top of page
shadows.jpg
The Shadows - Apache
00:00 / 00:25
The Shadows

É uma banda britânica de Rock Instrumental. A banda foi formada na década de 1950 no Reino Unido por grupos de Skiffle, um gênero musical com JazzBlues e influências de raízes populares. Formada como uma banda de apoio para Cliff Richard, sob o nome The Drifters, por Ken PaveyNorman Mitham na guitarra base, Ian Samwell na guitarra solo e Terry Smart na bateria, e Harry Webb antes de se tornar Cliff Richard na guitarra e vocal. Eles não tinham baixista. Samwell escreveu o primeiro hit, "Move It". Os Drifters assinaram um contrato com o produtor Jack Good, e o produtor Norrie Paramor da EMI, assinou com Cliff Richard e recrutou o guitarrista Hank Marvin. A empresa americana Drifters ameaçou com ação legal por usarem o seu nome. O segundo single, "Jet Black", foi lançado nos EUA como The Four Jets para evitar o agravamento legal, mas um novo nome da banda era urgente. Quando Hank Marvin e Jet Harris dirigia até o Pub Six Bells em RuislipJet bateu em cima de uma frase: "E sobre as sombras?. A banda se tornou The Shadows pela primeira vez no sexto single de Cliff Richard, "Travellin light". Em julho de 1960, a canção "Apache" foi lançado como single-não álbum, e alcançou o topo na UK Singles Chart por 5 semanas. 

 

O seu primeiro álbum, The Shadows, foi lançado em setembro de 1961 pela Columbia Graphophone Co. Ltd., e alcançou o topo na UK Albums Chart. Em outubro de 1961, Meehan deixou de ser o produtor da DeccaEm abril de 1962, Harris foi substituído por Brian Locking. Enquanto isso, Harris e Meehan se uniram na Decca como um duo de mesmo nome. O seu segundo álbum, Out of the Shadows, foi lançado em outubro de 1962, e alcançou o topo na UK Albums Chart. Durante 1963, o ex-Shadows estava competindo com os seus antigos companheiros de banda. John Rostill foi convidado para ingressar na banda. O seu sexto álbum, Jigsaw, foi lançado em julho de 1967 pela EMI Records. Foi o primeiro álbum de Rock totalmente instrumental do The Shadows. Em outubro de 1968, Marvin e Welch decidiram se desfazer da banda após um show no London Palladium. No evento, apenas Welch tinha saído, mas o The Shadows se dissolveu no final do ano. Marvin e Welch formaram um trio com John Farrar, como Marvin Welch & Farrar. O The Shadows retornou em 1973, com Bennett como membro pleno e vários músicos extras. Após o single vocal "It'll Be Me, Babe" lançado em 1976, Farrar deixou a banda amigavelmente naquele ano, se mudando para os EUA para produzir Olivia Newton-John

 

O seu décimo segundo álbum, String of Hits, foi lançado em 1979 pela EMI Records. O álbum alcançou o topo na UK Albums ChartEm julho de 1984, o The Shadows se reuniu com Cliff Richard para uma série de shows comemorativos no Wembley Arena e no Birmingham NEC. O seu vigésimo álbum, Reflection, foi lançado em 1 de outubro de 1990 pela Polydor Records. O álbum alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. O grupo se desfez em 1990, mas retornou novamente em 2004 e 2005 para uma turnê no Reino Unido e na Européia ContinentalTony Meehan faleceu em 28 de novembro de 2005, em LondresMarvin, Welch e Bennett que apareceram juntos como convidados especiais no concerto do 50º aniversário de Marty Wilde no London Palladium, em 27 de maio de 2007. O show também contou com ex-membros Jet Harris e Brian Locking. Em 11 de dezembro de 2008, Cliff Richard e o The Shadows se apresentaram no Royal Variety Performance. O álbum de estúdio, Reunited, de Cliff Richard com o The Shadows, foi lançado em 2009. O álbum comemora o 50º aniversário das primeiras gravações e performances de Richard com o The Shadows, sendo a sua primeira colaboração em estúdio há 40 anos. Jet Harris faleceu em 18 de março de 2011, após ser diagnosticado com câncer de garganta,  em Winchester.

bottom of page