


The Ventures
É uma banda americana de Rock Instrumental. Don Wilson e Bob Bogle se conheceram em 1958, quando Bogle estava procurando comprar um carro de uma concessionária de automóveis usados em Seattle, de propriedade do pai de Wilson. Os dois decidiram tocar juntos, enquanto Wilson se juntou a Bogle em trabalhos de alvenaria. Eles compraram duas guitarras usadas em uma casa de penhor. Inicialmente foram chamados de Versatones, e tocaram em clubes pequenos, bares de cerveja e festas privadas em todo o Pacífico Noroeste. Quando eles foram registrar o nome da banda, eles descobriram que já tinha um registro. A mãe de Wilson sugeriu o nome The Ventures em 1959. O grupo encontrou sucesso inicial com uma série de singles, mas rapidamente se tornou líder no mercado de álbuns. O seu primeiro álbum, Walk, Don't Run, foi lançado em 5 de dezembro de 1960 pela Dolton Records, com versões cover de canções e composições originais. o álbum alcançou a posição 11 na Billboard Top LP. A formação de Bogle, Wilson, o baixista Nokie Edwards e o baterista Howie Johnson permaneceu intacta até 1962.
O The Ventures consta entre os pioneiros dos álbuns conceituais começando com o seu quarto álbum, The Colorful Ventures, que foi lançado em 1961. No outono de 1957, Johnson ficou ferido em um acidente de automóvel, o que causou danos irreversíveis na coluna vertebral. Ele tocou nos primeiros quatro álbuns e gravou a metade das faixas do quinto álbum, Twist with the Ventures, que foi lançado em 20 de janeiro de 1962, e saiu da banda, sendo substituído pelo baterista Mel Taylor. A combinação de Edwards, Taylor, Bogle e Wilson permaneceu inalterada até que Edwards deixou a banda em 1968, e foi substituído por Gerry McGee. O seu vigésimo primeiro álbum, Hawaii Five-0, foi lançado em 10 de maio de 1969 pela Liberty Records, como um álbum instrumental, e alcançou a posição 11 na Billboard Top LP, e o cover da música alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100. Mel Taylor saiu da banda em 1972 e foi substituído pelo baterista Joe Barile. Edwards voltou em 1973 e permaneceu com eles até 1984, e foi mais uma vez substituído por Gerry McGee. Mel Taylor retornou em 1979. O baterista original Howie Johnson faleceu em 1988.
O The Ventures voltou a fazer sucesso, quando Quentin Tarantino usou a versão de Lively Ones de "Surf Rider" e várias outras músicas clássicas de Surf na trilha sonora do filme Pulp Fiction. Os Ventures ainda são o grupo de Rock americano mais popular no Japão. Eles produziram dezenas de álbuns exclusivamente para o mercado japonês e europeu, e regularmente percorreram o Japão desde a década de 1960 até a atualidade. Mel Taylor ficou doente, e foi substituído por seu filho, Leon Taylor. Mel Taylor faleceu de Câncer de pulmão em 11 de agosto de 1996. Em 10 de março de 2008, o The Ventures foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. O baixista Bob Bogle faleceu no dia 14 de junho de 2009, de Linfoma não-Hodgkin. Nole Nokie Edwards faleceu em 12 de março de 2018, devido a complicações após uma cirurgia no quadril. Ele tinha 82 anos. Gerry McGee faleceu no dia 12 de outubro de 2019, depois de cair no palco 4 dias antes no Japão. Ele tinha 81 anos. Don Wilson continua a gravar com a banda, mas se aposentou das turnês no final de 2015, sendo o único membro sobrevivente.