UDO

 

É uma banda alemã de heavy metal. Após a saída de Udo Dirkschneider do Accept em 1987, ele formou sua própria banda chamada UDO. Ele recrutou os guitarristas Mathias Dieth e Peter Szigeti, o baixista Frank Rittel e o baterista Thomas Franke. O seu primeiro álbum, Animal House, foi lançado em 3 de novembro de 1987. Rubach, Rittel e Franke deixaram a banda, e o guitarrista Andy Susemihl, o baixista Thomas Smuzyszki e o baterista Stefan Schwarzmann se juntaram. O seu segundo álbum, Mean Machine, foi lançado em 10 de janeiro de 1989. Susemihl deixou a banda. Em 1992, Dirkschneider colocou o UDO em hiato para se reunir com o Accept. Em 1996, Dirkschneider reativou o UDO com Stefan Kaufmann agora na guitarra, com o guitarrista Jürgen Graf e o baixista Fitty Wienhold e Schwarzmann retornando à banda. Eles participaram da coletânea, A Tribute to Judas Priest: Legends of Metal, de 1997, com a música "Metal Gods". O seu sexto álbum, No Limits, foi lançado em 20 de abril de 1998.

 

Após a conclusão da turnê da banda, Stefan Schwarzmann deixou a banda, e foi substituído pelo baterista Lorenzo Milani. Mudanças na formação ocorreram durante a segunda parte da turnê, com o guitarrista do Igor Gianola substituindo Jürgen Graf. A turnê gerou o seu primeiro álbum duplo ao vivo, Live from Russia, que foi lançado em 15 de outubro de 2001, com muitas das músicas clássicas do Accept. O seu oitavo álbum, Man and Machine, foi lançado em 24 de julho de 2002. O seu décimo álbum, Mission No. X, foi lançado em 30 de setembro de 2005. Foi o primeiro álbum a apresentar o baterista Francesco Jovino. O seu décimo primeiro álbum, Mastercutor, foi lançado em 18 de maio de 2007. Em agosto de 2007, o baixista Fitty Weinhold não pôde se apresentar com a banda devido a razões particulares. Ele foi temporariamente substituído pelo baixista Marcus Bielenberg para finalizar a turnê. Em setembro de 2012, Kaufmann anunciou sua partida por motivos de saúde. Em 15 de janeiro de 2013, o guitarrista Andrey Smirnov foi recrutado. Uma semana depois, Igor Gianola deixou a banda. Após sua partida, Dawn Kasperi Heikkinen se juntou à banda.

 

Em dezembro de 2014, o baterista Francesco Jovino deixou a banda por motivos pessoais. Ele foi substituído pelo filho de Udo Dirkschneider, Sven, em fevereiro de 2015. Em fevereiro de 2017, Heikkinen anunciou sua partida citando motivos pessoais. Em março de 2017, o guitarrista Bill Hudson foi anunciado como o novo membro, e em 24 de abril de 2018, Hudson se separou da banda. O seu décimo sexto álbum, Steelfactory, foi lançado em 31 de agosto de 2018, com o primeiro single "Rising High" sendo disponibilizado para streaming. Em 19 de setembro de 2018, o baixista Fitty Wienhold anunciou sua saída do UDO. A banda logo recrutou o guitarrista Dee Dammers e o baixista Tilen Hudrap como seus novos membros. Em setembro de 2019, a banda anunciou que iria tocar na íntegra o álbum Metal Heart de 1985 do Accept no festival Wacken Open Air em 2020 para comemorar o  eu 35º aniversário. O festival estava programado para acontecer de 30 de julho a 1 de agosto, mas foi cancelado devido à proibição de grandes eventos públicos na Alemanha devido à pandemia de Coronavírus.

 Rockdigital