Supergrass

 

É uma banda de britpop inglesa. A sua origem é a banda The Jennifers, com Gaz Coombes como vocalista e Danny Goffey na bateria. Eles desenvolveram uma reputação na cena indie de Oxford, e conseguiram lançar um single em 1992 antes do grupo terminar. Quando Coombes começou a trabalhar em um restaurante local, desenvolveu uma amizade com Mick Quinn, um colega de trabalho que estudou na mesma escola e tocava em pequenas bandas locais. Coombes convidou Quinn para tocar com ele e Goffey. Em fevereiro de 1993, Quinn no baixo, Coombes no vocal e guitarra e Goffey na bateria, formaram a Theodore Supergrass, abandonando a primeira metade do nome pouco tempo depois. O primeiro show da banda foi em um bar chamado Jericho Tavern, em Oxford, para vários representantes de gravadoras que compareceram devido à publicidade gerada por uma demo. No verão de 1994, o Supergrass lançou seu primeiro single, "Caught by the Fuzz" pela gravadora independente Backbeat Records. Depois disso, a Parlophone Records assinou com a banda e relançou o single no outono do mesmo ano.

 

O sucesso do Supergrass foi crescendo rapidamente. Logo depois do lançamento do single "Lenny", o seu primeiro álbum, I Should Coco, foi lançado em 15 de maio de 1995, e entrou no topo na UK Albums Chart. O quarto single do álbum, "Alright", que celebrava a juventude e a apreciação por maconha dos integrantes do grupo, ficou por três meses no topo na UK Singles Chart. Nesse momento, o Supergrass era uma das principais bandas de britpop. Depois do lançamento do álbum, eles saíram em turnê por 18 meses, com apresentações em alguns dos maiores festivais britânicos. Em 1996, foi lançado o single "Going Out", outro sucesso nas paradas inglesas. Depois de um curto descanso em 1996, o Supergrass retornou ao estúdio para gravar o seu segundo álbum, In It for the Money, lançado em 21 de abril de 1997. Mais uma vez, a banda descansou rapidamente até retornar em 1999 com o single "Pumping in Your Stereo", e o lançamento do seu terceiro álbum, Supergrass, lançado em 20 de setembro de 1999. Depois de três anos de afastamento, o Supergrass voltou com o seu quarto álbum, Life on Other Planets, lançado em 30 de setembro de 2002.

 

Esse foi o primeiro álbum em que o tecladista Rob Coombes foi reconhecido como um membro oficial, embora ele tenha contribuído em várias músicas e turnês. Depois desse álbum, a banda entrou em um hiato de três anos, dedicado a turnês e projetos pessoais. Em 2004 eles lançaram um álbum de compilação, Supergrass is 10, para celebrar o décimo aniversário da formação da banda. O seu quinto álbum, Road to Rouen, só foi lançado na Europa em 15 de agosto de 2005. De agosto de 2005 até setembro de 2006, a banda embarcou em uma turnê mundial. O seu sexto álbum, Diamond Hoo Ha, lançado em 24 de março de 2008. Em 2009 a banda se torna independente largando a EMI Records. Em 12 de abril de 2010, a banda anunciou que se separariam depois de uma série de quatro shows de despedida, com seu show final em Paris, em 11 de junho de 2010. No momento da separação, a banda estava trabalhando em seu sétimo álbum de estúdio, provisoriamente intitulado, Release the Drones, que permanece inacabado e inédito. A banda se reformou e se apresentou no Pilton Party em 6 de setembro de 2019. 

 Rockdigital