Bidê ou Balde
É uma banda de Rock brasileira. A banda foi formada em 1998 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Influenciada principalmente pelo Rock da década de 1980. A banda foi composta inicialmente pelo vocalista Carlinhos Carneiro, os guitarristas Rossato e Leandro Sá, a tecladista Kátia Aguiar, o baixista André Surkamp e o baterista Pedro Hahn. O seu primeiro álbum, Se Sexo É O Que Importa Só O Rock É Sobre Amor, foi lançado em 2000 pela Antídoto/Abril Music. Esse trabalho trouxe como grande destaque a música “Melissa”, cujo vídeo clipe garantiu à banda o prêmio VMB da MTV Brasil na categoria Artista Revelação, em 2001. A segunda faixa do álbum, foi uma versão em português para a música “Buddy Holly” composta por Rivers Cuomo e gravada no primeiro álbum da banda Weezer. Outra música do álbum que se tornou bastante conhecida foi “E Por Que Não?”, parte integrante da coletânea, Acústico MTV – Bandas Gaúchas, pela Sony BMG Music Entertainment.
Alguns anos depois, a canção rendeu à banda processos com acusações de incentivo ao incesto e pedofilia e foi retirada do repertório dos shows. O seu primeiro EP, Para Onde Voam os Ventiladores de Teto no Inverno?, foi lançado em 2001. O seu segundo álbum, Outubro Ou Nada, foi lançado em 2002 pela Antídoto. Os singles deste disco foram “Hollywood #52”, “Soninho” e “Cores Bonitas”. O seu segundo EP, Exijo Respeito! Quero Viver!, foi lançado em 2002. O álbum foi realizado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. O seu terceiro álbum de estúdio, É Preciso dar Vazão Aos Sentimentos, foi lançado em 2004 pela L&C Editora. A sonoridade da banda muda um pouco nesse trabalho. Fica mais forte a presença do som das guitarras e o teclado muda de mãos, com a saída de Katia Aguiar e a entrada de Vivi Peçaibes. A partir de 2005, com a saída de Pedro Hahn, o Bidê ou Balde deixa de ter um baterista fixo. A banda lançou duas versões para esse álbum.
A primeira, com 10 músicas, de capa prata e com a participação de Marcelo Nova na canção “Hoje”, um cover do Camisa de Vênus, e foi vendida nos shows da banda. A segunda tem a capa branca, sem a participação do Marcelo Nova, e com quatro faixas bônus remixadas. Essa última versão do álbum foi vendida nas bancas de jornais, distribuída pela revista Outracoisa, idealizada pelo cantor Lobão. O seu terceiro EP, Adeus, Segunda-feira Triste, foi lançado em 2011. O seu quarto álbum, Eles São Assim. E Assim Por Diante, foi lançado em dezembro de 2012 de forma independente. O álbum tem a participação especial de Renato Borghetti. O seu quinto álbum, Gilgongo! ou, a Última Transmissão da Rádio Ducher, foi lançado em outubro de 2015, em parceria com o selo paulista Hearts Bleed Blue. Foi um álbum conceitual e Renato Borghetti tem participação especial novamente.