nelson.jpg
Willie Nelson

William Hugh Nelson nasceu em Abbott, Texas no dia 29 de abril de 1933. É um cantor e compositor americano de  country, escritor, ator, poeta e ativista. O seu nascimento foi registrado pelo médico FD Sims em 30 de abril. Nelson fez suas duas primeiras gravações em 1955, "The Storm Has Just Begun" e "When I've Sung My Last Hillbilly Song" enquanto trabalhava como disc jockey na Rádio KBOP. Ele gravou as faixas e enviou as demos para a gravadora local, que as rejeitou. O seu primeiro single "No Place for Me" lançado em janeiro de 1957, que ele gravou enquanto trabalhava como disk jockey na KVAN em Vancouver, Washington. Nelson entrou para a banda de turnê de Ray Price como baixista. Enquanto tocava com Price e os Cherokee Cowboys, suas músicas se tornaram sucessos com outros artistas, incluindo "Crazy" com Patsy Cline que se tornou o maior hit de jukebox de todos os tempos. Nelson assinou um contrato com a Liberty Records e gravou o dueto "Willingly" com sua futura esposa, Shirley Collie em março de 1962 pela Liberty Records. O single alcançou a décima posição na Billboard Hot Country SinglesO seu primeiro álbum de estúdio, ... And Then I Wrote, foi lançado em setembro de 1962. O single "Touch Me" se tornou o segundo single Top 10 de Nelson, alcançando a sétima posição na Billboard Hot Country Singles

 

Em 1963, Collie e Nelson se casaram em Las Vegas. A Monument Records assinou um contrato com Nelson no início de 1964, mas apenas um single seu foi lançado. No outono de 1964, Nelson assinou um contrato com a RCA Victor a pedido de Chet Atkins. O seu terceiro álbum, Country Willie - His Own Songs, foi lançado em 1965. Em 1967, ele formou sua banda de apoio, a The Record Men. Nelson se divorciou de Shirley Collie em 1970. Em dezembro, seu rancho em Ridgetop, Tennessee, foi incendiado. Ele se mudou para um rancho perto de Bandera, Texas, e se casou com Connie KoepkeO seu décimo terceiro álbum, Yesterday's Wine, foi lançado em 1971 pela RCA Victor. O álbum não chegou às paradas, e ele decidiu se aposentar temporariamente da música. Mais tarde, com seu estilo musical revitalizado, ele retornou à música em 1972 e assinou um contrato com a Atlantic Records, onde ele se tornou o primeiro artista country da gravadora. Ele formou sua banda de apoio, a The Family. O seu décimo sexto álbum, Shotgun Willie, foi lançado em junho de 1973. A gravação foi um dos primeiros álbuns de outlaw country, um novo subgênero da música country e uma alternativa às restrições conservadoras do som de Nashville. 

 

Nelson então se mudou para a Columbia Records, onde assinou um contrato que lhe deu controle criativo completo. O seu décimo oitavo álbum, Red Headed Stranger, foi lançado em 26 de maio de 1975, e foi o primeiro álbum de Nelson a alcançar o topo na Billboard Top Country Albums. O single, "Blue Eyes Crying in the Rain", cover de Fred Rose, se tornou o seu primeiro hit número 1 na Billboard Hot Country Singles. O seu vigésimo sétimo álbum, Always on My Mind, foi lançado em 1 de março de 1982. O álbum alcançou o topo na Billboard Top Country Albums, e o terceiro lugar na Billboard 200 por 3 semanas. No Grammy Awards, a canção "Always on My Mind" ganhou nas categorias de Canção do Ano e Melhor Canção Country, e de Melhor Performance Vocal Country Masculina. Em 1993, Willie Nelson foi induzido no Country Music Hall of Fame. Ele participou da gravação do single, "We are the World" em 1984 com a Band Aid, para combater a fome na Africa. Em fevereiro de 2012, Nelson assinou um contrato com a Legacy Recordings. O seu sexagésimo terceiro álbum de estúdio, Band of Brothers, foi lançado em 17 de junho de 2014, e alcançou ao topo na Billboard Top Country Albums e a quinta posição na Billboard 200. O seu septuagésimo primeiro álbum, That's Life, foi lançado em 26 de fevereiro de 2021 pela Legacy Recordings.