The Guess Who

 

É uma banda rock Canadense. Em 1958, o vocalista e guitarrista Chad Allan começou uma banda local em Winnipeg, Canadá, inicialmente chamada Allan and the Silvertones. Depois foi alterado para Chad Allan and the Reflections em 1962. A banda em seguida, assinou com a Quality Records e em 1965, o grupo foi forçado a mudar seu nome para Chad Allan & The Expressions por causa de um grupo dos EUA chamado The Reflections. Foi neste momento que a banda teve seu primeiro hit em 1965 com a versão de "Shakin' All Over", que constou no primeiro álbum creditado a Chad Allan & The Expressions. Essa canção alcançou o topo das paradas no Canadá e ficou na posição 22 na Billboard. Em uma tentativa de fazer mistério em torno do registro, a Quality Records creditou o single só para Guess Who? (Adivinha quem?). Mesmo depois que a Quality Records revelou que a banda era o Chad Allan & The Expressions, os disc jockeys continuaram a anunciar o grupo como Guess Who? Forçando a banda a mudar o nome. Bob Ashley deixou o grupo no final de 1965, Burton Cummings entrou na banda como tecladista e vocalista em janeiro de 1966. O nome da banda havia se tornado The Guess Who?, o ponto de interrogação finalmente caiu em 1968. Uma viagem para o Reino Unido em 1967 para se apresentarem, foi um desastre financeiro. Eles voltaram para o Canadá endividados. 

 

No mesmo ano conseguiram um show no programa de TV Let's Go de música para adolescentes na rádio CBC. Inicialmente contratada somente para executar os hits do dia, depois de um tempo, o produtor do programa incentivou o grupo a escrever e realizar o seu próprio material. Em setembro de 1968, o The Guess Who lançou o álbum, Wheatfield Soul, lançado em março de 1969 com a canção "These Eyes". Esta canção tornou-se o primeiro Top 10 da banda nos EUA. O Guess Who seguiu em direção a um som mais hard-rock com o álbum American Woman de janeiro de 1970. O Guess Who foi a primeira banda canadense a ter um hit Nº 1 na Billboard Hot 100 nos EUA com "American Woman". Bachman sai da banda devido a sua conversão para o mormonismo, sua última apresentação foi no Fillmore East em Nova York em 16 de maio de 1970. Bachman, voltou a Winnipeg e mais tarde formou o Brave Belt em 1971, que evoluiu para o Bachman-Turner OverdriveCummings, Wallace e Winter escreveram o último grande hit, “Clap for the Wolfman", que alcançou a posição 4 no Canadá e 6 na Billboard. O décimo quarto álbum, Power in the Music, foi lançado em julho de 1975 pela RCA Records. É o último álbum do grupo a apresentar o vocalista Burton Cummings, que decidiu sair da banda em outubro de 1975.

 

Em novembro de 1977, Kale descobriu que o nome The Guess Who nunca tinha sido registado. Ele dirigiu de volta para Winnipeg para registrá-lo, e mantém o controle do nome da banda até hoje. O baixista Kale decidiu continuar com o Guess Who. O álbum de estúdio, Guess Who's Back, foi lançado em julho de 1978. Winter caiu fora logo após o lançamento do álbum. Bachman, Cummings, Peterson e Wallace se reuniram para uma apresentação como The Guess Who para um especial  da CBC Television que foi ao ar em 2 de fevereiro de 1981. Em 1983 eles se apresentaram em uma série de shows no Canadá que ficou registrado no álbum ao vivo, Together AgainEm 8 de agosto de 1999, também se apresentaram na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg StadiumE no ano seguinte para uma turnê de reunião, que levou a uma turnê da banda pelo Canada e EUA no início de 2000. Em 2003, o The Guess Who se apresentou no Molson Canadian Rocks for Toronto SARS concerto beneficente. O show foi o maior evento de bilheteria ao ar livre na história do Canadá. A partir de 2004, Bachman, Cummings, McDougall e Wallace terminam a sua associação com a banda, e Jim Kale e Garry Peterson, que possuem legalmente a marca The Guess Who, retomaram a sua agenda de shows.

 Rockdigital