big bopper.jpg
The Big Bopper - The Clock (Great Song!)
rip.png
The Big Bopper

Jiles Perry Richardson Jr. nasceu em Sabine Pass, Texas no dia 24 de outubro de 1930. conhecido como. Foi um músico, compositor e disc jockey americano. Richardson trabalhou em Beaumont, na estação de rádio do Texas KTRM. Ele foi contratado pela estação em 1949 e abandonou a faculdade. Richardson casou-se com Adrianne Joy Fryou em 18 de abril de 1952, e sua filha Debra Joy nasceu em dezembro de 1953, logo após Richardson foi promovido a supervisor de locutores no KTRM. Em março de 1955, foi recrutado para o Exército dos EUA e fez seu treinamento básico em Fort Ord na Califórnia. Ele passou o resto de seu serviço de dois anos como instrutor de radar em Fort Bliss em El Paso, Texas. Richardson retornou a rádio KTRM depois de sua dispensa como cabo em março de 1957. Um dos patrocinadores da estação queria Richardson para um novo intervalo de tempo, e sugeriu uma idéia para um show. Richardson tinha visto estudantes universitários fazendo uma dança chamada The Bop, e ele decidiu chamar a si mesmo de "The Big Bopper".

 

Ele logo se tornou o diretor do programa na estação. Richardson é creditado por criar o primeiro vídeo musical em 1958. Richardson, que tocava guitarra, começou sua carreira musical como compositor. Mais tarde, George Jones gravou "White Lightning" de Richardson, que se tornou o primeiro hit de Jones em 1959. Richardson também escreveu "Running Bear" para Johnny Preston. Richardson cantou "Running Bear", mas a gravação não foi lançada até agosto de 1959, sete meses após sua morte. A música se tornou um hit número 1 por três semanas em janeiro de 1960. O homem que lançou Richardson como um artista de gravação foi Harold "Pappy" Daily de Houston, que era o diretor de promoção da Mercury e Richardson assinado um contrato com eles. O primeiro single de Richardson, "Beggar to a King", tinha um sabor country, mas não alcançou as paradas. Ele logo lançou "Chantilly Lace" como The Big Bopper para Pappy Daily. A Mercury comprou a gravação e lançou-a no final de junho de 1958. A canção alcançou o sexto lugar nas paradas pop, passando 22 semanas no Top 40 nacional. Em novembro de 1958, ele marcou um segundo hit, com "The Big Bopper's Wedding". Ambas as canções alcançaram o Top 40 em janeiro de 1959. 

 

Com o sucesso, Richardson saiu da rádio KTRM e juntou-se a Buddy Holly, Ritchie Valens e Dion and the Belmonts para uma turnê Winter Dance Party a partir de 23 de janeiro de 1959. Em 2 de fevereiro de 1959, os músicos tocaram o Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa. Naquela noite, o roqueiro Buddy Holly contratou um avião do Dwyer Flying Service em Mason City, Iowa, com a intenção de voar para o próximo local da turnê em Moorhead, Minnesota, logo após o show em Clear Lake. Por uma razão desconhecida, logo após a decolagem, o avião bateu no chão a toda velocidade, cerca de 5 milhas de Mason City, no meio de uma fazenda. Os corpos de Buddy Holly, Ritchie Valens e JP Richardson,  foram lançados pra fora do avião. Como Buddy Holly e Ritchie Valens, Richardson faleceu instantaneamente de ferimentos na cabeça e do peito. Em janeiro de 2007, Jay pediu que o corpo de seu pai fosse exumado e uma autópsia fosse realizada em resposta a um suposto boato na Internet sobre armas sendo disparadas a bordo do avião, e o próprio Richardson inicialmente sobreviveu ao acidente. A autópsia foi realizada e Jay esteve presente com o Dr. Bass durante toda a autópsia e observou quando o caixão foi aberto. Richardson faleceu imediatamente, não rastejou e não se afastou do avião.