The Ventures

É uma banda americana de rock instrumental. Don Wilson e Bob Bogle se conheceram em 1958, quando Bogle estava procurando comprar um carro de uma concessionária de automóveis usados em Seattle, de propriedade do pai de Wilson. Os dois decidiram tocar juntos, enquanto Wilson se juntou a Bogle em trabalhos de alvenaria. Eles compraram duas guitarras usadas em uma casa de penhor. Inicialmente foram chamados de Versatones, e tocaram em clubes pequenos, bares de cerveja e festas privadas em todo o Pacífico Noroeste. Quando eles foram registrar o nome da banda, eles descobriram que já tinha um registro. A mãe de Wilson sugeriu o nome The Ventures em 1959. O grupo encontrou sucesso inicial com uma série de singles, mas rapidamente se tornou líder no mercado de álbuns. O seu primeiro álbum, Walk, Don't Run, com versões cover de canções conhecidas e composições originais, foi lançado em 1960. o álbum alcançou a posição 11 na Billboard 200. A formação de Bogle, Wilson, Edwards e Johnson permaneceu intacta até 1962. O The Ventures estavam entre os pioneiros dos álbuns conceituais começando com The Colorful Ventures, lançado em 1961.

 

Alguns dos álbuns mais populares do Ventures na época eram uma série de álbuns de música de dança. No outono de 1957, Johnson ficou ferido em um acidente de automóvel, o que causou danos irreversíveis na coluna vertebral. Ele tocou nos primeiros quatro álbuns e gravou a metade das faixas do quinto álbum, Twist with the Ventures, lançado em 20 de janeiro de 1962, e saiu a banda, sendo substituído pelo baterista Mel Taylor. A combinação de Edwards no guitarrista principal, Taylor na bateria, Bogle no baixo e Wilson na guitarra rítmica permaneceu inalterada até que Edwards deixou a banda em 1968, e foi substituído por Gerry McGee. O álbum instrumental, Hawaii Five-0, foi lançado em 10 de maio de 1969, e alcançou a posição 11 na parada Billboard Top LP, e o cover da música alcançou o número 4 na Billboard Hot 100Mel Taylor saiu da banda em 1972 e foi substituído pelo baterista Joe Barile. Edwards voltou em 1973 e permaneceu com eles até 1984, e foi mais uma vez substituído por Gerry McGee. Mel Taylor retornou em 1979 e ficou com os Ventures até sua morte por câncer em 1996.

 

Quando Mel Taylor ficou doente, ele foi substituído por seu filho, Leon Taylor. O baterista original Howie Johnson morreu em 1988. O The Ventures voltou a fazer sucesso, quando Quentin Tarantino usou a versão de Lively Ones de "Surf Rider" e várias outras músicas clássicas de surf na trilha sonora do filme Pulp Fiction. Os Ventures ainda são o grupo de rock americano mais popular no Japão. Eles produziram dezenas de álbuns exclusivamente para o mercado japonês e europeu, e regularmente percorreram o Japão desde a década de 1960 até a atualidade. Em 10 de março de 2008, o The Ventures foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame. Bob Bogle morreu lá em 14 de junho de 2009, de linfoma não-Hodgkin. Nokie Edwards morreu em 12 de março de 2018, devido a complicações após uma cirurgia no quadril. Ele tinha 82 anos. Gerry McGee morreu em 12 de outubro de 2019, depois de cair no palco quatro dias antes no Japão. Ele tinha 81 anos. Don Wilson continua a gravar com a banda, mas se aposentou das turnês no final de 2015, e agora é o único membro sobrevivente do grupo original.

 Rockdigital