Vampire Weekend
É uma banda americana de Indie Rock. Os membros da banda se conheceram enquanto se matriculavam na Columbia University, começando com uma colaboração no Rap "L'Homme Run" com Ezra Koenig e Chris Tomson. Eles se uniram por causa de um amor compartilhado pelo Punk Rock e pela música africana. Koenig fez uma turnê com o The Dirty Projectors durante um período de experimentação com música africana. A banda escolheu o nome Vampire Weekend do título de um projeto de curta-metragem no qual Koenig trabalhou durante o verão entre o primeiro e o segundo ano na faculdade. Enquanto estava em casa no verão, ele assistiu ao filme de vampiros The Lost Boys de 1987 e se inspirou para fazer uma versão do filme. Koenig abandonou o projeto após dois dias. A banda começou a fazer shows na Columbia University, começando com uma batalha das bandas em Lerner Hall em 2006. Em novembro de 2007, eles fizeram uma turnê pelo Reino Unido com o The Shins. Eles foram declarados A Melhor Banda Nova do Ano pela revista Spin na edição de março de 2008, e foram a primeira banda a ser fotografada para a capa da revista antes de lançar seu álbum de estreia. A banda fez uma aparição na TV no The Late Show with David Letterman no dia 1 de fevereiro de 2008. O seu primeiro álbum, Vampire Weekend, foi lançado em 29 de janeiro de 2008, e alcançou a posição 15 na UK Albums Chart e a posição 17 na Billboard 200.
O single "A-Punk" alcançou a posição 25 na Billboard Modern Rock Chart. O seu segundo álbum, Contra, foi lançado em 11 de janeiro de 2010 no Reino Unido e no dia seguinte nos EUA. Foi o primeiro álbum da banda a alcançar o topo na Billboard 200. Em 9 de janeiro de 2010, a banda fez um show acústico para o MTV Unplugged. No mês seguinte, a banda fez uma turnê pela Europa e Canadá com a dupla canadense de electro Fan Death como suporte. Em 2010, o Vampire Weekend embarcou em uma turnê norte-americana com Beach House e Dum Dum Girls. A turnê começou em 27 de agosto de 2010, em Vancouver, British Columbia, no Malkin Bowl. O álbum foi indicado ao Grammy Awards de Melhor Álbum de Música Alternativa. O seu terceiro álbum, Modern Vampires of the City, foi lançado em 14 de maio de 2013 pela XL Recordings. Em 16 de março de 2013, a banda fez o show de encerramento em Stubbs no último dia do festival SXSW em Austin, Texas. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200, se tornando a primeira banda de rock independente a entrar no topo com dois lançamentos consecutivos. Em 2014, o álbum ganhou um Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa. Depois de permanecerem calados após a conclusão da Modern Vampires Tour, que terminou em setembro de 2014, foi revelado em 26 de janeiro de 2016 que Rostam Batmanglij havia deixado à banda. A banda assinou um contrato com a Columbia Records.
Os primeiros shows do Vampire Weekend desde o hiato aconteceram em Ojai, Califórnia, em 16 e 17 de junho. Em 31 de janeiro de 2018, foi anunciado que a banda seria a atração principal do festival de música do Reino Unido End of the Road. O festival ocorreu de 31 de agosto a 3 de setembro e marcou o primeiro retorno do Vampire Weekend a um palco de festival em 4 anos. Em 21 de julho, eles se apresentaram em Byron Bay para o festival australiano Splendor in the Grass. Além disso, foi anunciado que eles seriam a atração principal do Fuji Rock Festival 2018, agendado para 27 a 29 de julho. Para seus shows ao vivo, o trio principal de Koenig, Baio e Tomson foi aumentado por Greta Morgan nos teclados, guitarra e voz, Brian Robert Jones na guitarra, Garrett Ray na percussão, bateria e voz, e Will Canzoneri em teclados e vocais. A banda se apresentou no dia 4 de agosto de 2018 no Lollapalooza. O seu quarto álbum, Father of the Bride, foi lançado em 3 de maio de 2019 pela Columbia Records, como seu primeiro álbum em uma grande gravadora. No 62º Grammy Awards, a banda ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa, sendo a sua segunda vitória na categoria. Em 2020, o EP, Live in Florida, com canções da sua Father of the Bride Tour foi lançado. Em 4 de fevereiro de 2021, o Vampire Weekend lançou o EP, 40:42, com reinterpretações de sua canção "2021" do álbum Father of the Bride.