top of page
talk_talk.jpg
Talk Talk - It's My Life
00:00 / 00:25
Talk Talk

 

Foi uma banda inglesa de Art Rock. A banda começou como um quarteto formado pelo vocalista Mark Hollis, o baterista Lee Harris, o baixista Paul Webb e o tecladista Simon Brenner. O seu primeiro single, "Mirror Man", foi lançado em fevereiro de 1982 pela EMI. O seu segundo single "Talk Talk" alcançou a posição 52 na UK Singles Chart. A canção foi originalmente gravada pela banda anterior do cantor de Hollis, a The Reaction, como "Talk Talk Talk Talk", no álbum de compilações, Punk Streets do Beggars Banquet. Um remix da canção foi lançado no final daquele ano, alcançando a posição 23 na UK Singles Chart e a posição 75 na Billboard Hot 100. O seu primeiro álbum, The Party's Over, foi lançado em 12 de julho de 1982 pela EMI Records. O álbum alcançou a posição 23 na UK Albums Chart. Simon Brenner saiu em 1983. Brenner nunca foi oficialmente substituído. Tim Friese-Greene foi recrutado para ajudar na gravação do seu segundo álbum, It's My Life, que foi lançado em 13 de fevereiro de 1984. Friese-Greene se tornou o produtor da banda, além de tecladista e parceiro de composição de Hollis. Ele nunca se juntou oficialmente à banda. A faixa-título "It's My Life" entrou no Top 40 dos EUA, Canadá, França, Alemanha, Nova Zelândia e Holanda. O álbum foi um sucesso em alguns países europeus e na Nova Zelândia, mas foram amplamente ignorados no Reino Unido. A banda fez uma transmissão ao vivo em FM gravada no Muziekcentrum Vredenburg, em Utrecht, na Holanda, no dia 27 de maio de 1984, e foi lançado como um álbum não oficial.

 

O Talk Talk abandonou completamente o estilo Synth-Pop om o seu terceiro álbum, The Colour of Spring, que foi lançado em 17 de fevereiro de 1986, e se tornou o seu maior sucesso no Reino Unido, chegando ao Top 10, em parte devido ao single Top 20 "Life's What You Make It", que também foi bem sucedido internacionalmente. A formação estendida para a turnê de 1986 consistia em Hollis, Webb e Harris, além de John Turnbull na guitarra, Rupert Black e Ian Curnow nos teclados, Phil Reis e Leroy Williams na percussão e Mark Feltham na gaita. A banda se apresentou no Montreux Jazz Festival, no dia 11 de julho de 1986, que foi lançado em DVD em 2008 como, Live at Montreux 1986, pela Eagle Vision..O seu quarto álbum, Spirit of Eden, foi lançado em 12 de setembro de 1988 pela Parlophone Records da EMI. O álbum foi montado a partir de muitas horas de instrumentação improvisada que Hollis e Friese-Greene editaram e arranjaram usando equipamento digital. O resultado foi uma mistura de Rock, Jazz, Música Clássica e Ambiente. O álbum alcançou o Top 20 na UK Albums Chart. As relações entre a banda e a gravadora continuaram a se degradar após o lançamento do álbum, culminando em um processo que retirou a banda de seu contrato com a EMI, que processou a banda, alegando que o álbum não era comercialmente satisfatório, mas o caso foi rejeitado pelo tribunal.

 

Webb deixou a banda no final de 1988. O seu primeiro álbum de compilações, Natural History: The Very Best of Talk Talk, foi lançado em 29 de maio 1990 pela Parlophone Records. O álbum alcançou a terceira ´posição na UK Albums Chart. Foi um sucesso internacional. O single de 1984, "It's My Life", foi relançado e se tornou o single de maior sucesso da banda em seu país natal, alcançando a posição 13 na UK Singles Chart. Um relançamento do single "Life's What You Make It" alcançou o Top 30. Dando continuidade a esse renovado interesse popular pela banda, a gravadora lançou uma compilação de remixes, History Revisited, em 25 de março de 1991. A banda processou a EMI por lançar o material remixado sem sua permissão. Em 1990, a banda havia se transformado essencialmente em um veículo para as gravações de estúdio de Hollis e do colaborador de longa data Friese-Greene, junto com músicos de sessão. A banda assinou um contrato com a Polydor Records. O seu quinto álbum, Laughing Stock, foi lançado em 16 de setembro de 1991 pela Verve Records da Polydor em 1991. O álbum alcançou apenas a posição 26 na UK Albums Chart. Após o lançamento do álbum, o Talk Talk se separou. Em 1998, Mark Hollis lançou seu primeiro álbum solo, mas ele se aposentou da indústria musical logo depois. Mark Hollis morreu de câncer em 25 de fevereiro de 2019, aos 64 anos. 

bottom of page