The Kingsmen
É uma banda americana de Garage Rock. Em 1957, Lynn Easton e Jack Ely começaram a se apresentar juntos, com Ely cantando e tocando violão e Easton na bateria, na cidade de Portland, no Oregon. Os dois adolescentes cresceram juntos, pois seus pais eram amigos próximos. Eles se apresentaram em festas e eventos locais, e logo adicionaram Mike Mitchell na guitarra e Bob Nordby no baixo para completar a banda. Eles se autodenominavam Kingsmen, pegando o nome de um grupo recentemente dissolvido. O The Kingsmen começou tocando em desfiles de moda, eventos da Cruz Vermelha e promoções de supermercados, geralmente evitando músicas de Rock em seu repertório. Em 1962, Don Gallucci, um calouro do ensino médio na época, foi recrutado para tocar teclado. Em 1962, enquanto tocavam num show no Pypo Club em Seaside no Oregon, a banda ouviu a versão de "Louie Louie" de Rockin 'Robin Roberts sendo tocada numa jukebox. Ely convenceu o Kingsmen a aprender a canção. Ken Chase, o anfitrião da estação de Rádio KISN, formou seu próprio clube de dança, e o The Kingsmen se tornou a banda da casa, e Ken Chase se tornou o gerente da banda. Em 5 de abril de 1963, Chase reservou à banda uma sessão de uma hora no estúdio local da Northwestern Inc. para o dia seguinte. A canção "Louie Louie" foi gravada em sua primeira e única execução no estúdio. O lado B do single foi a canção "Haunted Castle", composto por Ely e Don Gallucci, o novo tecladista.
A mãe de Easton tinha registrado o nome do grupo e, declarou que ele pretendia ser o cantor, forçando Ely a tocar bateria. Isso levou Jack Ely e Bob Nordby a abandonar a banda em 1963. O single "Louie Louie" alcançou o topo na Cashbox e a segunda posição na Billboard Hot 100. O single alcançou a posição 26 no Reino Unido. A banda atraiu a atenção nacional quando "Louie Louie" foi proibido pelo governador de Indiana, Matthew E. Welsh, e também atraindo a atenção do FBI por causa de supostas letras indecentes em sua versão. Toda essa atenção só fez a música mais popular. Em abril de 1966, "Louie Louie" foi relançado e mais uma vez alcançou as paradas musicais, alcançando o número 65 na tabela Cashbox e o número 97 na Billboard Hot 100. Don Gallucci foi forçado a sair da banda porque era muito novo para excursionar e formou mais tarde a Don and the Goodtimes, que se transformaram no Touch, uma banda de rock progressivo de curta duração. Mais tarde, Gallucci se tornou um produtor da Elektra Records. Os dois restantes membros do Kingsmen, Lynn Easton e Mike Mitchell, foram acompanhados por Dick Peterson, Barry Curtis e Norm Sundholm como membros da banda. O seu primeiro álbum, The Kingsmen in Person, foi lançado em dezembro de 1963 pela Wand Records. O álbum contou com a canção "Louie Louie", o maior sucesso da banda. O seu segundo álbum, The Kingsmen Volume II, foi lançado em 1964. Após a partida de Ely, a banda descobriu que ele estava se apresentando com outro grupo como The Kingsmen.
Depois de uma ação legal, um acordo foi alcançado e Easton, Mitchell, Peterson, Curtis e Sundholm estabeleceram seus direitos para o nome Kingsmen. O seu terceiro álbum, The Kingsmen Volume 3, foi lançado em 1965, e alcançou a décima posição na Cashbox e na posição 22 na Billboard 200. O The Kingsmen retornou ao Top 10 com o single "The Jolly Green Giant". O seu quarto álbum, The Kingsmen on Campus, foi lançado em 1965. A banda também apareceu no filme How To Stuff A Wild Bikini cantando "Give Her Lovin'". Sua gravação da canção-título também estava no álbum da trilha sonora. O seu quinto álbum, 15 Great Hits, foi lançado em 1966. Norm Sundholm saiu para gerenciar seu negócio de amplificadores Sunn. O seu sexto álbum, Up and Away, foi lançado em 1966, com uma formação renovada, com Barry Curtis, JC Rieck nos teclados com Kerry Magness e Pete Borg no baixo. Em 1967, eles alcançaram as paradas pela última vez com "Bo Diddley Bach", alcançando a posição 128 na Billboard Hot 100. Em 9 de novembro de 1998, o The Kingsmen foi premiado com a propriedade de todas as suas primeiras gravações lançadas na Wand Records e pela Gusto Records, incluindo "Louie Louie". Jack Ely faleceu no dia 28 de abril de 2015. Lynn Easton faleceu no dia 24 de abril de 2020. Mike Mitchell faleceu no dia 16 de abril de 2021, aos 77 anos. Ele foi o único membro remanescente da formação original do Kingsmen ainda na banda.