The Kingsmen

É uma banda de garage rock americana. Em 1959, Lynn Easton convidou Jack Ely para participar com ele num show no Portland Hotel, em Portland no Oregon com Ely no vocal e guitarra e Easton num kit de bateria. Os dois adolescentes cresceram juntos. Eles tocaram em festas num clube de iate, e logo acrescentaram Mike Mitchell na guitarra e Bob Nordby no baixo para completar a banda. O nome da banda The Kingsmen, foi o nome de um grupo recentemente dissolvido na época. Antes da formação deste grupo, outro grupo usava esse nome em 1958 e foi composto por membros do Bill Haley & His Comets. A banda começou a sua carreira tocando em desfiles de moda, eventos da Cruz Vermelha, e promoções de supermercado, geralmente evitando canções de rock nas suas apresentações. Em 1962, enquanto tocavam num show no Pypo Club em Seaside no Oregon, então gerenciado por Al Dardis, a banda ouviu a versão de "Louie Louie" de Rockin 'Robin Roberts sendo tocada numa jukebox sem parar. O clube inteiro levantava-se e dançava. Ely convenceu o Kingsmen a aprenderem a canção. Ken Chase, anfitrião da estação de Rádio KISN, formou seu próprio clube de dança, e o The Kingsmen tornou-se a banda da casa e Ken Chase tornou-se o gerente da banda.

 

Em 5 de abril de 1963, Chase reservou à banda uma sessão de uma hora no estúdio local da Northwestern Inc. no dia seguinte. A canção foi gravada em sua primeira e única execução no estúdio. O lado B do single foi "Haunted Castle", composto por Ely e Don Gallucci, o novo tecladista. A sessão inteira custou US $ 50, e a banda dividiu o custo. A mãe de Easton tinha registrado o nome do grupo e, declarou que ele pretendia ser o cantor, forçando Ely a tocar bateria. Isso levou Jack Ely e Bob Nordby a abandonar a banda em 1963. O single  "Louie Louie" alcançou o primeiro lugar nas paradas no final de 1963 e início de 1964. O single alcançou o topo na Cashbox e o segundo lugar na Billboard Hot 100. O single alcançou a posição 26 no Reino Unido. A banda atraiu a atenção nacional quando "Louie Louie" foi proibido pelo governador de Indiana, Matthew E. Welsh, e também atraindo a atenção do FBI por causa de supostas letras indecentes em sua versão. Toda essa atenção só fez a música mais popular. Em abril de 1966 "Louie Louie" foi relançado e mais uma vez alcançou as paradas musicais, alcançando o número 65 na tabela Cashbox e o número 97 na Billboard Hot 100. Don Gallucci foi forçado a sair da banda porque era muito novo para excursionar e formou mais tarde a Don and the Goodtimes, que se transformaram no Touch, uma banda de rock progressivo de curta duração.

 

Mais tarde, Gallucci tornou-se um produtor da Elektra Records. Os dois restantes membros do Kingsmen, Lynn Easton e Mike Mitchell, foram acompanhados por Dick Peterson, Barry Curtis e Norm Sundholm como membros da banda. Esta formação permaneceu de 1963 em 1966 com vários singles nas paradas e álbuns com Easton como o vocalista principal. Após a partida de Ely, a banda descobriu que ele estava se apresentando com outro grupo como The Kingsmen. Depois de uma ação legal, um acordo foi alcançado e Easton, Mitchell, Peterson, Curtis e Sundholm estabeleceram seus direitos para o nome Kingsmen. Em 1965, o Kingsmen retornou ao Top 10 com o single "The Jolly Green Giant". A banda também apareceu no filme How To Stuff A Wild Bikini cantando "Give Her Lovin'". Sua gravação da canção-título também estava no álbum da trilha sonora. Em 1966, o Kingsmen continuou nas paradas e em 1967 eles alcançaram as paradas pela última vez com "Bo Diddley Bach", alcançando a posição 128 na Billboard. Em 9 de novembro de 1998, o The Kingsmen foi premiado com a propriedade de todas as suas primeiras gravações lançadas na Wand Records e pela Gusto Records, incluindo "Louie Louie". 

 Rockdigital