top of page
xj.jpg
X Japan - Rusty Nail
00:00 / 00:25
X Japan

É uma banda japonesa de Heavy Metal. Em 1977, Yoshiki e Toshi formaram a banda Dynamite em sua cidade natal de Tateyama, na província de Chiba, no Japão, quando tinham apenas 11 anos. A Dynamite mudou seu nome para Noise em 1978, enquanto eles ainda estavam no ensino médio. Nessa época, Toshi tocava guitarra e Kurata era o vocalista da banda. Em 1982, a Noise se desfez e Yoshiki e Toshi formaram uma nova banda, a X. A banda começou a se apresentar ativamente na área de Tóquio em 1985 com uma formação que mudava frequentemente. O seu primeiro single, "I'll Kill You" foi lançado em junho pela Dada Records. Em novembro, o baixista Taiji se juntou ao X, embora tenha saído pouco depois. Em abril de 1986, Yoshiki fundou o selo independente Extasy Records. Taiji voltou oficialmente à banda em novembro do mesmo ano. O guitarrista Hide entrou na banda. O guitarrista de apoio Pata se apresentou em um show ao vivo, e se juntou oficialmente, completando a primeira formação da banda. Em agosto de 1987, eles se apresentaram no evento Rock Monster no Kyoto Sports Valley. O seu primeiro álbum, Vanishing Vision, foi lançado em 14 de abril de 1988 pela Extasy Records, e alcançou a posição 19 na parada de álbuns da Oricon Albums Chart, se tornando a primeira banda independente a aparecer na parada principal do Japão.  Em agosto de 1988, a banda assinou um contrato de gravação com a CBS/Sony. O seu terceiro álbum, Jealousy, foi lançado em 1 de junho de 1991 pela Sony Music Japan, e estreou no topo na Oricon.

 

Em agosto, a banda realizou o seu primeiro show no maior local de concertos coberto do Japão, o Tokyo DomeEm 31 de janeiro de 1992, foi anunciado que o baixista Taiji havia deixado a banda. Em 24 de agosto de 1992, no Centro Rockefeller, o baixista Heath foi anunciado como novo membro. A banda deixou a Sony por um contrato de gravação americana com a Atlantic Records e foi feita a renomeação da banda de X para X Japan. O seu quarto álbum, Art of Life, foi lançado em 25 de agosto de 1993, e estreou no topo na Oricon, no entanto a banda realizou apenas 2 shows naquele ano, já que cada membro começou suas carreiras solo. Os shows X Japan Returns, foram realizados no Tokyo Dome em 30 e 31 de dezembro de 1993, marcando o início de uma tradição de lançamento na véspera de Ano Novo. Em 1995, a banda abandonou a maior parte de sua estética visual kei original em favor de um visual mais casual. O seu quinto álbum, Dahlia, foi lançado em 4 de novembro de 1996. O álbum alcançou o topo na Oricon Albums Chart. A canção "Rusty Nail" foi o primeiro single da banda que  alcançou o topo na Sōgō Geinō Shijō Chōsa, a parada de singles do Japão. Em 22 de setembro de 1997, Yoshiki, Hide, Pata e Heath realizaram uma coletiva de imprensa onde anunciaram que o X Japan iria se separar. O vocalista Toshi decidiu deixar a banda. O X Japan realizou seu show de despedida The Last Live: Last Night, no Tokyo Dome em 31 de dezembro de 1997. Naquele mesmo dia eles tocaram a canção "Forever Love" no Kōhaku Uta Gassen daquele ano, sendo a sua última apresentação.

 

Hide faleceu no dia 2 de maio de 1998. Antes de sua morte, Hide e Yoshiki falaram sobre reiniciar o X Japan com um novo vocalista no ano de 2000. A banda fez a sua primeira aparição pública em 22 de outubro de 2007, na cobertura do Shopping Center Aqua City em Odaiba, em Tóquio, para filmar um videoclipe para a música "IV". Em 20 de janeiro de 2008, três shows no Tokyo Dome foram anunciados para 28, 29 e 30 de março. Esses três shows foram intitulados X Japan Resume Attack 2008 IV – Towards Destruction, e contou com 3 guitarristas convidados substituindo o falecido Hide. Em 1 de maio, foi anunciado que Sugizo se juntou oficialmente a banda como guitarrista principal. Em 9 de janeiro de 2010, a banda fez a sua primeira aparição pública nos EUA gravando 4 novos videoclipes em Hollywood. A banda se mudou para Los Angeles, na Califórnia. O X Japan se apresentou no Lollapalooza 2010 no Grant Park, em Chicago no dia 8 de agosto. Nos dias 14 e 15 de agosto, a banda se apresentou no Nissan Stadium, o maior estádio do Japão. O ex-baixista Taiji se juntou a eles no palco nas 2 noites como convidado para a música "X". Taiji faleceu no ano seguinte. Em novembro de 2010, o X Japan assinou um contrato de 3 anos com a EMI Records. A etapa sul-americana de sua turnê mundial, passou por São Paulo no dia 11 de setembro de 2011. Em 10 e 11 de abril de 2018, a banda se apresentou no Zepp Divercity em Tóquio para um público limitado, e o show foi transmitido ao vivo em toda a Ásia em teatros selecionados. Richard Fortus, Wes Borland e Mucc tocaram como músicos convidados, e os três também se juntaram ao X Japan para sua primeira apresentação no festival Coachella em 14 de abril de 2018. 

bottom of page