The Coasters
É um grupo vocal americano de Bues e Rock and Roll. O grupo foi formado em 12 de outubro de 1955, quando apenas Carl Gardner e Bobby Nunn do grupo The Robins de Los Angeles, estavam dispostos a ir para a gravadora Atlantic Records. Esses dois foram apelidados de The Coasters porque foram da costa oeste para a leste. O The Coasters original foi composto por Carl Gardner, Bobby Nunn, Billy Guy, Leon Hughes que foi substituído por Young Jessie em algumas de suas primeiras gravações em Los Angeles e o guitarrista Adolph Jacobs. Seu primeiro single, "Down in Mexico", foi um hit de R&B em 1956. No final de 1957, o grupo se mudou para Nova York e substituiu Nunn e Hughes por Cornell Gunter e Will Dub Jones. No ano seguinte, o The Coasters gravou o single "Young Blood" / "Searchin", e foi o primeiro sucesso nos EUA no Top 10 liderando as paradas de R&B por 13 semanas. O single "Yakety Yak" gravado em Nova York, se tornou o single número 1 nos EUA. O guitarrista Adolph Jacobs deixou o grupo em 1959.
O próximo single, "Charlie Brown", alcançou o segundo lugar nas Paradas Pop e R&B. Foi seguido por "Along Came Jones", "Poison Ivy" que alcançou o topo por quase 2 meses nas paradas de R&B e "Little Egypt (Ying-Yang)". O seu primeiro álbum, The Coasters One by One, foi lançado em 1960 pela Atco Records. Na década de 1960, Billy Guy foi substituído por Vernon Harrell nas apresentações ao vivo. Os membros posteriores incluíram Earl Speedo Carroll, Ronnie Bright, Jimmy Norman e o guitarrista Thomas Curley Palmer em 1962. O grupo se separou da Atlantic Records em 1963, e assinou um contrato com a Columbia Records em 1966. Vários grupos usaram ou nome do grupo na década de 1970, viajando por todo o país, embora o membro original Carl Gardner tenha os direitos legais. Em 1971, o The Coasters apareceu nas paradas com a canção "Love Potion Number Nine". O seu segundo álbum, On Broadway, foi lançado em 1972 pela King Records. Em 1987, o The Coasters se tornou o primeiro grupo incluído no Rock and Roll Hall of Fame, creditando os membros da configuração de 1958.
Um anúncio de TV da Volkswagen de 1994 usou a canção "Sorry But I'm Gonna Have To Pass", o que levou a uma colocação nas paradas nesse país. O The Coasters também foi induzido no Vocal Group Hall of Fame em 1999. Gardner continuou a visitar o The Coasters e fez muitas tentativas de parar os grupos falsos sem conexão com o grupo original. No final de 2005, Carl Gardner Jr., filho de Carl, assumiu a liderança do grupo quando seu pai se aposentou. Carl Jr. deixou mais tarde esse grupo e começou seu próprio grupo com Curley Palmer. A viúva de Carl, Veta, possui os direitos sobre o nome The Coasters. Leon Hughes é o único membro sobrevivente do The Coasters original, e atua com seu próprio grupo. Alguns dos ex-membros sofreram trágicos fins. Em 1971, o saxofonista King Curtis foi esfaqueado por dois viciados. Em 1990, Cornelius Gunter foi morto a tiros enquanto estava sentado em uma garagem em Las Vegas. O ex-gerente Patrick Cavanaugh foi condenado por assassinato e condenado à pena de morte em 1984, mas sua sentença foi alterada para prisão perpétua. Ele faleceu aos 60 anos em 2006, na prisão estadual de Ely, em Nevada.