Tarja Turunen

Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli nasceu em Kitee, Carélia do Norte na Finlândia, no dia 17 de agosto de 1977. É uma cantora e compositora finlandesa. Em 1996, Tarja tornou-se um dos membros-fundadores do Nightwish, quando seu colega de classe, Tuomas Holopainen, a convidou para participar de seu projeto acústico. Tarja, Tuomas e o guitarrista Emppu Vuorinen gravaram uma demo intitulada Nightwish, da qual foi retirado o nome da banda. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez no Festival de Ópera de Savonlinna, onde fazia parte do coral, interpretando algumas obras de Wagner e Verdi. Em 1997 é lançado o primeiro álbum da banda, Angels Fall First, e foi quando Tarja fez seu primeiro concerto com o grupo em 31 de dezembro, em sua cidade natal. Tarja foi solista de vários espetáculos bem-sucedidos de música lírica, mas continuou a gravar e fazer apresentações com o Nightwish pelos anos de 2000 e 2001. Em 2001, Tarja fundou um pequeno grupo de música lied, Noche Escandinava, ao lado de suas amigas Marjut Paavilainen e Ingvild Storhaug, e atualmente também conta com Izumi Kawakatsu e Juha Koskela. Em 2002, a cantora excursionou pela América do Sul com o concerto Noche Escandinava I, e depois fez uma longa turnê mundial para a promoção de Once, o novo álbum do Nightwish.

Após esse período, o Nightwish fez um pequeno hiato. Após um concerto na Hartwall Areena de Helsinque, Tarja recebeu uma carta aberta, assinada pelos outros integrantes do grupo, na qual ela foi demitida da banda. O primeiro lançamento solo de Tarja foi um single natalino em 2004, "Yhden Enkelin Unelma", que chegou ao primeiro lugar nas paradas musicais na Finlândia em 2004 e 2005. E 2006 ela participou do álbum solo de seu irmão, Timo Turunen, e lançou seu primeiro álbum independente, um disco natalino chamado Henkäys Ikuisuudesta. Tarja começou as gravações do seu primeiro álbum solo de metal, My Winter Storm, no interior da Irlanda. O álbum foi lançado em 19 de novembro de 2007 na Europa e 2 de janeiro de 2008 na América do Sul. A turnê mundial que promoveu o álbum começou em 25 de novembro de 2007 por Berlim, na Alemanha, e ainda naquele ano Tarja e sua banda passaram por mais oito países. Tarja excursionou durante todo o ano de 2008, e em agosto, ela se apresentou pela América Latina, passando pelo Brasil, com a participação do guitarrista brasileiro Kiko Loureiro.

 

Durante essa turnê, Tarja apresentou a música "Enough", que até então não havia sido gravada em estúdio, e foi lançada como single mais tarde. No final de 2008, Tarja retorna à Europa para novos concertos e também lança um novo EP, intitulado The Seer, que além da participação da veterana Doro Pesch em um dueto na música título. O seu álbum, What Lies Beneath foi lançado em setembro de 2010. Em 2011, Tarja participou de uma série de festivais de metal na Europa e esteve ao lado da banda Angra no Rock in Rio no dia 25 de setembro. A última série de concertos da turnê aconteceu entre janeiro e abril de 2012, e em agosto Tarja lançou seu primeiro DVD solo, Act I: Live in Rosario. Tarja se juntou com o pianista Kalevi Kiviniemi, o guitarrista Marzi Nyman e o baterista Markku Krohn, e criaram o grupo Harus, que em 17 de novembro de 2011, lançou um DVD chamado In Concert – Live at Sibelius Hall, gravado na Finlândia. O seu álbum seguinte, Colours in the Dark, foi lançado na Europa em 30 de agosto de 2013 através da gravadora earMUSIC. Tarja participou da canção "Paradise (What About Us?)" da banda holandesa Within Temptation, que foi lançada em 31 de Janeiro de 2014 como primeiro single do seu álbum Hydra. O seu sexto álbum, The Shadow Self foi lançado em 5 de agosto de 2016. O álbum ficou na posição 26 na Billboard Top Heatseekers.

 Rockdigital