The Beach Boys
É uma banda americana de Rock Surf. Formada em Hawthorne, na Califórnia, em 1961, a banda original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. No início dos anos 1960 começam a experimentar as primeiras gravações de "Surfin". Em 1961 é fundada a The Beach Boys, até então chamada Pendletones, Kenny & Cadets e Carl and Passions. O seu primeiro álbum, Surfin 'Safari, foi lançado em 1 de outubro de 1962 pela Capitol Records. O seu segundo álbum, Surfin' USA, foi lançado em 25 de março de 1963. Uma polemica na época foi a canção título "Surfin' USA", que foi tirada da canção "Sweet Little Sixteen" de Chuck Berry. Brian teve que oficialmente dar o crédito a Berry pela canção após a ameaça de uma ação judicial. O seu terceiro álbum, Surfer Girl, lançado em 16 de setembro de 1963, que marca a liderança de Brian pela primeira vez como produtor. Em dezembro de 1964, Brian assume consumir maconha, alegando sentir os efeitos sobre suas composições. O seu oitavo álbum, The Beach Boys Today!, foi lançado em 8 de março de 1965, e alcança o quarta posição na Billboard 200. O seu décimo primeiro álbum, Pet Sounds, foi lançado em 16 de maio de 1966.
O seu décimo segundo álbum, Smiley Smile, foi lançado em 18 de setembro de 1967. O terceiro single do álbum, "Good Vibrations", alcançou o topo na UK Singles Chart e na Billboard Hot 100. Brian Wilson nesta época estava abusando do LSD, além de sua doença diagnosticada anos depois, a esquizofrenia, estar sendo mal cuidada. Além disso, uma série de problemas com a banda contribuiu para a piora de Brian. O seu décimo terceiro álbum, Wild Honey, foi lançado em 18 de dezembro de 1967, e marca o primeiro álbum da banda sem a liderança de Brian Wilson, que se afasta para tratamento. Ele retornou somente em 1976. Em 1983, as tensões entre Dennis e Love aumentaram a tal ponto que cada um obteve uma ordem de restrição contra o outro. Após a readmissão de Brian, Dennis recebeu um ultimato após sua última apresentação em novembro de 1983 para se internar na reabilitação por seus problemas com álcool. Dennis foi para a reabilitação, mas em 28 de dezembro, ele se afogou aos 39 anos em Marina del Rey enquanto mergulhava do barco de um amigo tentando recuperar itens que ele havia jogado ao mar em um ataque de raiva. Em 1988, o Beach Boys foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. No início de 1997, Carl foi diagnosticado com câncer de pulmão e cérebro após anos fumando muito. Carl faleceu em 6 de fevereiro de 1998, aos 51 anos.
A banda continua a se apresentar em turnês, mas apenas com uma fração de seus integrantes originais, e em 2011 anunciaram uma nova turnê com os integrantes originais. O seu vigésimo nono álbum, That’s Why God Made Radio, foi lançado em 05 de junho de 2012 pela Capitol. O álbum foi gravado de forma a coincidir com os 50 anos da banda. O álbum alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. No final de setembro de 2012, as agências de notícias começaram a relatar que Love havia demitido Brian Wilson do Beach Boys. Love e Johnston continuaram se apresentando sob a marca Beach Boys, enquanto Wilson, Jardine e Marks continuaram em turnê como um trio. Em julho de 2018, Wilson, Jardine, Love, Johnston e Marks se reuniram para uma sessão única de perguntas e respostas na Capitol Records Tower em Los Angeles. Foi a primeira vez que a banda apareceu em público desde a turnê de 2012. Em 8 de fevereiro de 2023,a Grammy Salute to the Beach Boys foi gravado no Dolby Theatre em Hollywood, na Califórnia. A gravação contou com Wilson, Jardine, Marks, Johnston e Love, como convidados especiais.