Arch Enemy

​​​​​​​​​

É uma banda sueca de death metal melódico. A banda foi originalmente criada quando Michael Amott deixou a banda Carcass. Ele e seu irmão mais novo, Christopher da banda Armageddon, se uniram ao vocalista Johan Liiva e ao baterista Daniel Erlandsson. O seu primeiro álbum, Black Earth, foi lançado em 12 de dezembro de 1996 pela Wrong Again Records. O álbum foi bem recebido no Japão, alcançando a rotação da MTV com o vídeo do seu primeiro single "Bury Me an Angel". Após o lançamento do álbum, a banda trocou de gravadora, assinando um contrato com a Century Media. O seu segundo álbum, Stigmata, foi lançado em 5 de maio de 1998, com o baixista Martin Bengtsson e o baterista Peter Wildoer se juntando à banda. Também foi o primeiro álbum do Arch Enemy a ser lançado mundialmente. Em 1999, o baixista Sharlee D'Angelo foi contratado e o baterista Daniel Erlandsson foi novamente recrutado. O seu terceiro álbum, Burning Bridges, foi lançado em 21 de maio de 1999. Durante o ciclo de turnê do álbum, D'Angelo foi temporariamente substituído por Dick Lövgren e depois por Roger Nilsson. Em novembro de 2000, o vocalista Johan Liiva saiu da banda e foi substituído pela vocalista alemã Angela Gossow.

 

O seu quarto álbum, Wages of Sin, foi lançado em 25 de abril de 2001 no Japão e no dia 18 de março de 2002 foi lançado mundialmente. Em dezembro do mesmo ano, o Arch Enemy participou do Japan's Beast Feast 2002. O seu quinto álbum, Anthems of Rebellion, foi lançado em 23 de julho de 2003. Em junho de 2004, a banda embarcou em mais uma turnê no Japão. O seu sexto álbum, Doomsday Machine, foi lançado em 26 de julho de 2005. Logo em seguida, o guitarrista Christopher Amott deixou a banda para focar-se na sua vida pessoal. Ele foi substituído por Fredrik Åkesson em setembro de 2005. Christopher retornou, permanentemente, em março de 2007. Åkesson saiu para se tornar o guitarrista solo da banda Opeth, em maio de 2007. O seu sétimo álbum, Rise of the Tyrant, foi lançado em 24 de setembro de 2007 na Europa e no dia seguinte nos EUA. O álbum alcançou a posição 84 na Billboard 200, melhor colocação da banda nas paradas. A banda tocou no Bloodstock Open Air Festival em agosto de 2007. No primeiro semestre de 2009, a banda e excursionou pela Europa e América do Sul, e em seguida, tocou no Dubai Desert Rock Festival. O seu oitavo álbum, Khaos Legions, foi lançado em 31 de maio de 2011.

 

Em 03 de março de 2012, foi anunciado na página do Facebook da banda que Christopher Amott mais uma vez deixou a banda. Ele foi substituído por Nick Cordle. O seu nono álbum, War Eternal, foi lançado em 4 de junho de 2014. Em 17 de março de 2014, Angela Gossow anunciou a sua saída da banda e foi substituta por Alissa White-GluzAngela permaneceu como gerente de negócios da banda. Durante a turnê norte-americana do álbum, o guitarrista Nick Cordle deixou a banda. Christopher Amott volta temporariamente para a banda para o restante da turnê. Em novembro de 2014, o guitarrista Jeff Loomis foi anunciado como o seu substituto oficial e se juntou à banda para sua turnê europeia. Em 22 de janeiro de 2016, os membros fundadores do Arch Enemy formaram um projeto paralelo chamado Black Earth. Composto por Liiva e Christopher, Erlandsson, Michael Amott e Sharlee D'Angelo, a banda fez uma turnê no Japão em maio de 2016 para comemorar o 20º aniversário do Arch Enemy e o lançamento do primeiro álbum, Black Earth. O seu décimo álbum, Will to Power, foi lançado em 8 de setembro de 2017 pela Century Media Records. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard Top Hard Rock Albums.

 Rockdigital