top of page
cliff.jpg
Cliff Richard - We Don't Talk Anymore
00:00 / 00:25
Cliff Richard

 

Harry Rodger Webb nasceu na Índia, em Lucknow no dia 14 de outubro de 1940, é um cantor britânico de pop music. Harry Webb ganhou um violão aos 16 anos de seu pai e formou o grupo vocal Quintones em 1957, antes de cantar no grupo Dick Teague Skiffle. Harry tornou-se vocalista de um grupo de Rock and Roll, os Drifters. O empresário Harry Greatorex, queria que ele mudasse o seu nome. Ele foi apelidado de Richard em homenagem a Little Richard, e Cliff porque tem uma pegada Roqueira. Antes de sua primeira aparição, no salão de baile Regal em Ripley, Derbyshire em 1958, eles adotaram o nome Cliff Richard and the Drifters. O single "Move It" foi número 2 nas paradas britânicas. John Lennon creditou como sendo o primeiro disco de Rock britânico. O seu álbum de estreia, Cliff, foi gravado ao vivo no Abbey Road Studios diante de um pequeno público convidado e foi lançado em Abril de 1959, chegando ao número 4 no UK Albums Chart. O grupo foi obrigado a mudar seu nome para The Shadows, devido complicações legais com o grupo americano The Drifters depois que o seu quinto single, "Living Doll" entrou no Top 40 americano. Em 1960, Richard e a banda apareceram no The Ed Sullivan Show. Em 11 de janeiro de 1962, Cliff Richard se tornou o primeiro artista britânico a entrar na parada do Reino Unido no número um quando a canção "The Young Ones" estreou no topo da lista da UK Singles Chart.

 

A carreira de Richard foi afetada pelo advento dos Beatles em 1963 e 1964. Ele não foi considerado parte da Invasão Britânica, e apesar de quatro hits Hot 100, não conseguiu conquistar o público americano. Em 1964, ele se tornou um cristão ativo. Inicialmente, ele acreditava que ele deveria deixar o Rock 'n' Roll. Pouco depois, Richard reapareceu, apresentando-se com grupos cristãos. Com o passar do tempo, Richard equilibrou sua fé e seu trabalho, permitindo-lhe permanecer um dos cantores mais populares na Grã-Bretanha. Richard participou de vários programas de TV e teve seu próprio show, It's Cliff Richard de 1970 até 1976.  Ele lançou um álbum duplo ao vivo, Cliff Live in Japan 1972  com a participação de Olivia Newton-JohnEm 1976, Bruce Welch relançou a carreira de Cliff Richard e produziu o álbum, I'm Nearly Famous, que incluiu a canção "Devil Woman" que se tornou o seu primeiro hit nos EUA. Apesar disso, Richard continuou a lançar álbuns com música gospel em seus álbuns de Pop Rock. Em 1979, lançou o seu pop hit single "We Don't Talk Anymore", que foi número 1 na UK Singles Chart. Bryan Ferry acrescentou backing vocals na música. A canção foi rapidamente adicionada no seu último álbum, Rock 'n' Roll juvenile. Foi a sua primeira vez na UK Singles Chart em mais de dez anos e a música se tornaria o seu single mais vendido em todo o mundo. 

 

Em 1980, a canção "Carrie" entrou no Top 40 dos EUA, seguido por "Dreaming" que chegou ao número 10. Seu dueto "Suddenly" com Olivia Newton-John, do filme Xanadu de 1980, alcançou a posição 20, seguido por "A Little In Love" na posição 17. Em 1980, Richard mudou oficialmente seu nome, de Harry Rodger Webb para Cliff Richard. Ao mesmo tempo, ele recebeu o Ordem Oficial do Império Britânico da rainha por serviços à música e à caridade. Richard concluiu seu trigésimo ano na música em 1988 com "Mistletoe and Wine" que foi o 99º single de Richard que passou quatro semanas no topo das paradas. Em Maio de 1989, ele lançou seu centésimo single, "The Best of Me", tornando-se o primeiro artista britânico a conseguir essa façanha. Em 17 de junho de 1995, Richard foi nomeado Cavaleiro Bachelor e tornou-se a primeira estrela do rock a ser tão honrada. Um single comemorando seus 50 anos na música pop, "Thank You for a Lifetime" foi lançado em 2008, alcançando a terceira posição na UK Singles Chart. Em 14 de outubro de 2010, Richard comemorou o seu 70º aniversário e para marcar a ocasião, ele realizou uma série de seis concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Em novembro de 2013, Richard lançou o seu centésimo álbum, The Rock Fabulous 'n' Roll Songbook pela Warner Music Rhino Records, e alcançou a sétima posição na UK Albums Chart

bottom of page