vaya.jpg
Vaya con Dios

Foi um banda belga. O trio foi criado em 1986 em Bruxelas, por Dirk Schoufs no contrabaixo, Dani Klein no vocal e Willy Lambregt, conhecido como Willy Willy na guitarra. Schoufs e Lambregt eram amigos íntimos, que frequentemente trabalharam como duo acústico. Klein e Lambregt haviam trabalhado na banda eletrônica Arbeid Adelt!, que perdeu força quando o líder da banda Marcel Vanthilt saiu para se tornar um VJ da MTV Europe. Depois de desfrutar de uma apresentação única como um trio, eles decidiram formar o Vaya Con Dios, com base em interesses compartilhados em música cigana, jazz e ópera, gêneros que consideravam subestimados em Bruxelas. O primeiro single do trio "Just a Friend of Mine" foi lançado em 1987 e entrou no Top 20 na Bélgica, e também se tornou um hit Top 10 na França. Esse foi um marco especialmente para Klein, que agora tinha 34 anos e vinha tentando se destacar como cantora desde os 17 anos. Lambregt deixou o trio. O seu primeiro álbum, Vaya Con Dios, foi lançado em outubro de 1988. Lambregt foi substituído por Jean-Michel Gielen. O álbum foi bem recebido em vários países europeus, e teve o lançamento de mais três singles. Apesar de Vaya Con Dios ser bem sucedida em países latinos, a banda permaneceu desconhecida na Holanda, em parte devido a ser uma banda belga, mas também por causa de seu estilo cigano.

 

O seu segundo álbum, Night Owls, foi lançado em abril de 1990, e produziu três singles. " Nah Neh Nah ", uma mistura acelerada de latim e jazz-rock, que lucrou com a transmissão pesada na MTV Europe. O single "What's a Woman?", uma balada soul, teve um bom desempenho em toda a Europa e se tornou o hit número 1 na Bélgica e também na Holanda que permaneceu por três semanas nas paradas, tornando Vaya Con Dios o segundo artista belga a ter um hit número 1 na Holanda. Em 1991, Schoufs e Klein se desentenderam, resultando na saída de Schoufs do trio, e morreu meses depois, no dia 24 de maio de 1991, com apenas 29 anos, de um coquetel de medicamentos, álcool e drogas. Klein continuou apenas com Gielen e vários músicos de sessão. O seu terceiro álbum, Time Flies, foi lançado em setembro de 1992. Mais uma vez, três singles foram lançados do álbum. O álbum alcançou o número 1 na Suíça e obteve a certificação de platina em quatro países, provando ser o álbum de maior sucesso do Vaya Con Dios. Em 1993, ele foi seguido com a primeira turnê mundial do Vaya Con Dios. Iniciando no dia 25 de fevereiro em Helsinque, na Finlândia, e terminando no dia 9 de janeiro de 1994 em Pretória, na África do Sul. O seu quarto álbum, Roots and Wings, foi lançado em setembro de 1995, com mais três singles lançados. Gravado nos estúdios Muscle Shoals, no Alabama, 

 

Mais uma vez, houve sucesso nas paradas de álbuns em vários países europeus. Em 1996, Klein deixou o negócio da música por causa de um cansaço total, ilustrado pela queda espontânea de cabelo. Ela voltou em 1999 como cantora no grupo Purple Prose, que lançou um álbum de estreia naquele ano. Vaya Con Dios voltou com o lançamento do seu quinto álbum, The Promise em outubro de 2004. Em 2006, foi lançado o álbum, The Ultimate Collection, com uma regravação em parceria com Aaron Neville na canção "What's a Woman?". O seu sexto álbum, Comme On Est Venu, foi lançado em outubro de 2009, pela primeira vez com todas as canções em francês. Em dezembro de 2010, o DJ alemão Duo Milk & Sugar lançou um remix da música "Nah Neh Nah" que alcançou o Top 10 nas paradas alemãs de controle de mídia. Em 2013, Dani Klein deu início a uma turnê de despedida, a última turnê do Vaya Con Dios de todos os tempos. O seu último concerto foi realizado em 25 de outubro de 2014 no Forest National em Bruxelas, na Belgica.