Alice in Chains

É uma banda americana de rock. Layne Staley foi vocalista na banda local de glam metal Sleze. A banda passou por várias mudanças de formação, e mudaram o nome para Alice N' Chains em 1986. Staley conheceu o guitarrista Jerry Cantrell em uma festa em Seattle por volta de agosto de 1987. Staley convidou Cantrell para morar com ele no estúdio de ensaios Music Bank. A banda Alice N' Chains logo se separou. A banda de Cantrell, Diamond Lie terminou e ele queria formar uma nova banda. Logo se juntou a ele, o  baterista Sean Kinney e o baixista Mike Starr. Em 1987, Staley também se juntou à banda. Duas semanas após a formação, eles tocaram na Universidade de Washington. A banda adotou o nome da banda anterior de Staley, a Alice in Chains. A demo The Treehouse Tapes foi  gravada em 1988, e a banda assinou um contrato de gravação com a Columbia Records em 1989. O seu primeiro EP We Die Young, foi lançado em julho de 1990. O seu primeiro álbum, Facelift, foi lançado em 21 de agosto de 1990, alcançando a posição 42 na Billboard 200. O álbum produziu o hit "Man in the Box", que alcança o Top 20 na Billboard's Mainstream Rock e cujo vídeo recebeu grande exibição na MTV, e se tornou o primeiro álbum do movimento Grunge de Seattle a ser certificado em ouro. 

 

Mike Starr deixou a banda logo após o concerto do Hollywood Rock no Rio de Janeiro, Brasil, em 22 de janeiro de 1993, e foi substituído por Mike Inez, que tocou seu primeiro concerto no dia 27 de janeiro de 1993 no Camden Underworld em Londres. Durante o verão de 1993, o Alice in Chains fez uma turnê no festival de música alternativa Lollapalooza. O seu segundo EP, Jar of Flies, foi lançado em 25 de janeiro de 1994, tornou-se o primeiro lançamento do Alice in Chains no topo na Billboard 200. O seu terceiro álbum, Alice in Chains, ocasionalmente chamada de The Dog Album, The Dog Record, e Tripod, foi lançado em 7 de novembro de 1995 pela Columbia Records. Após o lançamento, Staley entrou na reabilitação por dependência de heroína, e depois voltou a usar novamente, levando a banda a cancelar todas as datas programadas um dia antes do início da turnê, e colocando a banda em hiato. O Alice in Chains ressurgiu em 10 de abril de 1996 no MTV Unplugged. A banda realizou quatro shows apoiando a formação original do Kiss reunida em sua turnê Alive/Worldwide 1996/97, incluindo a apresentação final ao vivo de Layne Staley em 3 de julho de 1996, em Kansas City, Missouri. Logo após o show, Staley foi encontrado sem resposta depois que ele tomou uma overdose de heroína e foi levado ao hospital. 

 

Staley se tornou um recluso em seu condomínio em Seattle após a morte de sua ex-noiva Demri Parrott devido a uma overdose de drogas. Layne Staley foi encontrado morto em seu condomínio em Seattle no dia 19 de abril de 2002, devido a uma mistura de heroína e cocaína, conhecida como speedball. A autópsia concluiu que ele morreu no dia 5 de abril, duas semanas antes de seu corpo ser encontrado. Em 18 de fevereiro de 2005, Jerry Cantrell, Mike Inez e Sean Kinney se reuniram para se apresentar pela primeira vez em nove anos no concerto de assistência continuada ao tsunami K-Rock em Seattle. A banda contou com Pat Lachman no vocal. William DuVall se juntou ao Alice in Chains como vocalista durante os shows da banda em 2006, e fez sua primeira apresentação pública com a banda no concerto VH1's Decades Rock Live. O seu quarto álbum, Black Gives Way to Blue, foi lançado em 29 de setembro de 2009, e estreou no quinto lugar na Billboard 200. Em 8 de março de 2011, o ex-baixista Mike Starr foi encontrado morto em sua casa em Salt Lake City. O seu quinto álbum, The Devil Put Dinosaurs Here, foi lançado em 28 de maio de 2013, estreando no segundo lugar na Billboard 200. O seu sexto álbum, Rainier Fog, foi lançado em 24 de agosto de 2018, através pela BMG. O álbum estreou na posição 12 na Billboard 200.

 Rockdigital