top of page
The Knack

Foi uma banda de rock americana. Doug Fieger era integrante da banda Sky em Michigan. A banda se separou sem ter qualquer sucesso nas paradas. Em 1971 Fieger tomou a decisão de se mudar para Los Angeles e começar uma outra banda. Ele recrutou Berton Averre na guitarra, vocais e teclados, Prescott Niles no baixo e Bruce Gary na bateria. Sua primeira performance ao vivo foi no clube Whisky-A-Go-Go no dia 01 de junho de 1978 . A grande atração na cena de LA. Até novembro de 1978, treze gravadoras foram envolvidas em uma guerra para assinar com a banda, sendo vencida pela Capitol Records. O seu primeiro álbum, Get the Knack, foi lançado em 11 de junho de 1979. Foi um dos álbuns mais vendidos do ano, alcançando o topo na Billboard 200 por cinco semanas consecutivas. O primeiro single, "My Sharona" alcançou rapidamente a topo na Billboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas. Uma turnê mundial seguiu o lançamento do álbum. Os críticos consideraram a fotografia preto e branco na parte traseira do álbum como óbvias imitações dos Beatles do primeiro álbum Meet The Beatles. O banda foi aconselhada pelo seu gerente, Scott Anderson, para eles evitarem entrevistas. 

 

Ainda se recusando a falar com a imprensa, o The Knack correu para o estúdio para gravar seu segundo álbum em menos de oito meses. Mas desta vez a banda parecia em desacordo um com o outro. O segundo álbum da banda, …but the little girls understand, que foi lançado em 15 de fevereiro de 1980. O único sucesso "Pay The Devil (Ooo, Baby, Ooo)" chegou a posição 62 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou o número 93 na parada de álbuns. A Capitol fez pouco para comercializar o novo álbum. Doug Fieger saiu do The Knack logo após o lançamento do álbum. Um ano se passou antes da banda voltar ao estúdio no final de 1981 para o seu terceiro álbum, Round Trip. O The Knack mudou a sua política de não entrevista que tinha sido aprovada para o primeiro álbum e deram uma entrevista à CNN e apareceram em uma variedade de capas de revistas. Mas já era tarde demais. Três semanas para a turnê, no dia de Ano Novo, a banda se separou. A banda se reuniu em 1986/87 para uma turnê, mas não conseguiram lançar um álbum. Em 1991, Billy Ward substituiu Bruce Gary na bateria e o seu quarto álbum Serious Fun, lançado em 16 de janeiro de 1991. O primeiro single "Rocket Of Love" foi Top 10, mas o álbum de forma inesperada foi arquivado e a sua promoção desapareceu. 

 

Em abril de 1997, a banda se apresentou no Viper Room em Hollywood. Entre o público estava Harold Bronson, Presidente da Rhino Records, que imediatamente trouxe a banda para a Rhino e começou a gravação de um novo álbum. O resultado desse esforço foi o lançamento do seu quinto álbum, Zoom, lançado em 14 de julho de 1998. A Rhino também lançou a coletânea, Proof: The Very Best Of The Knack, em 1999. Em 2001, em um acordo de distribuição com a Image Entertainment, eles lançaram seu sexto álbum de estúdio, Normal as the Next Guy, lançado em 25 de setembro de 2001, e que foi seguido em 2002 pelo seu primeiro DVD, The Knack - Live From the Rock 'n' Roll Funhouse. O baterista Bruce Gary morreu em 22 de agosto de 2006 com 55 anos de idade, após uma longa luta contra o linfoma. O baterista Pat Torpey voltou a assumir o cargo de Henderson e tocou com a banda até 2010. Doug Fieger começou a sofrer de dores de cabeça e ficou desorientado no palco, esquecendo a letra das canções que ele tinha escrito e realizado inúmeras vezes. Diagnosticado com dois tumores cerebrais, Fieger passou por cirurgia e radiocirurgia e voltou a se apresentar. Ele continuou a lutar contra o câncer de cérebro e pulmão até sua morte no dia 14 de fevereiro de 2010, em Woodland Hills, na Califórnia, aos 57 anos, efetivamente encerrando a banda.

bottom of page