Don McLean

Donald McLean III nasceu em New Rochelle, Nova York no dia 02 de outubro de 1945. É um cantor e compositor americano. McLean se formou na Iona Preparatory School, em 1963, e participou da Villanova University, que saiu depois de quatro meses e se associou com o famoso agente de música folk Harold Leventhal por vários meses antes de trabalhar com Herb Gart por 18 anos. Ele se apresentou em vários locais e eventos. Com a ajuda do Conselho de Estado de Nova York sobre as Artes, McLean começou a se apresentar nas cidades de cima e de baixo do Rio Hudson e acompanhou Pete Seeger em sua viagem de barco pelo rio Hudson em 1969 para aumentar a conscientização sobre a poluição ambiental no rio. O seu primeiro álbum, Tapestry, foi lançado em outubro de 1969, em Berkeley na Califórnia, durante os motins estudantis. Depois de ser rejeitado 72 vezes pelas gravadoras, o álbum foi lançado pela Mediarts Records. O seu segundo álbum, American Pie, foi lançado em 24 de outubro de 1971  pela United Artists Records, e alcançou o topo na Billboard 200. O single "American Pie", é uma balada inspirada na morte de Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper em um acidente de avião em 3 de fevereiro de 1959.

 

A canção popularizou a expressão O Dia em que a Música Morreu. O single alcançou o número 1 na Billboard Hot 100 em 1972, e permanece o single de maior sucesso de McLean. O seu terceiro álbum de estúdio, Don McLean, foi lançado em novembro de 1972, alcançando a posição 23 na Billboard 200. O seu quarto álbum, Playin 'Favorites, foi lançado em outubro de 1973, e alcançou a posição 42 na UK Albums Chart. O seu quinto album, Homeless Brother, foi lançado em outubro de 1974, foi o seu último trabalho com a United Artists. O seu sétimo álbum, Chain Lightning, foi gravado em Nashville entre junho e agosto de 1978 e foi lançado em dezembro de 1978. O single principal "Crying" se tornou um grande sucesso, alcançando o primeiro lugar na UK Singles Chart. Em outubro de 1978, o single "It Doesn't Matter Anymore" do álbum, deveria ter sido o segundo single lançado, mas o contrato acabou devido desacordos artísticos entre McLean e o chefe da AristaMcLean ficou sem um contrato de gravação nos EUA, mas o álbum foi lançado pela EMI na Europa e pela Festival Records na Austrália. O álbum alcançou o número 28 na Billboard 200.

 

O seu oitavo álbum, Believers, foi lançado em 29 de outubro de 1981. Foi o último álbum de Mclean a entrar nas paradas na Billboard 200 na posição 156. A regravação de "Castles in the Air", do seu primeiro álbum, foi lançado como single, e alcançou a sétima posição na  Billboard Adult Contemporary e na posição 36 na Billboard Hot 100Em 1991, a EMI relançou o single "American Pie" no Reino Unido e Mclean se apresentou no Top of the Pops. O álbum de compilação, Favorites and Rarities foi lançado em 1993, com novas gravações de estúdio de "Vincent" e "American Pie". Em fevereiro de 2002, a canção "American Pie" foi introduzida no Grammy Hall of Fame. Em 2004, McLean foi introduzido no Songwriters Hall of FameO seu vigésimo álbum, Addicted to Black, foi lançado em maio de 2009. É seu primeiro álbum de material original em 14 anos. Em junho de 2011 McLean apareceu no Festival Glastonbury em Pilton, Reino Unido. Em fevereiro de 2012, McLean ganhou o prêmio BBC Radio 2 Folk Awards Life Time Achievement AwardEm maio de 2015, McLean empreendeu sua vigésima turnê pelo Reino Unido e Irlanda.