Weezer

É uma banda americana de rock alternativo. O vocalista e guitarrista Rivers Cuomo se mudou para Los Angeles em 1989 com sua banda de metal do ensino médio, Avant Garde, mais tarde renomeada para Zoom. Depois que a banda se separou, Cuomo conheceu o baterista Patrick Wilson e foi morar com ele e o amigo de Wilson, Matt Sharp. Wilson e Cuomo formaram a banda Fuzz, e recrutaram o baixista Scottie Chapman, que saiu depois de alguns shows e a banda se transformou na Sixty Wrong Sausages, com Pat Finn no baixo e Jason Cropper na guitarra, mas logo a banda se separou. Cuomo se mudou para Santa Mônica e gravou dezenas de demos. Sharp se juntou a Cuomo e Wilson e se tornou o baixista e gerente da banda. O Weezer se formou em 14 de fevereiro de 1992. A banda teve o seu primeiro ensaio no dia 14 de Fevereiro de 1992 e a primeira atuação aconteceu na abertura do concerto da banda Dogstar de Keanu Reeves. O Weezer assinou com a Geffen Records em 25 de Junho de 1993. Durante as gravações, o guitarrista Jason Cropper saiu e foi substituído por Brian Bell.

 

A banda lançou o seu primeiro álbum Weezer, também conhecido como The Blue Album, em 10 de maio de 1994. O segundo vídeo "Buddy Holly" apresentava filmagens da sitcom televisiva Happy Days, e atingiu uma transmissão notável na MTV e fez com que eles ganhassem quatro MTV Video Music Awards, e dois Billboard Music Awards. O vídeo-clipe também se encontra no CD do sistema operacional Windows 95 da Microsoft. Tornou-se o álbum mais bem sucedido do Weezer. Em 1997, Patrick Wilson,  Matt Sharp, Brian Bell e Rivers Cuomo saíram do Weezer para trabalhar nas suas bandas paralelas. Em Fevereiro de 1998, Rivers saiu de Boston e regressou a Los Angeles. Pat Wilson e Brian Bell se juntaram a Cuomo em Los Angeles para começar o trabalho para o álbum seguinte. A banda decidiu escolher Mikey Welsh para a substituir Matt Sharp. No Verão de 2000, o Weezer saiu em turnê na Vans Warped Tour e gravam o seu terceiro álbum, The Green Album que foi lançado em 15 de maio de 2001. Em 16 de Agosto de 2001, a MTV anunciou que o baixista Mikey Welsh deu entrada num hospital psiquiátrico. O seu paradeiro era até então desconhecido. Scott Shriner foi o substituto temporário de Welsh

 

O seu quinto álbum, Make Believe, foi lançado a 10 de maio de 2005. O primeiro single do álbum, "Beverly Hills", tornou-se a primeira música dos Weezer a alcançar o topo na Billboard Modern Rock Tracks. O seu sexto álbum, Weezer, também conhecido como The Red Album foi lançado em 3 de junho de 2008. O principal single, "Pork and Beans", esteve no topo da Billboard Modern Rock Tracks durante 11 semanas, e o seu vídeo musical venceu o Grammy Award de Melhor Vídeo Musical. Em Dezembro de 2009, a banda assinou com a editora independente Epitaph. A banda também gravou um cover de "I'm a Believer" para o filme Shrek para Sempre. Em 8 de Outubro de 2011 o antigo baixista Mikey Welsh foi encontrado morto num quarto de hotel de Chicago, Illinois. A banda se apresentou em Chicago no dia seguinte e dedicaram o concerto a Welsh. O seu décimo álbum, Weezer, também conhecido como The White Album foi lançado em 1 de abril de 2016. O seu décimo quarto álbum, Van Weezer, seria lançado em 15 de maio de 2020, mas foi adiado devido à pandemia do COVID-19.

 Rockdigital