top of page
xj.jpg
X Japan

É uma banda de Rock japonesa. Em 1977, Yoshiki e Toshi formaram a banda Dynamite em sua cidade natal de Tateyama, na província de Chiba, no Japão, quando tinham apenas 11 anos. Dynamite mudou seu nome para Noise em 1978, enquanto eles ainda estavam no ensino médio. Nessa época, Toshi tocava guitarra e Kurata era o vocalista da banda. Em 1982, a Noise se desfez e Yoshiki e Toshi formaram uma nova banda, a X. A banda começou a se apresentar ativamente na área de Tóquio em 1985 com uma formação que mudava frequentemente. O seu primeiro single, "I'll Kill You" foi lançado pela Dada Records em junho. Em novembro, o baixista Taiji se juntou ao X, embora tenha saído pouco depois. Yoshiki fundou o selo independente Extasy Records em abril de 1986 e lançou seu segundo single "Orgasm". Taiji voltou oficialmente à banda em novembro do mesmo ano. O guitarrista Hide entrou na banda. O guitarrista de apoio Pata se apresentou em um show ao vivo, e se juntou oficialmente, completando a primeira formação da banda. Em agosto de 1987 eles se apresentaram no evento Rock Monster no Kyoto Sports Valley. Em 26 de dezembro de 1987, a banda participou de uma audição realizada pela CBS/Sony que levou a um contrato de gravação em agosto do ano seguinte. O seu primeiro álbum, Vanishing Vision, foi lançado em 14 de abril de 1988 pela Extasy Records, e alcançou a posição 19 na parada de álbuns da Oricon, tornando-os a primeira banda independente a aparecer na parada principal do Japão. O seu segundo álbum, Blue Blood, foi lançado em 21 de abril de 1989 e estreou na sexta posição na Oricon. O álbum foi lançado em 1 de julho de 1991, e estreou no topo na Oricon. Em agosto, a banda realizou o seu primeiro show no maior local de concertos coberto do Japão, o Tokyo Dome.

 

Em 31 de janeiro de 1992, foi anunciado que o baixista Taiji havia deixado a banda. Em 24 de agosto de 1992, no Centro Rockefeller, o baixista Heath foi anunciado como novo membro. A banda deixou a Sony por um contrato de gravação americana com a Atlantic Records e a renomeação da banda de X para X Japan. O seu primeiro show com Heath foi no Extasy Summit de outubro de 1992 no Osaka-jō Hall. O seu quarto álbum, Art of Life, foi lançado em 25 de agosto de 1993 pela Atlantic Records, e estreou no topo na Oricon, no entanto a banda realizou apenas dois shows naquele ano, já que cada membro começou carreira solo. Os shows X Japan Returns, foram realizados no Tokyo Dome em 30 e 31 de dezembro de 1993, marcando o início de uma tradição de lançamento na véspera de Ano Novo. As carreiras solo continuaram no ano seguinte, com o X Japan realizando apenas quatro shows. Em 1995, a banda abandonou a maior parte de sua estética visual kei original em favor de um visual mais casual. O seu quinto álbum, Dahlia, foi lançado em 4 de novembro de 1996. O álbum alcançou o topo na Oricon. Em 22 de setembro de 1997, Yoshiki, Hide, Pata e Heath realizaram uma coletiva de imprensa onde anunciaram que o X Japan iria se separar. O vocalista Toshi decidiu deixar a banda. O X Japan realizou seu show de despedida The Last Live: Last Night, no Tokyo Dome em 31 de dezembro de 1997, tornando-se a última das cinco vésperas de Ano Novo consecutivas que a banda apresentou no estádio. Naquele mesmo dia eles tocaram a canção "Forever Love" no Kōhaku Uta Gassen daquele ano, sendo a sua última apresentação. Hide faleceu no dia 2 de maio de 1998. Antes de sua morte, Hide e Yoshiki falaram sobre reiniciar o X Japan com um novo vocalista no ano de 2000. 

 

A banda fez sua primeira aparição pública em 22 de outubro de 2007, na cobertura do Shopping Center Aqua City em Odaiba, em Tóquio, para filmar um videoclipe para a música "IV". O single foi lançado pelo iTunes em 23 de janeiro de 2008, liderando as paradas da loja naquele dia. Em 20 de janeiro de 2008, três shows no Tokyo Dome foram anunciados para 28, 29 e 30 de março. Esses três shows foram intitulados X Japan Resume Attack 2008 IV – Towards Destruction, e contou com três guitarristas convidados substituindo o falecido Hide. Em 1 de maio, foi anunciado que Sugizo se juntou oficialmente a banda como guitarrista principal. Seu primeiro show foi realizado no dia seguinte no Tokyo Dome. Em 9 de janeiro de 2010, a banda fez sua primeira aparição pública nos EUA gravando quatro novos videoclipes em Hollywood. A banda se mudou para Los Angeles, na Califórnia. O X Japan se apresentou no Lollapalooza 2010 no Grant Park, em Chicago no dia 8 de agosto. Nos dias 14 e 15 de agosto, a banda se apresentou no Nissan Stadium, o maior estádio do Japão. O ex-baixista Taiji se juntou a eles no palco nas duas noites como convidado para a música "X". Taiji faleceu no ano seguinte. O X Japan assinou um contrato de 3 anos com a EMI em novembro de 2010. A etapa sul-americana de sua turnê mundial, passou por São Paulo no dia 11 de setembro de 2011. Em 10 e 11 de abril de 2018, a banda se apresentou no Zepp Divercity em Tóquio para um público limitado, e o show foi transmitido ao vivo em toda a Ásia em teatros selecionados. Richard Fortus, Wes Borland e Mucc tocaram como músicos convidados, e os três também se juntaram ao X Japan para sua primeira apresentação no festival Coachella em 14 de abril de 2018. 

bottom of page