The Jet Black's

 

Foi uma das primeiras bandas de rock instrumental brasileira. A banda foi formada na cidade de São Paulo em 1961 pelo guitarrista Joe Primo e o guitarrista Bobby de Carlo. Inicialmente, o nome da banda era The Vampires, porém, foi modificado para The Jet Black's, inspirado na canção "Jet Black" do grupo inglês The Shadows. Em 1962, assinaram com a Chantecler e lançaram o seu primeiro álbum, Twist, no qual fizeram dois covers do The Shadows. Com o sucesso da estréia, a gravadora lançou o seu segundo  álbum, The Jet Black's Again – Twist, em 1963. Ao longo da década de 1960 foi um dos grupos mais requisitados para shows e gravações de intérpretes como Celly Campelo, Ronnie Cord que acompanhou na gravação do sucesso "Rua Augusta", Roberto Carlos, Sérgio Reis e outros astros da Jovem Guarda.

 

Em 1965, passaram a fazer gravações vocais. O seu quinto álbum, Jet Black's, foi lançado em 1966, no qual se destacaria a regravação do clássico do rock norte-americano "Suzie Q", de Dale Hawkins. Ainda no mesmo ano, gravaram o seu sexto álbum, Tema para jovens namorados, versão para "Theme for Young Lovers". O álbum foi lançado em 1967. Em 1968, o grupo gravou com o cantor Reginaldo Rossi o álbum, O Quente. No mesmo ano, o guitarrista Alemão saiu da banda para morar nos Estados Unidos e ingressam na banda o compositor e arranjador Osvaldo Luís Posi e o tecladista Renato Mendes. Com essa nova formação, o The Jet Black's grava o álbum, Sempre, lançado em 1968. Com o declínio da Jovem Guarda, o grupo entrou em crise apresentando várias formações, sempre em torno de Jurandi.

 

Na década de 1970, a banda caiu no esquecimento e encerrou as suas atividades, somente retomadas no início da década de 1980, com a revitalização do rock no Brasil. Em 1982, os remanescentes do grupo, Jurandi e Guilherme, assinaram com a Som Livre e lançaram o álbum, Rides Again. Em 1998, Douglas Dotta, filho de Guilherme, retomou o trabalho do grupo. Participaram das comemorações referentes aos 30 anos da Jovem Guarda, regravando a canção "Apache" para a caixa de CDs, 30 anos da Jovem Guarda, lançada pela PolyGram, em 1995. Em 2003, com uma nova formação, o grupo lança o álbum, The Jet Black's Instrumental, que marcaria um novo retorno do grupo às atividades. Porém, em 13 de julho de 2004, morre Jurandi Trindade, o único membro que participou de todas as formações, encerrando as atividades da banda.

 Rockdigital