Toy Dolls

É uma banda inglesa de punk rock. A banda foi formada em outubro de 1979, na cidade de Sunderland, norte da Inglaterra, tendo na primeira formação Pete Zulu (Peter Robson) no vocal, Olga (Michael Algar) na guitarrista, Flip (Philip Dugdale) no baixista e Mr. Scott (Colin Scott) na baterista. Tornou-se uma tradição para dar um nome especial para cada membro do Toy Dolls. A sua primeira apresentação ao vivo foi no Millview Social Club, em Sunderland, no dia 20 de outubro de 1979. Após tocarem em vários shows, Pete Zulu saiu da banda para formar a Zulu & The Heartaches. Recrutaram rapidamente Hud (Paul Hudson) que nunca tinha cantado antes. Hud saiu da banda depois de um único show no Thornaby Club, em 25 de novembro. Como tinham um show marcado para os próximos dias, Olga assumiu de vez os vocais. Eles foram inicialmente identificados com a Cena Oi!, subgênero do punk rock britânico no final de 1970. Mr. Scott deixou a banda em 1980 e foi substituído por Dean James por quatro meses durante o verão de 1980. O seu primeiro single  "Tommy Kowey's Car" foi lançado em 1980.

 

Depois eles gravaram o seu primeiro EP Toy Dolls EP que foi lançado em 1981. Logo a banda assinou um desastroso contrato com a EMI Records, onde lançaram apenas o single "Everybody Jitterbug". A banda cancelou o contrato com a EMI e assinou com a Volume Records. Para o Natal 1982, eles lançaram sua versão punk de "Nellie the Elephant", uma canção infantil clássica, que alcançou o topo na UK Singles Chart. A primeira grande chance de uma turnê inglesa aconteceu graças aos amigos da banda Angelic Upstarts, que chamaram os Toy Dolls para abrirem os  seus shows em 1982. No ano seguinte, o Toy Dolls fez a sua primeira turnê nacional pela Inglaterra, como banda principal. Em 1983, eles lançaram o seu primeiro álbum, Dig That Groove Baby, lançado em março de 1983, a sua re-edição de "Nellie the Elephant" chegou ao número 4 na UK Singles Chart e permaneceu durante 14 semanas. O ano de 1983 marcou o início de uma troca constante de bateristas e baixistas que caracterizaram o Toy Dolls ao longo dos anos com Olga como o único membro original. 

 

Em 1984, Zulu voltou para a banda como baixista e backing vocal, mas partiu novamente em menos de um ano depois. Um empresário local decidiu patrocinar o primeiro single "Tommy Kowey's Car", que viria a se tornar um clássico com "She Goes To Finos" no lado B. O single se esgotou rapidamente. O seu décimo quarto, Idle Gossip, foi lançado em agosto de 1986 com o baterista Teddy (Graham Edmundson). Desde então, a banda continuou a lançar álbuns e fazer turnês, principalmente em toda a Europa continental, América do Sul e no Japão. Depois de uma parada de 14 anos desde o seu último show na Grã-Bretanha em 2007, agendaram uma série de shows, incluindo um regresso ao lar para um show na Universidade de Durham. O seu décimo primeiro álbum, Our Last Album? foi lançado em 2004. O seu décimo segundo álbum, The Album After The Last One, foi lançado em 2012. A banda saiu na The Tour After The Last One e lançou uma variedade de cervejas Toy Dolls com temas sob o rótulo de The Beer After The Last One. O seu décimo quarto álbum, EPISODE XIII, foi lançado em 2019. A sua 40th Anniversary Tour! começou no Backstage, em Munique, Alemanha em 6 de outubro de 2019.

 Rockdigital