Ritchie Valens

Ricardo Esteban Valenzuela Reyes nasceu em Pacoima Califórnia no dia 13 de Maio de 1941. Foi um cantor americano, compositor e guitarrista. Em maio de 1958, Bob Keane o proprietário e presidente da pequena gravadora Del-Fi Records em Hollywood, recebeu a dica de um estudante chamado Doug Macchia da San Fernando High School que falou sobre um jovem artista de Pacoima de nome Richard Valenzuela. Os alunos o conheciam como o Little Richard do Vale. Keane foi ver Valenzuela se apresentar em uma matinée de sábado de manhã num cinema em San Fernando. Impressionado com a apresentação, ele convidou o jovem para uma audição em sua casa na Silver Lake área de Los Angeles, onde ele tinha um pequeno estúdio de gravação em seu porão. Após este primeiro teste, Keane assinou contrato da Del-Fi com Ritchie em 27 de Maio de 1958.

 

Neste ponto, o músico recebeu o nome de "Ritchie", porque segundo Keane havia um monte de Richies naquela época. Da mesma forma, Keane recomendou encurtar seu sobrenome para Valens ao invés de Valenzuela. No segundo semestre de 1958, sua carreira tomou um grande impulso quando participou do filme Go Johnny Go. As primeiras músicas gravadas no Gold Star Studios, em uma única sessão de estúdio numa tarde de julho de 1958, foram "Come On, Let's Go", créditos de Valens / Kuhn, o verdadeiro nome de Keane, e "Framed", de Leiber e Stoller. Lançado poucos dias depois da sessão de gravação, o registro foi um sucesso. Próximo registro de Valens teve a música "Donna", uma balada romântica que fizera para uma paixão de colégio que alcançou o segundo lugar nas paradas norte-americanas, juntamente com "La Bamba" que é a releitura de uma canção folclórica mexicana, de mesmo nome.  

 

Outras baladas que fizeram deste jovem artista conhecido no cenário musical "Ooh! My Head" e o cover de "We Belong Together", que chegaram às mais altas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Em 3 de fevereiro de 1959, Buddy Holly, Big Bopper e Ritchie Valens morreram em um acidente de avião. Após uma apresentação no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza no qual viajavam, entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl, às 1:05 min. da manhã. Esse incidente ficou conhecido como "o dia em que a música morreu", retratado posteriormente na canção American Pie de Don McLeanApós sua morte, pouco do material inédito disponível de Valens foi lançado por sua mãe. Ritchie Valens foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2001.  

 Rockdigital