Opeth

 

É uma banda sueca de death metal. A banda foi formada em 1989 em Estocolmo na Suécia pelo vocalista David Isberg e o baixista Mikael Åkerfeldt. O nome da banda foi retirado do romance The Sunbird de Wilbur Smith. Neste romance, Opet é o nome fictício de uma cidade fenícia na África do Sul. A banda não gravou uma demo para assinar com uma gravadora. Lee Barrett, fundador da Candlelight Records, ouviu uma fita de ensaio do Opeth e decidiu assinar um contrato com a banda em 1994. O seu primeiro álbum, Orchid, foi lançado em 15 de maio de 1995. Devido a problemas de distribuição com a recém-formada gravadora, o álbum só foi lançado na Europa. O álbum Morningrise, foi lançado em 24 de junho de 1996 na Europa, e em 24 de junho de 1997 nos Estados Unidos pela Century Black. O álbum foi um enorme sucesso. O Opeth visitou o Reino Unido promovendo o álbum, seguido por uma turnê escandinava com a banda Cradle of Filth. Após a turnê, Åkerfeldt e Lindgren demitiram De Farfalla por motivos pessoais, sem o consentimento de Nordin. Quando Åkerfeldt informou a Nordin, que estava de férias no Brasil, Nordin deixou a banda e permaneceu no Brasil por motivos pessoais. O baterista Martín López e o baixista Martín Méndez responderam a um anúncio em uma loja de música. O seu terceiro álbum, My Arms, Your Hearse, foi lançado em 18 de agosto de 1998 pela Century Media.

 

O seu quarto álbum, Still Life, foi lançado em 18 de outubro de 1999 pela Peaceville Records. Devido a problemas com nova rede de distribuição da banda, o álbum não foi lançado nos Estados Unidos até fevereiro de 2001. Esse foi o primeiro álbum que incluiu o logo da banda. O seu quinto álbum de estúdio, Blackwater Park, foi lançado em 12 de março de 2001. Para divulgação do álbum, o Opeth embarcou em sua primeira turnê mundial, iniciando pela Europa pela primeira vez, e fez uma aparição no Wacken Open Air Festival na Alemanha. Jonas Renkse da banda Katatonia, um amigo de longa data de Åkerfeldt, sugeriu que o Opeth lançasse dois álbuns separados, um pesado e um suave. O álbum pesado Deliverance foi lançado em 12 de novembro de 2002, e estreou na posição 19 na parada de álbuns independentes dos EUA, marcando a primeira aparição da banda nas paradas americanas. O álbum suave, Damnation foi lançado em 22 de abril de 2003, e a banda recebeu sua primeira aparição na Billboard 200 no número 192. O álbum também ganhou o Grammy Award sueco 2003 de Melhor performance de Hard rock. O seu oitavo álbum, Ghost Reveries, foi lançado em 30 de agosto de 2005. O Opeth excursionou no palco principal da Gigantour em 2006, ao lado da banda Megadeth

 

Em 17 de maio de 2007, Peter Lindgren anunciou que estaria deixando a banda depois de 16 anos. O ex-Arch Enemy o guitarrista Fredrik Åkesson substituiu Lindgren. Em 2010, para comemorar o seu 20º aniversário, o Opeth realizou seis shows Evolução XX: An Opeth Anthology na turnê mundial, de 30 de março a 09 de abril. Em abril de 2011, o Opeth anunciou que Per Wiberg estava sendo dispensado. O seu décimo álbum, Heritage, foi lançado em 14 de setembro de 2011, em sua primeira semana de lançamento álbum alcançou a posição 19 na Billboard 200, e estreou na posição 4 na Suécia. Em 2015, Opeth tocou em vários shows para celebrar o 25º aniversário da banda. Em 15 de junho de 2016, a banda assinou com a Nuclear Blast Entertainment. O seu décimo primeiro álbum, Pale Communion, foi lançado em 25 de agosto de 2014. É o primeiro álbum do tecladista Joakim Svalberg. O álbum estreou na posição 19 na Billboard 200. O seu décimo segundo álbum, Sorceress, foi lançado em 30 de setembro de 2016. O seu décimo terceiro álbum, In Cauda Venenum, foi lançado em 27 setembro de 2019. O álbum foi lançado na versão em idioma sueco e uma versão em inglês.

 Rockdigital