

The Trashmen
Foi uma banda americana de Rock and Roll. Tony Andreason e Mike Jann eram amigos e aprenderam e tocaram guitarra juntos a partir de 1955. Eles tocavam principalmente Country. Eles entraram em um concurso de talentos realizado em um salão local dos Knights of Columbus e ganharam um tempo de estúdio em uma gravadora local. Em 1957, no Crystal Coliseum, eles conheceram o baterista Steve Wahrer, o guitarrista Dallas "Dal" Winslow. Andreason, Wahrer, Winslow e um saxofonista, tocaram como The String Kings por um breve período. Andreason conheceu o vocalista Jim Thaxter, que buscava liderar uma banda. A Jim Thaxter and the Travelers foi formada por Thaxter nos vocais e guitarra, Andreason na guitarra solo, Winslow na guitarra base, Tom Diehl no piano e Wahrer na bateria. Na primavera de 1961, a banda fez uma pausa, pois Andreason e Thaxter tiveram que se alistar no exército. Em fevereiro ou março de 1962, os dois retornaram. Houve divergências sobre a direção musical da banda, e Andreason deixou a banda. Waher e Winslow saíram com ele. O baixista Don (Woody) Wood se juntou ao trio, e Wahrer nomeou a banda de The Trashmen, quando um amigo de Wood mostrou a eles um álbum do guitarrista Tony Caire, também conhecido como Kai Ray, intitulado The Trashman's Blues.
O grupo era instrumental, com vocais principais ocasionais de Wahrer, que começou a cantar cada vez mais. Andreason ocasionalmente cantava como vocalista principal. Wood deixou a banda e foi substituído por Bob Reed, escolhido em uma audição. O grupo ganhou interesse em Surf Rock depois de ouvir Dick Dale. Em 1963, a canção "Surfin' Bird" foi o seu maior sucesso, e alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100 no final daquele ano. A música foi uma combinação de dois sucessos de R&B dos Rivingtons, "The Bird's the Word" e "Papa-Oom-Mow-Mow". A música foi gravada no Kay Bank Studios em Minneapolis. As primeiras prensagens do single creditam a Steve Wahrer, como compositor, mas após uma ameaça do advogado dos Rivingtons, o crédito pela composição foi removido de Wahrer e transferido para os membros dos Rivingtons. O seu primeiro álbum, Surfin' Bird, foi lançado em 14 de janeiro de 1964 pela Garrett Records. O álbum alcançou a posição 48 na Billboard 200. Em 1964, a canção "Bird Dance Beat" alcançou a posição 30 na Billboard Hot 100 e foi um hit Top 10 no Canadá. O seu segundo álbum, Bird Dance Beat, foi lançado em 1965. No final de 1967, após o lançamento do single final, "Green, Green Backs Back Home", Andreason, Winslow e Reed deixaram o Trashmen, e Steve Wahrer contratou músicos para manter o grupo na estrada durante sua ausência. A formação final da banda não durou muito, e Wahrer aposentou o grupo em 1968.
O The Trashmen fez shows de reunião ocasionais nos anos 70 e se relançaram oficialmente em 1982, tocando de forma semirregular e começaram a trabalhar em um novo álbum. Steve Wahrer faleceu em 1989 devido a um câncer na garganta. O seu terceiro álbum, Comic Book Collector, foi lançado em 1989 pela NPR Records. Mais tarde, o irmão de Tony Andreason, Mark, substituiu Wahrer como baterista. O seu quarto álbum, The Great Lost Trashmen Album!, foi lançado em 1994. Em 1995, o seu primeiro álbum recebeu uma reedição oficial em CD pela Sundazed Music. Em 1999, o The Trashmen tocou no Las Vegas Grind. Eles também se apresentaram em Illinois, Ohio, Wisconsin e na Espanha em 2007 e 2008. O filho de Bob Reed, Robin, se juntou à banda como membro da turnê em 2009 na bateria, substituindo Mark Andreason. O grupo fez turnê pela Europa em 2008 e 2010. O guitarrista e fã de longa data do Trashmen, Deke Dickerson, se juntou à banda para gravar, o seu quinto EP, I'm a Trashman, que foi lançado em março de 2013 pela Major Label Records. O seu quinto álbum, Deke Dickerson and the Trashmen: Bringing Back the Trash, foi lançado em abril de 2014 pela Major Label. Após vários shows em 2015 na cidade natal da banda, Minneapolis, a banda voltou a se aposentar. Em 2016, mais de 50 anos após sua estreia, o The Trashmen fez seus últimos shows em Minneapolis, decidindo que era hora de a banda encerrar o expediente.