Arcade Fire

É uma banda canadense de indie rock. Win Butler e Josh Deu fundaram o Arcade Fire em Montreal em 2001, enquanto eles estavam na McGill University e na Concordia University. A dupla começou a ensaiar seu material na McGill, onde conheceu Régine Chassagne que se juntou a eles. O trio gravou um conjunto de demos e começou a se apresentar ao vivo no segundo semestre de 2001. Naquela época, a banda consistia em Butler, Chassagne, Deu, Tim Kyle, o baixista Myles Broscoe, o guitarrista/baterista Dane Mills e Brendan Reed. A formação inicial da banda em Montreal começou a se dissolver no verão de 2002, durante a gravação do seu EP Arcade Fire. Broscoe saiu da banda após a sessão de gravação, sendo substituído por Richard Reed Parry. Deu deixou a banda para retomar seus estudos. Em 2003, a banda comemorou o lançamento do seu EP com um show na Casa del Popolo, em Montreal. A apresentação terminou com uma discussão entre Butler e Reed, que deixou a banda no palco.

 

Após o fim da banda no palco, o irmão de Butler, William Butler e Tim Kingsbury foram trazidos para substituir Reed e Mills, para que a banda pudesse continuar. Howard Bilerman se juntou à banda na bateria no verão de 2003. O seu primeiro álbum, Funeral, foi lançado em 14 de setembro de 2004. O U2 convidou a banda para abrir os seus shows no Canadá e elegeu a canção "Wake Up" como tema de abertura da Vertigo Tour em 2005 e 2007. Em 2005 a banda se apresentou em seis festivais, Coachella Valley Music and Arts Festival, Sasquatch! Music Festival, Lollapalooza e Reading Festival no Reino Unido, Electric Picnic na Irlanda e Lowlands Festival nos Países Baixos. Em 9 de setembro de 2005, a banda viajou para Nova York e apareceu no especial de TV Fashion Rocks, no qual apresentaram a canção "Wake Up" com David Bowie. Em 11 de setembro apareceram na série musical britânica Top of the Pops com a canção "Rebellion (Lies)". No Brasil, a banda se apresentou em outubro de 2005 no Tim Festival.

 

O seu segundo álbum, Neon Bible, foi lançado em 5 de março de 2007, e estreou no topo das paradas de álbum do Canadá e em segundo lugar na Billboard 200. O álbum é o primeiro com o baterista Jeremy Gara e a violinista Sarah Neufeld como membros da banda. O seu terceiro álbum, The Suburbs, foi lançado em 2 de agosto de 2010.  O álbum estreou no topo na parada de álbuns irlandeses, na UK Albums Chart, na Billboard 200, e na parada de álbuns do Canadá. O Álbum também ganhou o Grammy Awards, o BRIT Awards, o Juno Awards e o Polaris Music Prize em 2011. O quarto álbum, Reflektor, foi lançado em 29 de outubro de 2013. A banda retornou ao Brasil na Reflektor Tour, como atração principal do Lollapalooza Brasil de 2014. O seu quinto álbum, Everything Now, foi lançado em 28 de julho de 2017. Em julho de 2017, a canção "Everything Now" tornou-se o primeiro single do Arcade Fire a alcançar o topo na Billboard Hot 100. Em 2017, o Arcade Fire se apresentou novamente no Brasil, no dia 8 de dezembro no Rio de Janeiro na Jeunesse Arena, e no dia 9 em São Paulo, na Arena Anhembi

 Rockdigital