The Coasters

 

É um grupo vocal americano de blues e rock and roll. O grupo foi formado em 12 de outubro de 1955, quando apenas dois do grupo The Robins estavam dispostos a ir para a gravadora Atlantic Records. Esses dois foram apelidados de The Coasters porque foram da costa oeste para a leste. O The Robins era um grupo de ritmo e blues baseado em Los Angeles que incluía Carl Gardner e Bobby Nunn. O The Coasters original foi composto por Carl Gardner, Bobby Nunn, Billy Guy, Leon Hughes que foi substituído por Young Jessie em algumas de suas primeiras gravações em Los Angeles e o guitarrista Adolph Jacobs. Seu primeiro single, "Down in Mexico", foi um hit de R&B  em 1956. No final de 1957, o grupo se mudou para Nova York e substituiu Nunn e Hughes por Cornell Gunter e Will Dub Jones. No ano seguinte, o The Coasters gravou o single "Young Blood" / "Searchin", e foi o primeiro sucesso nos EUA no Top 10 liderando as paradas de R&B por 13 semanas. O single "Yakety Yak" gravado em Nova York, se tornou o single número 1 nos EUA. O guitarrista Adolph Jacobs deixou o grupo em 1959.

 

O próximo single, "Charlie Brown", alcançou o segundo lugar nas paradas pop e R&B. Foi seguido por "Along Came Jones", "Poison Ivy" que alcançou o topo por quase dois meses nas paradas de R&B e "Little Egypt (Ying-Yang)". O seu primeiro álbum, The Coasters One by One, foi lançado em 1960 pela Atco Records. Na década de 1960, Billy Guy também estava trabalhando em projetos individuais, e foi substituído por Vernon Harrell nas apresentações ao vivo. Os membros posteriores incluíram Earl Speedo Carroll, Ronnie Bright, Jimmy Norman e o guitarrista Thomas Curley Palmer em 1962. O grupo se separara da Atlantic Records em 1963, e assinou um contrato com a Columbia Records em 1966. Vários grupos usaram o nome na década de 1970, viajando por todo o país, embora o membro original Carl Gardner tenha os direitos legais. Em 1971, o The Coasters apareceram nas paradas com a canção "Love Potion Number Nine". Na Grã-Bretanha. O seu segundo álbum, On Broadway, foi lançado em 1972 pela King Records. Em 1987, o The Coasters se tornou o primeiro grupo induzido no Rock and Roll Hall of Fame, creditando os membros da configuração de 1958.

 

Um anúncio de TV da Volkswagen de 1994 usou a canção "Sorry But I'm Gonna Have To Pass", o que levou a uma colocação nas paradas nesse país. O The Coasters também foi induzido no Vocal Group Hall of Fame em 1999. Gardner continuou a visitar o The Coasters e fez muitas tentativas de parar os grupos falsos sem conexão com o grupo original. No final de 2005, Carl Gardner Jr., filho de Carl, assumiu a liderança do grupo quando seu pai se aposentou. Carl Jr. deixou mais tarde esse grupo e começou seu próprio grupo com Curley Palmer. A viúva de Carl, Veta, possui os direitos sobre o nome The Coasters. Leon Hughes é o único membro sobrevivente do The Coasters originais e atua com seu próprio grupo. Alguns dos ex-membros sofreram trágicos fins. O saxofonista King Curtis foi esfaqueado por dois viciados em 1971. Cornelius Gunter foi morto a tiros enquanto estava sentado em uma garagem em Las Vegas em 1990. O ex-gerente Patrick Cavanaugh foi condenado por assassinato e condenado à pena de morte em 1984, mas sua sentença foi alterada para prisão perpétua. Ele morreu aos 60 anos em 2006, na prisão estadual de Ely, em Nevada. 

 Rockdigital