top of page
jet.jpg
The Jet Black's - Tema Para Jovens Enamorados
00:00 / 00:25
The Jet Black's

 

Foi uma banda de Rock instrumental brasileira. No final dos anos 50, José Paulo e Jurandi Trindade estudavam na Escola Técnica de Comércio São Salvador (atualmente Faculdade Santana). José Paulo era amigo de Boby di Carlo que estava fazendo muito sucesso com a música “Eliana” versão de Marcucci de Angelis e o acompanhava em shows e festinhas. Em uma destas festas conheceram o baterista Jurandi, que estava tocando em outro conjunto e o convidaram para fazer parte da banda. Veio para o conjunto o amigo do Bobby di Carlo, Joe Primo e o Carlão. Um amigo que tinha uma oficina de estofamentos de carro, no Largo do Pari, em São Paulo, conhecido como Johnny Vicent, deixou a banda ensaiar na oficina. Por sugestão do Joe Primo e do Bobby, batizaram o conjunto de The Vampires e tocavam em festas familiares. Em 1961, a banda foi composta por Joe Primo, Jurandi, Orestes Gato e José Paulo, e mudaram o nome da banda para The Jet Black, nome de uma gravação do The Shadows. Jurandi sugeriu colocar uma apostrofe e um “S” no final e o nome ficou The Jet Black’s. O Ernestico passou a fazer parte da banda, quando começaram a tocar na Boate Lancaster.  

 

Eles começaram a frequentar o programa Ritmos da Juventude, apresentado pelo Antônio Aguillar na Radio Nacional. Eles assinaram com a Chantecler Discos. A sua primeira gravação foi o compacto, Galli Junior com The Jet Blacks, que foi lançado em julho de 1962. Galli Junior depois ficou conhecido como Prini LorezO primeiro álbum da banda, Twist, foi lançado em janeiro de 1963, no qual fizeram dois covers do The Shadows. Com o sucesso da estréia, o seu segundo  álbum, The Jet Black's Again – Twist, foi lançado em junho de 1963. Ao longo da década de 1960 foi um dos grupos mais requisitados para shows e gravações de intérpretes como Celly Campelo, Ronnie Cord que acompanhou na gravação do sucesso "Rua Augusta", Roberto Carlos, Sérgio Reis e outros astros da Jovem Guarda. Em 1965, passaram a fazer gravações vocais. O seu quinto álbum, Jet Black's, foi lançado em 1966, no qual se destacaria a regravação do clássico do Rock norte-americano "Suzie Q", de Dale Hawkins. Como The Jet Black e Edmundo Villani Cortês, o seu sexto álbum, Temas de sempre na música jovem, foi lançado em novembro de 1967. A canção "Tema para jovens namorados", foi uma versão da canção "Theme for Young Lovers". Em 1968, o grupo gravou com o cantor Reginaldo Rossi o álbum, O Quente.

 

No mesmo ano, o guitarrista Alemão saiu da banda para morar nos EUA e ingressam na banda o compositor e arranjador Osvaldo Luís Posi e o tecladista Renato Mendes. O seu oitavo álbum, Sempre Jet Blacks, foi lançado em julho de 1968. Com o declínio da Jovem Guarda, o grupo entrou em crise apresentando várias formações, sempre em torno de JurandiNa década de 1970, a banda caiu no esquecimento e encerrou as suas atividades, somente retomadas no início da década de 1980, com a revitalização do rock no Brasil. Em 1982, os remanescentes do grupo, Jurandi e Guilherme, assinaram com a Som Livre e lançaram o álbum, Rides Again. Em 1998, Douglas Dotta, filho de Guilherme, retomou o trabalho do grupo. Participaram das comemorações referentes aos 30 anos da Jovem Guarda, regravando a canção "Apache" para a caixa de CDs, 30 anos da Jovem Guarda, lançada pela PolyGram, em 1995. Em 2003, com uma nova formação, o grupo lança o álbum, The Jet Black's Instrumental, que marcaria um novo retorno do grupo às atividades. Porém, em 13 de julho de 2004, morre Jurandi Trindade, o único membro que participou de todas as formações, encerrando as atividades da banda.

bottom of page