top of page
slayer.jpg
Slayer

Foi uma banda americana de Thrash Metal. A banda foi formada em 1981, quando o guitarrista Kerry King encontrou Jeff Hanneman numa audição. Os dois recrutaram o baixista e vocalista Tom Araya, que havia tocado com King anteriormente em outra banda. O baterista Dave Lombardo foi recrutado quando ele conheceu King entregando pizza. A banda começou tocando versões cover do Iron Maiden e Judas Priest em clubes e festas no sul da Califórnia. A banda se apresentou no Woodstock Club em Los Angeles, e foi vista por Brian Slagel, fundador da Metal Blade Records, que se reuniu com a banda no backstage e pediu-lhes para gravar uma canção original para a sua compilação, Metal Massacre III, lançada em 1983. A banda criou a canção "Aggressive Perfector", e assinou um contrato de gravação com a Metal Blade. O seu primeiro álbum, Show No Mercy, foi lançado em dezembro de 1983. O Slayer lançou o EP, Haunting the Chapel, em agosto de 1984. Após o lançamento do EP, o Slayer estreou na Europa no Heavy Sounds Festival na Bélgica fazendo a abertura para a UFO. Após a turnê nos Estados Unidos, King se juntou a Dave Mustaine e sua nova banda Megadeth, e King saiu após cinco shows O seu terceiro álbum, Reign in Blood, foi lançado em outubro de 1986, e se tornou o primeiro álbum da banda a figurar na Billboard 200, na posição 94. O baterista Lombardo deixou a banda e foi substituído por Tony Scaglione. Aa esposa de Lombardo o convenceu a retornar à banda em 1987.

 

Em maio de 1992, Lombardo saiu novamente, devido a conflitos com outros membros, e formou a sua própria banda, a Grip Inc., e o Slayer recrutou o baterista Paul Bostaph no seu lugar. O Slayer se apresentou no festival Monsters of Rock, no Castle Donington. O seu sexto álbum, Divine Intervention, lançado em setembro de 1994, alcançando o oitavo lugar na Billboard 200. Ainda em 1994, eles tocaram no festival Monsters of Rock na edição do Brasil como uma das principais atrações. Em 1996, Bostaph deixou o Slayer, sendo recrutado o baterista Jon Dette do Testament, mas foi despedido depois de um ano, devido a um conflito com os membros da banda, e Bostaph retornou para continuar a turnê. O seu nono álbum, God Hates Us All foi lançado em 11 de setembro de 2001, mesmo dia dos atentados terroristas ao World Trade Center. O baterista Paul Bostaph deixou a banda logo antes do natal de 2001, devido a uma lesão crônica no cotovelo, e Dave Lombardo retornou para terminar o resto da turnê como membro permanente. O seu décimo álbum, Christ Illusion foi lançado em 8 de agosto de 2006, e estreou em quinto lugar na Billboard 200. O single "Eyes of the Insane" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Metal em 2006. A banda lançou uma edição especial de Christ Illusion e a faixa bônus, "Final Six", ganhou o Grammy Awards também de Melhor Performance de Metal em 2008.

 

Em fevereiro de 2011, Jeff Hanneman foi acometido por uma infecção em seu braço direito e teve de entrar em tratamento médico. Em 23 de abril de 2011, no show americano do Big 4, Hanneman se juntou a seus colegas de banda para tocar as duas últimas músicas no show. A banda se apresentou no Rock in Rio de 2013 no Brasil, no último dia de apresentações. No dia 21 de fevereiro de 2013, o baterista Dave Lombardo foi despedido do Slayer, e foi substituído por John Dette na Soundwave. Jeff Hanneman faleceu no dia 2 de maio de 2013 de cirrose relacionada ao álcool, em um hospital no sul da Califórnia, perto de sua casa. O guitarrista do Exodus, Gary Holt, foi contratado como substituto de Hanneman. Foi confirmado que Lombardo estava oficialmente fora do Slayer pela terceira vez e, em maio, Paul Bostaph voltou à banda. O Slayer assinou um contrato com a Nuclear Blast Records. O seu décimo segundo álbum, Repentless, foi lançado em 11 de setembro de 2015, alcançando o quarto lugar na Billboard 200.  Em 22 de janeiro de 2018, o Slayer anunciou a sua turnê mundial de despedida, que começou na América do Norte em maio e junho. O Slayer fez um show no México no Force Fest em outubro de 2018. A turnê de despedida continuou em 2019, resultando em mais de 150 apresentações e passando por 30 países. O último show da banda ocorreu no The Forum, em InglewoodLos Angeles, no dia 30 de novembro de 2019.

bottom of page