Toto

É uma banda de rock americana. A banda foi formada em 1977 por seis músicos de estúdio. O tecladista David Paich tocou em diversas sessões com o baterista Jeff Porcaro, os dois começaram a discutir a possibilidade de formar sua própria banda. Reuniram-se com o baixista David Hungate. Também convidaram o guitarrista Steve Lukather e o tecladista Mike Porcaro irmão de Jeff. Com a adição do vocalista Bobby Kimball, a banda começou a trabalhar em seu primeiro álbum em 1977, após assinar com a Columbia Records. O baixista David Hungate tinha escrito o nome Toto numa das fitas demos e explicou ao grupo que o termo Toto significava Universal em latim, e a banda adotou o nome. O seu primeiro álbum, Toto, foi lançado em 15 de outubro de 1978, que alcançou a posição 9 na Billboard 200, ganhando popularidade com o single "Hold The Line". No começo de 1979 a banda partiu para sua primeira turnê americana. O seu quarto álbum, Toto IV, foi lançado em 8 de abril de 1982. O álbum continha três singles que atingiram o Top 10 da Billboard Hot 100, "Rosanna"; "Africa" e "I Won't Hold You Back". O álbum ganhou seis prêmios no Grammy Award em 1983. 

 

Logo em seguida, o baixista David Hungate deixou a banda e foi substituído por Mike Porcaro. O vocalista Bobby Kimball foi demitido em 1984. Fergie Frederiksen foi trazido como novo vocalista. Após o fim da turnê do  sexto álbum, Fahrenheit, lançado em 25 de agosto de 1986, Steve Porcaro deixou a banda em 1987, não sendo substituído, e a banda continuou somente com cinco membros. Jeff Porcaro sofreu uma reação alérgica de um pesticida usado em seu jardim e morreu em 5 de agosto de 1992. Simon Phillips foi o baterista contratado para substituí-lo. A partir de 1991, Steve Lukather passou a assumir a maioria dos vocais. No fim da turnê, a banda apresentou um concerto de tributo a Jeff Porcaro em Los Angeles no dia 14 de dezembro de 1992. Bobby Kimball retornou ao seu posto de vocalista em 1998. Em 2002, em celebração do 25º aniversário, o seu décimo segundo álbum, Through the Looking Glass, foi lançado em 21 de outubro de 2002. como um álbum de tributo às influências musicais da banda. Em 2005, David Paich acabou se despedindo das turnês, e continuou como integrante da banda nas gravações de estúdio. O seu décimo segundo álbum, Falling in Between, foi lançado em 14 de fevereiro de 2006. 

 

Após rumores, em 5 de junho de 2008 Steve Lukather anunciou em seu site pessoal o fim da banda. Em 5 de abril a banda havia se apresentado pela última vez, em Seul. Em 26 de fevereiro de 2010, foi anunciado que a banda estava se reunindo para uma breve turnê de verão na Europa para ajudar Mike Porcaro que foi diagnosticado com Esclerose lateral Amiotrófica. Em 18 de janeiro de 2014 Fergie Frederiksen faleceu. Já algum tempo que ele lutava contra um câncer terminal de figado. Em 15 de março de 2015, aos 59 anos, em decorrência de esclerose lateral amiotrófica. Mike Porcaro deixou a banda em 2007, e morreu em sua casa em Los Angeles no dia 15 de março de 2015, aos 59 anos. O seu décimo terceiro álbum, Toto XIV, foi lançado em 20 de março de 2015. O álbum marca o retorno de Joseph Williams nos vocais, Steve Porcaro nos teclados e o único álbum que marca o retorno do baixista David Hungate antes de deixar a banda em setembro. É o primeiro e único álbum com Keith Carlock na bateria, substituindo Simon Phillips, o sucessor do baterista Jeff Porcaro. O seu décimo quarto álbum de estúdio, Old Is New, lançado como parte do box All In da banda em 6 de novembro de 2018. As faixas "Devil's Tower", "Spanish Sea" e "Oh Why" apresentam os membros falecidos da banda Jeff e Mike Porcaro.

 Rockdigital