alabamashakes.jpg
Alabama Shakes

É uma banda de rock blues americana. Brittany Howard estudou na East Limestone High School e tocou em várias. Sua banda mais séria em seus primeiros anos foi Kerosene Swim Team com Owen Whitehurst e Jonathan Passero. Eles tiveram o single "Coffins and Cadillacs" em uma compilação do extinto selo independente Volital Records. Eles tocavam principalmente em festas de house e suas canções consistiam em uma mistura de covers e originais escritos por Howard. Tanto Whitehurst quanto Passero continuaram tocando como backing para Howard, com Whitehurst tocando com Howard e o baixista Zac Cockrell, no que viria a se tornar o The Shakes. Howard conheceu Heath Fogg no ensino fundamental, quando ele tocava guitarra em festas. Ela conheceu o colega e baixista Zac Cockrell em uma aula de psicologia algum tempo depois. Após a formatura, Howard organizou jam sessions duas vezes por semana na antiga casa de seus bisavós. O baterista Steve Johnson, que tinha ouvido Howard cantando em uma festa anos antes, começou a frequentar as jam sessions por sugestão de Cockrell. Eles começaram a fazer música juntos e a gravar demos caseiros. A banda fez sua estreia ao vivo em maio de 2009 sob o nome The Shakes. Fogg convidou a banda para abrir para a sua banda na Brick Deli & Tavern em Decatur com um set de covers. Fogg logo se juntou a banda. A banda começou a gravação do seu primeiro álbum no Tokic's Bomb Shelter em Nashville, financiando as gravações eles próprios. Justin Gage, um blogueiro de música de Los Angeles e apresentador do SiriusXM, encontrou uma foto de Howard se apresentando online.

 

Depois de entrar em contato com a banda, ele postou um MP3 de sua canção "You Ain't Alone" em seu blog de música, Aquarium Drunkard, em julho de 2011. Na manhã seguinte, a banda estava recebendo ofertas de selos e empresas de gestão. Gage também contatou Patterson Hood, vocalista da banda Drive-By Truckers, que compareceu a um show não muito tempo depois. Ele organizou a formação da banda com seus empresários. O The Shakes lançou um EP Alabama Shakes, em setembro de 2011, que ganhou a atenção da mídia e ganhou um convite para tocar no showcase da Indústria CMJ Music Marathon em Nova York. A banda começou a negociar um contrato de gravação com a ATO Records e adicionou Alabama ao seu nome depois que Joseph Hicks, da Halo Stereo, percebeu quantos grupos compartilhavam o nome The Shakes. Eles começaram a abrir para a banda Drive-By Truckers. O seu primeiro álbum, Boys & Girls, foi lançado em abril de 2012, e alcançou a posição 6 na Billboard 200. Depois de uma turnê europeia, eles abriram para Jack White em uma turnê de verão e se apresentaram em vários festivais de música importantes, incluindo Sasquatch, Bonnaroo e Lollapalooza. O primeiro single do álbum, "Hold On" foi um sucesso de rádio alcançando o topo na Billboard Adult Alternative Songs Chart e foi considerada a melhor música do ano pela revista Rolling Stone. O New York Times creditou sua rápida ascensão à singular presença de palco de Howard. A banda recebeu três indicações para o Grammy Awards de 2013 na categoria de Melhor Novo Artista, Melhor Performance de Rock por "Hold On" e Melhor Pacote de Gravação por seu álbum de estreia, Boys & Girls.

 

A banda começou a gravar seu segundo álbum no final de 2013, e ficaram mais de um ano no estúdio, sem um objetivo final definido, pois não haviam escrito nenhuma música nova devido à exaustiva agenda de turnês. O seu segundo álbum, Sound & Color, foi lançado em 21 de abril de 2015. Ele estreou no topo na Billboard 200. O primeiro single do álbum "Don't Wanna Fight", foi um hit número 2 na Billboard Adult Alternative Songs Chart. O álbum ganhou 4 Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Álbum de Engenharia, não Clássico, Melhor Performance de Rock e Melhor Canção de Rock por "Don't Wanna Fight".  A banda tocou na VMworld 2015 Party no ATT Park em San Francisco em 2 de setembro de 2015 e no Barclays British Summer Time no Hyde Park, em Londres no dia 8 de julho de 2016. Em 2018, a banda ganhou o Grammy Awards de Melhor Performance de American Roots por sua interpretação de "Killer Diller Blue" no filme The American Epic Sessions. Eles gravaram a música ao vivo no primeiro sistema de gravação de som elétrico restaurado da década de 1920. Em 2018, a banda entrou em um hiato devido ao foco de Howard em seu álbum solo, Jaime, que levou a uma turnê solo em 2019. Em junho de 2020, o guitarrista Heath Fogg lançou o seu primeiro álbum solo sob o nome de Sun on Shade. Em março de 2020, o baterista Steve Johnson se confessou culpado de violência doméstica, assédio e perseguição em relação à sua ex-mulher, após o seu divórcio. Ele recebeu uma pena suspensa de um ano e 24 meses de liberdade condicional. Em 24 de março de 2021, Johnson foi preso sob suspeita de abuso infantil. A acusação foi rejeitada em dezembro de 2021.