top of page
megadeth.jpg
megad.png
Megadeth - Trust
00:00 / 00:25
Megadeth

É uma banda americana de Thrash Metal. Em 1983. O guitarrista Dave Mustaine foi expulso do Metallica pouco antes da banda gravar o seu primeiro álbum, Kill 'Em All, por problemas com álcool e Drogas. Na viagem de ônibus de volta para Los Angeles, Mustaine encontrou um panfleto do senador Alan Cranston da California, que dizia: "O arsenal da megadeath não pode ser eliminado, não importa o que os tratados de paz venham a fazer". Em abril de 1983, ele formou a banda Fallen Angels. Nesse período, o nome da banda foi alterado para MegadethMustaine adicionou o baixista David Ellefson e o guitarrista Greg Handevidt e o baterista Lee Rauch, e o Megadeth gravou a fita demo, Last Rites, que foi lançada em 9 de março de 1984. O seu primeiro show foi em 17 de fevereiro no Ruthie's Inn, em Berkeley, na Califórnia, com Kerry King do Slayer na guitarra base. King voltou para o Slayer e Rauch foi substituído pelo baterista Gar Samuelson. O guitarrista Chris Poland se juntou ao Megadeth em dezembro de 1984. Mustaine assinou um contrato de gravação com a Combat Records, uma gravadora independente de Nova York. O seu primeiro álbum, Killing Is My Business... and Business Is Good!, foi lançado em 12 de junho de 1985. A capa frontal marcou a estreia do mascote da banda Vic Rattlehead. O seu segundo álbum, Peace Sells... But Who's Buying, foi lançado em 19 de setembro de 1986. A banda assinou um contrato com a Capitol Records. O seu terceiro álbum, So Far, So Good... So What!, foi lançado em 19 de janeiro de 1988. Mustaine foi preso por dirigir sob influência e posse de narcóticos após bater em um veículo estacionado ocupado por um policial de folga.

 

Ele entrou em reabilitação de drogas ordenada pelo tribunal logo depois e ficou livre das drogas pela primeira vez em 10 anos. Marty Friedman ocupou o cargo de guitarrista por recomendação da Capitol. Em 1990, o Megadeth se juntou ao Slayer, Testament e Suicidal Tendencies para a turnê europeia Clash of the Titans, com várias bandas americanas de Thrash Metal. Em janeiro de 1991, a banda se apresentou no segundo festival Rock in Rio, no Brasil. O seu quinto álbum, Countdown to Extinction, foi lançado em 14 de julho de 1992. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. O álbum recebeu uma indicação para Melhor Performance de Metal no Grammy Awards de 1993. Em 1995, o Megadeth fez uma aparição no festival Monsters of Rock no Brasil. Após completar a extensa turnê mundial, o Megadeth tirou uma folga na maior parte de 1996 e quase se separou. O seu sétimo álbum de estúdio, Cryptic Writings, foi lançado em 17 de junho de 1997 pela Capitol Records. O álbum alcançou a décima posição na Billboard 200. Seu primeiro single, "Trust", se tornou a música mais bem colocada do Megadeth no Billboard Mainstream Rock Tracks, na quinta posição, e foi indicada para Melhor Performance de Metal no Grammy Awards de 1998. O seu oitavo álbum, Risk, foi lançado em 31 de agosto de 1999. O álbum foi um fracasso comercial. Foi o último álbum com o guitarrista Marty Friedman. Em janeiro de 2000, o guitarrista Al Pitrelli se tornou o seu substituto. O Megadeth deixou a Capitol Records em julho de 2000. Em novembro, o Megadeth assinou com a Sanctuary Records

 

No dia 3 de abril de 2002, Mustaine decide encerrar temporariamente o Megadeth por problemas em um nervo no seu braço. O seu décimo álbum de estúdio, The System Has Failed, foi lançado em 14 de setembro de 2004. O álbum foi destinado a ser um álbum solo de Mustaine, mas foi renomeado com o nome Megadeth como resultado de obrigações contratuais. O seu décimo quarto álbum, Super Collider, foi lançado em 4 de junho de 2013 pela Tradecraft, gravadora criada por Mustaine. O álbum estreou na sexta posição na Billboard 200. O guitarrista Kiko Loureiro, do Angra, foi contratado. O seu décimo quinto álbum de estúdio, Distopia, foi lançado em 22 de janeiro de 2016. O álbum estreou na terceira posição na Billboard 200, e conquistou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Metal com a faixa-título após 12 indicações. No dia 21 de maio de 2016, Nick Menza desmaiou no palco durante o show da banda OHM em um show no Studio City, Califórnia, e foi declarado morto ao chegar em um hospital próximo. Ele tinha 51 anos  Em 17 de junho, foi anunciado que Mustaine teve um diagnóstico de câncer de garganta. Em maio de 2021, vídeos sexualmente explícitos de Ellefson com um menor, causou a sua demissão da banda. James LoMenzo retornou ao baixo em maio de 2022. O seu décimo sexto álbum, The Sick, the Dying... and the Dead!, foi lançado em 2 setembro de 2022, com Steve Di Giorgio do Testament como baixista de sessão. Em 23 de junho de 2023, o ex-baterista Lee Rausch faleceu aos 58 anos. Em 6 de setembro de 2023, o guitarrista Kiko Loureiro saiu da banda e foi substituído por Teemu Mäntysaari que se tornou o guitarrista principal.  

 

bottom of page