alice_in _chains.jpg
Alice in Chains

É uma banda americana de rock. Layne Staley foi vocalista na banda local de glam metal Sleze. A banda passou por várias mudanças de formação, e mudaram o nome para Alice N' Chains em 1986. Staley conheceu o guitarrista Jerry Cantrell em uma festa em Seattle por volta de agosto de 1987. Staley convidou Cantrell para morar com ele no estúdio de ensaios Music Bank. A banda Alice N' Chains logo se separou. A banda de Cantrell, Diamond Lie terminou e ele queria formar uma nova banda. Logo se juntou a ele, o  baterista Sean Kinney e o baixista Mike Starr. Em 1987, Staley também se juntou à banda. Duas semanas após a formação, eles tocaram na Universidade de Washington. A banda adotou o nome da banda anterior de Staley, a Alice in Chains. A demo The Treehouse Tapes foi  gravada em 1988, e a banda assinou um contrato de gravação com a Columbia Records em 1989. O seu primeiro EP We Die Young, foi lançado em julho de 1990. O seu primeiro álbum, Facelift, foi lançado em 21 de agosto de 1990, alcançando a posição 42 na Billboard 200. O álbum produziu o hit "Man in the Box", que alcançou o Top 20 na Billboard Mainstream Rock e cujo vídeo recebeu grande exibição na MTV, e se tornou o primeiro álbum do movimento Grunge de Seattle a ser certificado com Disco de Ouro

 

Mike Starr deixou a banda logo após o concerto do Hollywood Rock no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 22 de janeiro de 1993. Ele foi substituído por Mike Inez, que tocou seu primeiro concerto no dia 27 de janeiro de 1993 no Camden Underworld em Londres. Durante o verão de 1993, o Alice in Chains fez uma turnê no festival de música alternativa Lollapalooza. O seu segundo EP, Jar of Flies, foi lançado em 25 de janeiro de 1994, tornou-se o primeiro lançamento do Alice in Chains no topo na Billboard 200. O seu terceiro álbum, Alice in Chains, ocasionalmente chamada de The Dog Album, The Dog Record, e Tripod, foi lançado em 7 de novembro de 1995 pela Columbia Records. Após o lançamento, Staley entrou na reabilitação por dependência de heroína, e depois voltou a usar novamente, levando a banda a cancelar todas as datas programadas um dia antes do início da turnê, e colocando a banda em hiato. O Alice in Chains ressurgiu em 10 de abril de 1996 no MTV Unplugged. A banda realizou quatro shows apoiando a formação original do Kiss reunida em sua turnê Alive/Worldwide 1996/97, incluindo a apresentação final ao vivo de Layne Staley em 3 de julho de 1996, em Kansas City, Missouri. Logo após o show, Staley foi encontrado sem resposta depois que ele tomou uma overdose de heroína e foi levado ao hospital. Staley se tornou um recluso em seu condomínio em Seattle após a morte de sua ex-noiva Demri Parrott devido a uma overdose de drogas.

 

Layne Staley foi encontrado morto em seu condomínio em Seattle no dia 19 de abril de 2002, devido a uma mistura de heroína e cocaína, conhecida como speedball. A autópsia concluiu que ele morreu no dia 5 de abril, duas semanas antes de seu corpo ser encontrado. Em 18 de fevereiro de 2005, Jerry Cantrell, Mike Inez e Sean Kinney se reuniram para se apresentar pela primeira vez em nove anos no concerto de assistência continuada ao tsunami K-Rock em Seattle. A banda contou com Pat Lachman no vocal. William DuVall se juntou ao Alice in Chains como vocalista durante os shows da banda em 2006, e fez sua primeira apresentação pública com a banda no concerto VH1's Decades Rock Live. O seu quarto álbum, Black Gives Way to Blue, foi lançado em 29 de setembro de 2009, e estreou no quinto lugar na Billboard 200. Em 8 de março de 2011, o ex-baixista Mike Starr foi encontrado morto em sua casa em Salt Lake City. O seu quinto álbum, The Devil Put Dinosaurs Here, foi lançado em 28 de maio de 2013, estreando no segundo lugar na Billboard 200. O seu sexto álbum, Rainier Fog, foi lançado em 24 de agosto de 2018, através pela BMG. O álbum estreou na posição 12 na   Billboard 200. O álbum se tornou o primeiro Top 10 do Alice in Chains, alcançando a nona posição nas paradas de álbuns de Rock & Metal do Reino Unido.