The Knack

Foi uma banda de rock americana. Doug Fieger era integrante da banda Sky em Michigan. A banda se separou sem ter qualquer sucesso nas paradas. Em 1971 Fieger tomou a decisão de se mudar para Los Angeles e começar uma outra banda. Ele recrutou Berton Averre na guitarra, vocais e teclados, Prescott Niles no baixo e Bruce Gary na bateria. Sua primeira performance ao vivo foi no clube Whisky-A-Go-Go no dia 01 de junho de 1978 . A grande atração na cena de LA. Até novembro de 1978, treze gravadoras foram envolvidas em uma guerra para assinar com a banda, sendo vencida pela Capitol Records. O seu primeiro álbum, Get the Knack, foi lançado em 11 de junho de 1979. Foi um dos álbuns mais vendidos do ano, alcançando o topo na Billboard por cinco semanas consecutivas. O primeiro single, "My Sharona" alcançou rapidamente a topo na Bilboard Hot 100, onde permaneceu por seis semanas. Uma turnê mundial seguiu o lançamento do álbum. Os críticos consideraram a fotografia preto e branco na parte traseira do álbum como óbvias imitações dos Beatles do primeiro álbum Meet The Beatles. O banda foi aconselhada pelo seu gerente, Scott Anderson, para eles evitarem entrevistas. 

 

Ainda se recusando a falar com a imprensa, o The Knack correu para o estúdio para gravar seu segundo álbum em menos de oito meses. Mas desta vez a banda parecia em desacordo um com o outro. O segundo álbum da banda, …but the little girls understand, que foi lançado em 15 de fevereiro de 1980. O único sucesso "Pay The Devil (Ooo, Baby, Ooo)" chegou a posição 62 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou o número 93 na parada de álbuns. A Capitol fez pouco para comercializar o novo álbum. Doug Fieger saiu do The Knack logo após o lançamento do álbum. Um ano se passou antes da banda voltar ao estúdio no final de 1981 para o seu terceiro álbum, Round Trip. O The Knack mudou a sua política de não entrevista que tinha sido aprovada para o primeiro álbum e deram uma entrevista à CNN e apareceram em uma variedade de capas de revistas. Mas já era tarde demais. Três semanas para a turnê, no dia de Ano Novo, a banda se separou. A banda se reuniu em 1986/87 para uma turnê, mas não conseguiram lançar um álbum. Em 1991, Billy Ward substituiu Bruce Gary na bateria e o seu quarto álbum Serious Fun, lançado em 16 de janeiro de 1991. O primeiro single "Rocket Of Love" foi Top 10, mas o álbum de forma inesperada foi arquivado e a sua promoção desapareceu. 

 

Em abril de 1997, a banda se apresentou no Viper Room em Hollywood. Entre o público estava Harold Bronson, Presidente da Rhino Records, que imediatamente trouxe a banda para a Rhino e começou a gravação de um novo álbum. O resultado desse esforço foi o lançamento do seu quinto álbum, Zoom, lançado em 14 de julho de 1998. A Rhino também lançou a coletânea, Proof: The Very Best Of The Knack, em 1999. Em 2001, em um acordo de distribuição com a Image Entertainment, eles lançaram seu sexto álbum de estúdio, Normal as the Next Guy, lançado em 25 de setembro de 2001, e que foi seguido em 2002 pelo seu primeiro DVD, The Knack - Live From the Rock 'n' Roll Funhouse. O baterista Bruce Gary morreu em 22 de agosto de 2006 com 55 anos de idade, após uma longa luta contra o linfoma. O baterista Pat Torpey voltou a assumir o cargo de Henderson e tocou com a banda até 2010. Doug Fieger começou a sofrer de dores de cabeça e ficou desorientado no palco, esquecendo a letra das canções que ele tinha escrito e realizado inúmeras vezes. Os médicos de LA descobriram dois tumores cerebrais, metástases do cancro do pulmão que tinha sido tratado por dois anos antes. Ele lutou contra os tumores recorrentes por mais de três anos, mesmo continuando a turnê com a banda, até que ele faleceu no Dia dos Namorados, dia 14 de Fevereiro de 2010. 

 Rockdigital