The Beach Boys

É uma banda de rock americana. Formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, a banda original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Lovee e o amigo Alan Jardine. No início dos anos 1960 começam a experimentar as primeiras gravações de "Surfin". Em 1961 é fundada The Beach Boys, até então chamada Pendletones, Kenny & Cadets e Carl and Passions. O seu primeiro álbum, Surfin 'Safari, foi lançado em 1 de outubro de 1962 pela Capitol Records. O seu segundo álbum, Surfin' USA, foi lançado em 25 de março de 1963. Uma polemica na época foi a canção título "Surfin' USA", que foi tirada da canção "Sweet Little Sixteen" de Chuck Berry. Brian teve que oficialmente dar o crédito a Berry pela canção após a ameaça de uma ação judicial. O seu terceiro álbum, Surfer Girl, lançado em 16 de setembro de 1963, que marca a liderança de Brian pela primeira vez como produtor.

 

Em dezembro de 1964, Brian assume consumir maconha, alegando sentir os efeitos sobre suas composições. O seu oitavo álbum, The Beach Boys Today!, foi lançado em 8 de março de 1965, e alcança o quarta posição na Billboard 200. O seu décimo primeiro álbum, Pet Sounds, foi lançado em 16 de maio de 1966, chegando ao número 10 na Billboard 200. O seu terceiro single "Good Vibrations" foi lançado em 10 de outubro de 1966. É um dos clássicos mais produzido do rock. Brian Wilson nesta época estava abusando do LSD, além de sua doença diagnosticada anos depois, a esquizofrenia, estar sendo mal cuidada. Além disso, uma série de problemas com a banda contribuiu para a piora de Brian. O seu décimo terceiro álbum, Wild Honey, foi lançado em 18 de dezembro de 1967, marca o primeiro álbum da banda sem a liderança de Brian Wilson, que se afasta, revelando o talento criativo dos outros membros. Ele retornou somente em 1976. Em 1988, o Beach Boys foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame

 

A banda continua a se apresentar em turnês, mas apenas com uma fração de seus integrantes originais, e em 2011 anunciaram uma nova turnê com os integrantes originais. O seu vigésimo nono álbum, That’s Why God Made Radio, foi lançado em 05 de junho de 2012 pela Capitol. O álbum foi gravado de forma a coincidir com os 50 anos da banda. O álbum alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. No final de setembro de 2012, as agências de notícias começaram a relatar que Love havia demitido Brian Wilson do Beach Boys. Love e Johnston continuaram se apresentando sob a marca Beach Boys, enquanto Wilson, Jardine e Marks continuaram em turnê como um trio. Em julho de 2018, Wilson, Jardine, Love, Johnston e Marks se reuniram para uma sessão única de perguntas e respostas, moderada pelo diretor Rob Reiner na Capitol Records Tower em Los Angeles. Foi a primeira vez que a banda apareceu em público desde a turnê de 2012.

 

 Rockdigital