relançou em 25 de maio de 2004. O álbum foi nomeado no Grammy Awards como Melhor Álbum Gospel de Rock em 2005. O seu sexto álbum, Comatose, foi lançado em 3 de outubro de 2006. O álbum estreou na posição 55 na Billboard 200 e na posição 4 na Billboard Top Christian Albums. Em janeiro de 2008, o Skillet anunciou que sua baterista, Lori Peters, estava se aposentando da banda. O último show de Peters foi em 31 de dezembro de 2007. Durante a temporada de Natal de 2007, Peters teve tempo para treinar o próximo baterista da banda, Jen Ledger.

 

O seu sétimo álbum, Awake, foi lançado em 25 de agosto de 2009, e alcançou a segunda posição na Billboard 200. Em 14 de fevereiro de 2011, a banda anunciou oficialmente que o guitarrista Ben Kasica saiu da banda, depois de 10 anos. Ele tocou o que foi planejado para ser seu último show com a banda em 20 de março, mas voltou e continuou a turnê até que um novo guitarrista foi treinado. Em 16 de abril, Seth Morrison substituiu Kasica como guitarrista principal. O EP de quatro canções, Awake and Remixed EP, foi lançado em 22 de março. O álbum Awake foi indicado e ganhou o prêmio Top Christian Album na Billboard Music Awards 2011. O seu oitavo álbum, Rise, foi lançado em 25 de junho de 2013. O álbum estreou em quarto lugar na Billboard 200 e no topo na Top Rock Chart e Christian Album Chart. O álbum de compilação, Vital Signs, foi lançado exclusivamente na Europa no dia 13 de outubro de 2014. O seu nono álbum, Unleashed, foi lançado em 5 de agosto de 2016 pela Atlantic Records. Em 5 de maio de 2019, a Billboard publicou um artigo sobre o décimo álbum de estúdio da banda, Victorious. O álbum foi lançado em 2 de agosto de 2019. Victorious: The Aftermath, a edição deluxe do álbum, foi lançada em 11 de setembro de 2020.