top of page
Tears For Fears - Everybody Wants To Rule The World
00:00 / 00:25
Tears for Fears

É uma banda britânica de Pop Rock. Roland Orzabal e Curt Smith se conheceram na adolescência em Bath, Somerset, na Inglaterra. Eles fizeram parte da banda Graduate, que lançou o álbum, Acting My Age, em 1980. No ano seguinte, a banda se separou. Pouco depois, eles se tornaram músicos de estúdio da banda Neon, onde conheceram o baterista Manny Elias. A dupla adotou o nome History of Headaches nas suas primeiras apresentações. O nome Tears for Fears foi inspirado pela terapia primal, desenvolvida pelo psicólogo americano Arthur Janov, que ganhou publicidade depois que John Lennon se tornou seu paciente em 1970. Como Tears for Fears, eles pretendiam formar o núcleo do grupo com músicos locais. Eles conheceram o tecladista Ian Stanley, que lhes ofereceu o uso gratuito de seu estúdio de 8 canais em casa. Após gravar duas demos, o Tears for Fears foi contratado pela Mercury Records no Reino Unido em 1981. O seu primeiro single, "Suffer the Children" foi lançado em novembro de 1981. O seu primeiro álbum, The Hurting, lançado em 7 de março de 1983. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. Esse álbum é considerado o mais conceitual da banda, pela sua referência ao sofrimento emocional e à terapia do grito primal, desenvolvida por JanovA canção "Change" foi o seu primeiro single a entrar na Billboard Hot 100 na posição 73. 

 

O seu segundo álbum, Songs from the Big Chair, foi lançado em 25 de fevereiro de 1985. O álbum alcançou a segunda posição no Reino Unido e o número 1 nos EUA e Canadá. Também alcançou o número 1 na Alemanha e na Holanda Os singles "Shout" e "Everybody Wants to Rule The World" alcançaram o topo na Billboard Hot 100Em fevereiro de 1986, o Tears for Fears foi homenageado no Brit Awards de 1986 em Londres, onde ganhou o prêmio de Melhor Single Britânico por "Everybody Wants to Rule the World". O Tears for Fears cantou a música na cerimônia, que se tornou a última apresentação pública do baterista Manny Elias, que saiu da banda logo em seguida. O seu terceiro álbum, The Seeds of Love, foi lançado em 25 de setembro de 1989 pela Fontana Records. Foi o último álbum com Ian Stanley e Chris Hughes devido a diferenças criativas. O seu segundo single "Woman in Chains" alcançou o Top 40 no Reino Unido, EUA, Austrália, Bélgica, Irlanda, Itália e Nova Zelândia e o Top 20 no Canadá e o Top 10 na França, Holanda e Polônia. O single contou com a participação especial de Phil Collins na bateria e Oleta Adams nos vocal e teclados. Orzabal e Smith tiveram uma briga amarga e se separaram em 1991. Após a partida de Smith, Orzabal manteve o nome da banda. O seu quarto álbum, Elemental, foi lançado em 7 de junho de 1993. O álbum alcançou a posição 45 na Billboard 200 e a quinta posição na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Raoul and the Kings of Spain, foi lançado em 6 de outubro de 1995 pela Epic Records.

 

Apesar de levar o título da banda, foi realizado apenas por Roland OrzabalO álbum marcou o retorno de Oleta Adams, fazendo um dueto com Orzabal na faixa "Me and My Big Ideas". Orzabal Smith se reencontraram em 2003 com a intenção de obter novamente o sucesso. Em 2004, após atividades fraudulentas com seus outros negócios, Paul King foi processado por fraude e preso por três anos e meio, além de ser desqualificado. O seu sexto álbum, Everybody loves a Happy Ending, foi lançado em 14 de setembro de 2004 pela New Door e Gut Records. Eles não gravavam juntos desde 1989. O álbum ficou na posição 46 na Billboard 200. Uma edição comemorativa do 30º aniversário do primeiro álbum, The Hurting, foi lançado em 21 de outubro de 2013. Em meados de 2015, a banda começou uma série de shows ao vivo nos EUA e no Canadá. Em julho de 2016, a banda tocou seus primeiros shows ao vivo no Reino Unido em mais de 10 anos. Em 2017, a banda tocou no British Summer Time Festival no Hyde Park de Londres em 8 de julho e no Rock in Rio no Brasil em 22 de julho. O seu sétimo álbum, The Tipping Point, foi lançado em 25 de fevereiro de 2022 pela Concord Records. Foi o primeiro álbum de estúdio da banda em quase 18 anos. O álbum alcançou a segunda posição UK Albums Chart. O seu terceiro álbum ao vivo, Songs for a Nervous Planet, foi lançado em outubro de 2024, com uma gravação ao vivo no FirstBank Amphitheatre em Franklin, Tennessee, em 11 de julho de 2023, durante a sua Tipping Point World Tour.

bottom of page