Badfinger

 

Foi uma banda britânica de power pop. A banda The Panthers foi formada em 1961 em Swansea, País de Gales, com Pete Ham na guitarra, Ron Griffiths no baixo, David Dai Jenkins na guitarra rítmica e Roy Anderson na bateria. Depois de tocar com vários nomes, incluindo The Black Velvets e Wild Ones, em 1964 eles se estabeleceram com The Iveys. Em março de 1965, Roy saiu e foi substituído por Mike Gibbins. Em junho de 1966, Bill Collins começou a administrar a banda. Em agosto de 1967, Dai Jenkins foi convidado a deixar a banda, e foi substituído pelo guitarrista Tom Evans. O produtor da Apple RecordsPeter Asher viu o The Iveys se apresentar no Marquee Club, em Londres, no dia 25 de janeiro de 1968. A banda convenceu Mal Evans, roadie dos Beatles e Asher, a fazer um teste na gravadora. O The Iveys lançou o seu álbum, Maybe Tomorrow, em 4 de julho de 1969. Paul McCartney deu para eles a canção "Come And Get It", que alcançou a posição 4 na UK Singles Chart. a banda. No final de 1969, para evitar confusões com uma banda mais antiga, chamada The Ivy League, mudaram então o nome para BadfingerGriffiths saiu e foi substituído por Tom Evans. O seu primeiro álbum, Magic Christian Music, em 9 de janeiro de 1970.

 

Joey Molland foi contratado para ser o guitarrista. O seu segundo álbum, No Dice, foi lançado em 9 de novembro de 1970. A banda começou a viver com os seus familiares em uma casa, em comunidade, vivendo com uma mesada bem curta dada pelo empresário da banda, Stan Polley. O seu quarto álbum, Ass, foi lançado em 26 de novembro de 1973. A partir de então, apenas os Beatles lançaram álbuns no rótulo da Apple Records. O seu quinto álbum, Badfinger, foi lançado em fevereiro de 1974 pela Warner Bros. Records. O seu sexto álbum de estúdio, Wish You Were Here, foi lançado em 15 de novembro de 1974. Problemas com a Warner fizeram com que o álbum fosse recolhido. Dificuldades financeiras surgiram, com milhares de dólares indo parar nas mãos de advogados e, desta vez, era Pete Ham que ameaçava deixar a banda. Ainda em 1974, o tecladista Bob Jackson ocupou o lugar de Pete. No fim do ano era a vez de Joey Molland deixar a banda. O álbum de estúdio, Head First, foi gravado em dezembro de 1974 a janeiro de 1975, e as gravações foram arquivadas quando surgiram dificuldades legais entre a banda e a Warner. O contrato com a Warner foi cancelado e Pete Ham, muito abalado com tudo o que aconteceu, comete suicídio se enforcando no dia 24 de abril, em sua própria casa. 

 

Um dia antes, Pete ficou sabendo que Stan Polley, o empresário da banda, havia fugido com todo o dinheiro da banda. O seu sétimo álbum, Airwaves, lançado em março de 1979 pela Elektra Records, uma gravadora irmã da Warner Bros. O seu nono álbum, Say No More, foi lançado em 17 de janeiro de 1981 pela Radio Records. O álbum foi um fracasso. A instabilidade entre Molland e Evans apressou o final do Badfinger. Vários atritos entre os dois amigos fizeram com que cada um montasse seu próprio Badfinger. Molland procurou o sindicato e conseguiu impedir Evans de usar o nome da banda que ele próprio havia criado. Em 19 de novembro de 1983, Tom Evans, em profundo estado de depressão, também cometeu suicídio, enforcando-se no quintal de sua casa. O seu sétimo álbum, Head First, ficou arquivado por 25 anos, sendo lançado como o seu oitavo álbum em 14 de novembro de 2000. Em 4 de outubro de 2005, Mike Gibbins morreu de causas naturais. Stan Polley morreu em 20 de julho de 2009 na Califórnia. Joey Molland excursiona como Joey Molland's Badfinger. Em 2015, o ex-membro Bob Jackson formou sua própria versão do Badfinger e realizou uma turnê de 23 shows no Reino Unido. 

 Rockdigital