tangerine.jpg
Tangerine Dream

É uma banda alemã de música eletrônica. Edgar Froese chegou em Berlim Ocidental em meados da década de 1960 para estudar arte. Sua primeira banda, The Ones de rock psicodélico, se desfez depois de lançar apenas um single. Depois, Froese fez shows menores com uma variedade de músicos. A maioria dessas apresentações foi no famoso Zodiak Free Arts Lab, embora um agrupamento também tivesse a distinção de ser convidado para tocar para o pintor surrealista Salvador Dalí. À medida que os membros do grupo iam e vinham, a direção da música continuava a ser inspirada pelos surrealistas, e o grupo passou a ser chamado de Tangerine Dream, inspirado pela má interpretação da linha tangerineiras e céus de geléia da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" dos Beatles. Froese era fascinado por tecnologia e habilidoso em usá-la para criar música. Ele construía instrumentos sob medida. No final dos anos 1960 e no início dos anos 1970, o Tangerine Dream existiu como várias encarnações de curta duração, todas incluindo Froese, que se juntou a vários músicos da cena musical underground de Berlim Ocidental. A associação mais notável de Froese foi sua parceria com o baterista Christopher Franke, que se juntou a banda em 1970 depois de atuar no grupo Agitation Free. Os primeiros shows do Tangerine Dream eram visualmente simples para os padrões modernos, com três homens sentados imóveis por horas ao lado de enormes caixas eletrônicas enfeitadas com patch cords e algumas luzes piscando.

 

O seu primeiro álbum, Electronic Meditation, foi lançado em junho de 1970. O seu quarto álbum, Atem, foi lançado em março de 1973. A banda assinou um contrato com a Virgin Records no mesmo ano. O seu quinto álbum, Phaedra, foi lançado em 20 de fevereiro de 1974. O álbum alcançou a posição 15 na UK Albums Chart, e se tornou um dos primeiros sucessos da Virgin. Seu trabalho na década de 1970 foi influente no desenvolvimento de estilos de música eletrônica, como new age e dance music eletrônica. O seu sexto álbum, Rabycon, foi lançado em 21 de março de 1975, e alcançou a posição 10 na UK Albums Chart, sendo a sua melhor colocação nas paradas no Reino Unido. Alguns shows da banda foram realizados na escuridão total, como aconteceu durante a apresentação na Catedral de York em 20 de outubro de 1975. Após sua apresentação em Berlim Oriental em 1980, eles se tornaram uma das primeiras grandes bandas ocidentais a se apresentar em um país comunista. Christopher Franke ficou com a banda por 17 anos, saindo em 1988 por causa de agendas de turnê exaustivas, bem como por diferenças criativas com Froese. O Tangerine Dream compôs a trilha sonora para o vídeo game Grand Theft Auto V. Vários dos álbuns da banda lançados durante a década de 1990 foram nomeados para o Grammy Awards. Jerome Froese saiu em 2006 após um show no Tempodrom em Berlim, para se concentrar em sua carreira solo.

 

Para comemorar o seu 40º aniversário em 2007, o Tangerine Dream anunciou seu único show no London Astoria, no Reino Unido no dia 20 de abril. Em 2009, a banda se apresentou no Royal Albert Hall em Londres, em 1 de abril de 2010, no Concerto Zeitgeist, 35 anos após seu concerto marcante em 2 de abril de 1975 no mesmo local. O Tangerine Dream embarcou na primavera e verão de 2012 na The Electric Mandarine Tour 2012 pela Europa, Canadá e EUA. Em 16 de novembro de 2014, a banda se apresentou em Melbourne, Austrália, como parte da Melbourne Music Week, e foram os shows finais com Edgar Froese que morreu repentinamente em Viena, no dia 20 de janeiro de 2015, de embolia pulmonar. O Tangerine Dream fez seu primeiro show após a morte de Froese no dia 9 de junho de 2016 em Szczecin, Polônia. O seu trigésimo álbum, aproximadamente, Quantum Gate, foi lançado em 29 de setembro de 2017, comemorando o 50º aniversário da banda. Em outubro e novembro de 2019, a banda fez sua 16 etapas na Random & Revision Tour. No dia 31 de janeiro de 2020, a banda relançou seu álbum de dezembro de 2019, Recurring Dreams. O álbum foi lançado para coincidir com o Tangerine Dream: Zeitraffer, uma exposição que abriu em 17 de janeiro a 02 de maio 2020 no Barbican em Londres. Em 9 de junho de 2020, Paul Frick se tornou o primeiro membro a se juntar ao grupo após a morte de Edgar.