Blur

É uma banda inglesa de britpop e rock alternativo. O grupo começou com o nome Seymour em 1989. Após alguns shows e a primeira demo tape, a banda assina com a gravadora Food Records, uma subsidiária da EMI. A única exigência da gravadora foi a mudança do nome da banda, eles ofereceram uma lista de onde foi escolhido o nome Blur. O grupo é formado pelo vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree. Já como Blur, a banda parte para uma pequena turnê pela Inglaterra, terminando em julho de 1990 em Londres. Assim que a turnê acabou, o Blur entra em estúdio, de onde saíram três canções para o single "She's So High", lançado em outubro. A banda entra novamente em turnê. São gravadas mais duas canções, "Come Together" e "There's no Other Way", que acabou sendo o segundo single, lançado em abril de 1991. O seu primeiro álbum, Leisure, foi lançado em 26 de agosto de 1991 pela Food Records. 

 

Em janeiro de 1992, a banda descobre que o seu gerente os deixou em uma péssima situação financeira. Todo o dinheiro do álbum sumiu. Para piorar, em junho de 1992 a banda parte para uma turnê de 44 shows nos EUA, onde foram ostensivamente vaiados em vários shows. O seu segundo álbum, Modern Life Is Rubbish, foi lançado na Inglaterra em 10 de Maio de 1993. E é considerado como o primeiro álbum de britpop. Em junho eles tocam o último show daquele ano em Dublin, na Irlanda, onde tocam pela primeira vez as canções "Song 2" e "Chinese Bombs". O seu terceiro álbum, Parklife, foi lançado em 25 de abril de 1994. O seu quarto álbum, The Great Escape, foi lançado em 11 de setembro de 1995. O seu quinto álbum, Blur, foi lançado em março de 1997 nos EUA, onde a banda contava com uma nova gravadora, a Virgin. A canção "Song 2" ficou na segunda posição na UK Singles Chart e na posição 6 na Billboard Alternative Songs. A banda comemora seus 10 anos de carreira em mais um show na Arena Wembley em 1999Damon Albarn e Jamie Hewlett criaram a banda virtual Gorillaz no ano de 1998. Em 2002, Graham Coxon deixa a banda. O seu sétimo álbum, Think Tank, foi lançado em 5 de maio de 2003. Para o lugar de Coxon, foi recrutado Simon Tong, ex-guitarrista do Verve

 

No ano de 2009, o Blur anuncia oficialmente a sua volta com a formação original. Coxon volta à banda e eles voltam a fazer shows, o que resulta no DVD, No Distance Left to Run. No mesmo ano, a banda também lança um álbum duplo ao vivo, All the People: Blur Live at Hyde Park. Neste ano aconteceu um dos principais shows da banda, no Festival de Glastonbury. Em 2012 a banda toca no British Awards 2012, onde receberia um prêmio pelo conjunto de sua obra, o Outstanding Contribution to Music. Em julho do mesmo ano a banda anunciou o lançamento de duas novas canções, "Under the Westway" e "The Puritan". As duas foram gravadas também ao vivo em um telhado nos arredores de Londres, com transmissão na Internet. O seu oitavo álbum, The Magic Whip, foi lançado em 27 de abril de 2015 e marca a volta da banda aos estúdios após 12 anos. Foi o sexto álbum de estúdio consecutivo do Blur a liderar as paradas britânicas. A banda se reuniu brevemente em março de 2019 para uma apresentação surpresa em um evento do Africa Express organizado por Damon Albarn em Londres. 

 Rockdigital