Willie Nelson

William Hugh Nelson nasceu em Abbott, Texas no dia 29 de abril de 1933. É um cantor e compositor americano de  country, escritor, ator, poeta e ativista. Ele nasceu em 29 de abril, mas seu nascimento foi registrado pelo médico FD Sims em 30 de abril. Sua mãe partiu logo depois que ele nasceu, e seu pai se casou novamente e também se mudou, deixando Willie e sua irmã para serem criados por seus avós. Nelson fez suas duas primeiras gravações em 1955, "The Storm Has Just Begun" e "When I've Sung My Last Hillbilly Song" enquanto trabalhava como disc jockey na Rádio KBOP. Ele gravou as faixas e enviou as demos para a gravadora local, que as rejeitou. Ele gravou seu primeiro álbum, No Place For Me, em 1956. O álbum não fez sucesso. No bar Tootsie's Orchid Lounge, Nelson conheceu Hank Cochran, um compositor, numa jam session com Buddy Emmons e Jimmy Day. Cochran convenceu a Pamper Music de propriedade de Ray Price e Hal Smith, a assinar um contrato. Nelson entrou para a banda de turnê de Ray Price como baixista. Enquanto tocava com Price e os Cherokee Cowboys, suas músicas se tornaram sucessos com outros artistas, incluindo "Crazy" com Patsy Cline que se tornou o maior hit de jukebox de todos os tempos. Nelson assinou um contrato com a Liberty Records e gravou um dueto com sua futura esposa, Shirley Collie, que se tornou seu primeiro single que alcançou a décima posição nas paradas e "Touch Me", que foi o seu segundo Top 10 na sétima posição em 1961. O seu primeiro álbum, ... And Then I Wrote, foi lançado em setembro de 1962. Em 1963, Collie e Nelson se casaram em Las Vegas.

 

A Monument Records assinou com Nelson no início de 1964, mas apenas um single foi lançado. No outono de 1964, Nelson assinou um contrato com a RCA Victor a pedido de Chet Atkins. Country Willie - His Own Songs, foi o primeiro álbum pela RCA, gravado em abril de 1965. Em 1967, ele formou sua banda de apoio, a The Record Men. Nelson se divorciou de Shirley Collie em 1970. Em dezembro, seu rancho em Ridgetop, Tennessee, foi incendiado. Ele se mudou para um rancho perto de Bandera, Texas, e se casou com Connie Koepke. No início de 1971 seu single "I'm a Memory" chegou ao Top 30. Devido ao fracasso de seus álbuns pela RCA, Nelson decidiu se aposentar da música, e se mudou para Austin, Texas, onde a cena musical hippie estava florescendo. Nelson decidiu retornar a música e assinou um contrato com a Atlantic Records, onde ele se tornou o primeiro artista country da gravadora. Ele formou sua banda de apoio, a The Family, e em fevereiro de 1973, gravou seu álbum, Shotgun Willie, lançado em maio de 1973. Nelson então se mudou para a Columbia Records, onde assinou um contrato que lhe deu controle criativo completo. O resultado foi o álbum, Red Headed Stranger, lançado em 1975. O álbum incluiu um cover de Fred Rose, "Blue Eyes Crying in the Rain", que se tornou o seu primeiro hit número 1. Como Jennings também estava alcançando sucesso na música country no início dos anos 1970, os dois lançaram o gênero chamado outlaw country, uma vez que não estava de acordo com os padrões de Nashville. O álbum Wanted! The Outlaws, lançado em 1976 com Jessi Colter e Tompall Glaser se tornou o primeiro álbum de platina da música country. No verão de 1977, Nelson descobriu que Reshen não estava pagando os impostos desde que assumiu como seu gerente.

 

Em junho, um pacote contendo cocaína foi enviado do escritório de Reshen em Nova York para Jennings em Nashville. O pacote foi seguido pelo DEA, e Jennings foi preso. As acusações foram retiradas mais tarde, quando o assistente de Reshen, Mark Rothbaum, interveio e assumiu as acusações. Nelson demitiu Reshen e contratou Rothbaum como seu gerente. O álbum de dueto com Merle Haggard, Pancho & Lefty, foi lançado em 1982. O guitarrista de sessão desse álbum, Johnny Christopher, foi co-autor de "Always on My Mind", um single que foi lançado, assim como o álbum de mesmo nome em 1982. O single liderou o Hot Country Singles da Billboard, e alcançou o número cinco na Billboard Hot 100. O lançamento ganhou três prêmios durante o 25º Grammy Awards. O single foi introduzido no Grammy Hall of Fame em 2008. Nelson participou da gravação do single, "We are the World" em 1984 com a Band Aid, para combater a fome na Africa. Em fevereiro de 2012, Nelson assinou um contrato com a Legacy Recordings, e lançou o álbum, Heroes, que incluiu participações de seus filhos Lukas e Micah da banda Insects vs Robots, e outros convidados. O álbum alcançou o número quatro no Top Country Albums da Billboard. Seu sexagésimo terceiro álbum, Band of Brothers, foi lançado em 2014. O álbum liderou a lista de álbuns no Top Country da Billboard e alcançou o número cinco na Billboard 200. Last Man Standing é o sexagésimo sétimo álbum e foi lançado em 27 de abril de 2018 pela Legacy Recordings. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard Top Country. Willie Nelson foi considerado o 77º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone

 Rockdigital