vw.jpg
Vampire Weekend 

 

É uma banda de indie rock americana. Os membros da banda se conheceram enquanto se matriculavam na Columbia University, começando com uma colaboração no rap "L'Homme Run" com Ezra Koenig e Chris Tomson. Eles se uniram por causa de um amor compartilhado pelo punk rock e pela música africana. Koenig fez uma turnê com o The Dirty Projectors durante um período de experimentação com música africana. A banda escolheu o nome Vampire Weekend do título de um projeto de curta-metragem no qual Koenig trabalhou durante o verão entre o primeiro e o segundo ano na faculdade. Enquanto estava em casa no verão, Koenig assistiu ao filme de vampiros The Lost Boys de 1987 e se inspirou para fazer uma versão do filme. Ele abandonou o projeto após dois dias. A banda começou a fazer shows na Columbia University, começando com uma batalha das bandas em Lerner Hall em 2006. Em 2007, a música "Cape Cod Kwassa Kwassa" do Vampire Weekend ficou em 67º lugar na lista das 100 melhores músicas do ano da Revista Rolling Stone. Em novembro de 2007, eles fizeram uma turnê pelo Reino Unido com o The Shins. Eles foram declarados A Melhor Banda Nova do Ano pela revista Spin na edição de março de 2008, e foram a primeira banda a ser fotografada para a capa da revista antes de lançar seu álbum de estreia. A banda fez uma aparição na TV no The Late Show with David Letterman no dia 1 de fevereiro de 2008. O seu primeiro álbum, Vampire Weekend, foi lançado em 29 de janeiro de 2008, e alcançou a posição 15 na UK Albums Chart e a posição 17 na Billboard 200.

 

O single "A-Punk" alcançou a posição 25 na Billboard Modern Rock Chart, e foi classificado em quarto lugar na Lista do Rock dos Leitores da Rolling Stone das Melhores Músicas de 2008. O seu segundo álbum, Contra, foi lançado em 11 de janeiro de 2010 no Reino Unido e no dia seguinte nos EUA. É o primeiro álbum da banda a alcançar o topo na Billboard 200. Em 9 de janeiro de 2010, a banda fez um show acústico para o MTV Unplugged. No mês seguinte, a banda fez uma turnê pela Europa e Canadá com a dupla canadense de electro Fan Death como suporte. Em 2010, o Vampire Weekend embarcou em uma turnê norte-americana com Beach House e Dum Dum Girls. A turnê começou em 27 de agosto de 2010, em Vancouver, British Columbia, no Malkin Bowl. O álbum foi indicado ao Grammy Awards de Melhor Álbum de Música Alternativa. O seu terceiro álbum, Modern Vampires of the City, foi lançado em 14 de maio de 2013 pela XL Recordings. Em 16 de março de 2013, a banda fez o show de encerramento em Stubbs no último dia do festival SXSW em Austin, Texas. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200, se tornando a primeira banda de rock independente a entrar no topo com dois lançamentos consecutivos. Em 2014, o álbum ganhou um Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa. Depois de permanecerem calados após a conclusão da Modern Vampires Tour, que terminou em setembro de 2014, foi revelado em 26 de janeiro de 2016 que Rostam Batmanglij havia deixado à banda. No final de 2016, Koenig estava em negociações para assinar a banda com a Columbia Records.

 

Inicialmente, esta notícia foi considerada um boato, até a reformulação do site da banda em 2018, em que um copyright da Sony Music apareceu no site. Os primeiros shows do Vampire Weekend desde o hiato aconteceram em Ojai, Califórnia, em 16 e 17 de junho. Em 31 de janeiro de 2018, foi anunciado que a banda seria a atração principal do festival de música do Reino Unido End of the Road. O festival ocorreu de 31 de agosto a 3 de setembro e marcou o primeiro retorno do Vampire Weekend a um palco de festival em 4 anos. Em 21 de julho, eles se apresentaram em Byron Bay para o festival australiano Splendor in the Grass. Além disso, foi anunciado que eles seriam a atração principal do Fuji Rock Festival 2018, agendado para 27 a 29 de julho. Para seus shows ao vivo, o trio principal de Koenig, Baio e Tomson foi aumentado por Greta Morgan nos teclados, guitarra e voz, Brian Robert Jones na guitarra, Garrett Ray na percussão, bateria e voz, e Will Canzoneri em teclados e vocais. A banda se apresentou no dia 4 de agosto de 2018 no Lollapalooza. O seu quarto álbum, Father of the Bride, foi lançado em 3 de maio de 2019 pela Columbia Records, como seu primeiro álbum em uma grande gravadora. No 62º Grammy Awards, a banda ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa, sendo a sua segunda vitória na categoria. Em 2020, o EP, Live in Florida, com canções da sua Father of the Bride Tour foi lançado. Em 4 de fevereiro de 2021, o Vampire Weekend lançou o EP, 40:42, com reinterpretações de sua canção "2021" do álbum Father of the Bride.