The Cranberries

É uma banda de rock Irlandesa. Os irmãos o guitarrista Noel Hogan e o baixista Mike Hogan conheceram o baterista Fergal Lawler em meados dos anos 80. Os jovens cresceram juntos em Limerick, na Irlanda. A vocalista Niall Quinn se uniu ao trio. Em meados de 1989, eles formaram o Cranberry Saw Us. No início de 1990, Quinn saiu da banda e foi substituída por Dolores O'Riordan. Em julho de 1990, a banda realizou seu primeiro show no Ruby's Club, no porão do Cruises Hotel, Limerick, para um público de 60 pessoas. O Cranberry Saw Us gravou o EP Nothing Left at All pela Xeric Records. O proprietário da Xeric, Pearse Gilmore, se tornou o gerente da banda. Em 1991, a banda mudou seu nome para The Cranberries. A banda realizou a sua primeira turnê britânica de abertura da banda britânica Moose durante uma série de três semanas. A banda  assinou um contrato com a Island Records. Em outubro de 1991, o Cranberries se apresentou no Underworld, em Londres, durante uma turnê no Reino Unido e na Irlanda. Após uma difícil sessão de gravação, do seu primeiro álbum, a banda abandonou o seu trabalho e demitiu Gilmore e contratou Geoff Travis como seu novo gerente.

 

O seu primeiro álbum, Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, foi lançado em 1 de março de 1993. Durante a turnê nos EUA, o single “Linger” recebeu forte rotação nas estações de rádio da faculdade em todo o país. O single "Linger", foi o primeiro grande sucesso da banda, que alcançou a posição 14 na Billboard Hot 100 por 24 semanas. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart e na Albums Chart irlandeses. Em 1994, a banda fez uma turnê mundial. O seu segundo álbum, No Need to Discute, foi lançado em 3 de outubro de 1994, e alcançou o sexto lugar na Billboard 200, gerando o hit número um "Zombie" na Billboard Modern Rock Tracks. Em 13 de agosto de 1994, durante sua turnê nos EUA, o Cranberries se apresentou no Festival Woodstock II, Saugerties, Nova York. A banda fez uma parceria com a Ticketmaster.com para ser o primeiro artista a vender ingressos para uma turnê nacional exclusivamente on-line. O seu quarto álbum, Wake Up and Smell the Coffee, foi lançado em 22 de outubro de 2001. Em setembro de 2003, a banda anunciou inicialmente, um período de dois anos como um hiato. Dolores O'Riordan começou a colaborar com outros músicos em 2004 antes de iniciar sua carreira solo com o álbum Are You Listening? em 2007.

 

Após um hiato de seis anos, o seu sexto álbum, Roses, foi lançado em 21 de fevereiro de 2012, e alcançou a posição 51 na parada da Billboard 200. Em 18 de fevereiro de 2012, o Cranberries retornou ao palco do Ariston Theatre, no 62º Song Festival di Sanremo, em Sanremo na Itália. O seu sétimo álbum, um álbum acústico, Something Else, foi lançado em 28 de abril de 2017 pela BMG. O álbum foi gravado em 2016 de forma acústica com a Irish Chamber Orchestra, e com três novas músicas. Com o lançamento do novo álbum, em maio de 2017, logo após a turnê européia, o Cranberries teve que cancelar o restante das datas devido à saúde de O'Riordan. As datas da turnê norte-americana foram canceladas em julho, quando sua recuperação não havia progredido o suficiente para ela participar. Em 15 de janeiro de 2018, Dolores O'Riordan morreu em Londres, Inglaterra, aos 46 anos. Em setembro, foi declarado que ela havia se afogado na banheira do quarto de hotel devido à sedação por envenenamento por álcool. Em setembro de 2018, Noel Hogan confirmou que o Cranberries não continuaria como uma banda. O seu sétimo e último  álbum, In the End, foi lançado em 26 de abril de 2019. 

 Rockdigital