Uriah Heep

É uma banda britânica de Hard Rock. Byron e Box eram membros da banda de rock Stalkers nos anos 60, e quando a banda se separou, o duo formou outro grupo chamado Spice, que se transformou no Uriah Heep no final dos anos 60, com Ken Hensley na guitarra, teclados, vocais e o baixista Paul Newton. Uriah Heep é o nome de um personagem do romance David Copperfield de Charles Dickens. No romance, ele é o sócio perverso e fraudulento de Mr. Wickfield, o sogro de David, que acaba descoberto e preso. A banda passou por um número surpreendente de membros ao longo das próximas duas décadas, quase 30 músicos diferentes passaram pela banda ao longo dos anos. O ex-Spice baterista Alex Napier foi o baterista do Uriah Heep, e foi rapidamente substituído por Nigel Olsson. O seu primeiro álbum, Very 'eavy... Very 'umble, foi lançado em 13 de junho de 1970 no Reino Unido. O álbum foi lançado nos Estados Unidos com uma capa alternativa e o nome Uriah Heep. Após o seu lançamento, Keith Baker tornou-se o baterista da banda.

 

O seu segundo álbum, Salisbury, foi lançado em fevereiro de 1971, e Baker foi substituído por Ian Clarke. Nesse mesmo ano, Ian Clarke foi substituído por Lee Kerslake e o primeiro baixista Paul Newton saiu da banda em novembro de 1971, e foi brevemente substituído por Mark Clarke, que também foi substituído por Gary Thain. O seu quarto álbum, Demons & Wizards, foi lançado em 19 de maio de 1972. O seu quinto álbum, The Magician's Birthday, foi lançado em novembro de 1972, alcançando a posição 28 na UK Albums Chart  e posição 31 na Billboard 200. O seu sexto álbum, Sweet Freedom, foi lançado em setembro de 1973. Foi o primeiro álbum do Uriah Heep a ser lançado pela Warner Bros. nos EUA. O single "Sweet Freedom" alcançou a posição 33 na Billboard 200. No dia 8 de dezembro de 1975, o baixista Gary Thain foi encontrado morto em sua casa em Norwood Green, após uma overdose de heroína. O baixista John Wetton entrou na banda em março de 1975. O seu oitavo álbum, Return to Fantasy, foi lançado em  13 de junho de 1975, alcançou a posição 7 na UK Albums Chart.

 

O seu nono álbum, High and Mighty, foi lançado em junho de 1976. Em julho, após o show final de uma turnê espanhola, Byron foi demitido. Logo em seguida, John Wetton anunciou que estava saindo da banda. Byron foi substituído por John Lawton. A banda se manteve em declínio nos anos 80. David Byron morreu de ataque cardíaco e doença hepática em 28 de fevereiro de 1985 aos 38 anos. A formação permaneceu inalterada de 1986 a 2007, sendo o veterano Mick Box no comando, Trevor Bolder no baixo, Lee Kerslake na bateria, o vocalista Bernie Shaw e Phil Lanzon nos teclados. Em dezembro de 1987, eles se tornaram a primeira banda de rock ocidental a tocar na União Soviética, sob a política de glasnost de Mikhail Gorbachev. No início de 2007, o baterista Lee Kerslake teve que deixar o grupo devido a problemas de saúde, e a banda recrutou Russell Gilbrook como seu novo baterista. O baixista Trevor Bolder morreu em 21 de maio de 2013 após sofrer um câncer no pâncreas. Ele tinha 62 anos. O seu vigésimo quarto álbum, Living the Dream, foi lançado em 14 de setembro de 2018 pela Frontiers Records.

 Rockdigital