

The Verve
Foi uma banda inglesa de Rock. Liam Begley apresentou Richard Ashcroft ao guitarrista Nick McCabe, o baixista Simon Jones e o baterista Peter Salisbury no Winstanley Sixth Form College, em Wigan, na Grande Manchester. A banda foi inicialmente conhecida apenas como Verve, e seu primeiro show foi na festa de aniversário de um amigo no Honeysuckle Inn, em Wigan, no dia 15 de agosto de 1990. A banda assinou um contrato com a Hut Records em 1991 e lançou os seus primeiros singles "All in the Mind", "She's a Superstar" e "Gravity Grave". O seu primeiro EP, Verve, foi lançado em 7 de dezembro de 1992. O seu primeiro álbum, A Storm in Heaven, foi lançado em 21 de junho de 1993 pela Hut Records. A canção "Blue" foi lançado como o primeiro single e alcançou a segunda posição na UK Independent Singles Charts. O álbum alcançou a posição 27 na UK Albums Chart. O segundo single do álbum, "Slide Away", liderou as paradas de Rock Indie do Reino Unido. O seu primeiro álbum de compilações, No Come Down, foi lançado em 17 de maio de 1994, de b-sides. Foi o primeiro lançamento da banda sob o nome de The Verve, devido a conflitos com a gravadora Verve Records. A banda tocou no Lollapalooza nos EUA, no verão de 1994, onde Ashcroft foi internado com desidratação após tomar grandes quantidades de ecstasy.
Na mesma turnê, Salisbury foi preso no Kansas por destruir um quarto de hotel. Em 1996, A banda chegou a se separar por algumas semanas devido às brigas entre McCabe e Ashcroft. O seu segundo álbum, A Northern Soul, foi lançado em 1 de julho de 1995. O álbum alcançou o Top 20 na UK Albums Chart. Ashcroft saiu da banda 3 meses depois do lançamento. Ashcroft se reuniu com Jones e Salisbury apenas algumas semanas após o rompimento, mas McCabe não se juntou a eles. A nova banda contratou o guitarrista Simon Tong. No início de 1997, McCabe retornou, com Tong permanecendo na guitarra ao lado dele. O seu terceiro álbum, Urban Hymns, foi lançado em 29 de setembro de 1997. O primeiro single do álbum "Bitter Sweet Symphony" alcançou a segunda posição na UK Singles Chart, e alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100, a posição mais alta da banda, mas seu sucesso foi prejudicado por problemas legais relacionados à propriedade da música. Embora o grupo tenha obtido permissão da Decca para usar a versão orquestral de "The Last Time" dos Rolling Stones. Allen Klein, que administra os direitos da música por meio de sua empresa, a ABKCO Records, exigiu 100% dos royalties e créditos de publicação completos para Mick Jagger e Keith Richards. O próximo single, "The Drugs Don't Work" deu à banda seu primeiro single número 1 na UK Singles Chart. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart.
No Brit Awards de 1998, o The Verve ganhou os prêmios de Melhor Grupo Britânico e Melhor Álbum Britânico com Urban Hymns. A banda foi capa da revista Rolling Stone em março de 1998. Em 24 de maio de 1998, a banda fez um show no Haigh Hall & Country Park, Aspull. Em 7 de junho, uma explosão pós-show em Düsseldorf-Philipshalle deixou McCabe com uma mão quebrada e Ashcroft com o maxilar dolorido. McCabe desistiu da turnê, e a banda continuou com o guitarrista BJ Cole. A banda fez outra turnê americana, que foi repleta de problemas. A banda então retornou à Inglaterra para duas apresentações no V Festival. O The Verve fez seu último show no festival Slane Castle, na Irlanda no dia 29 de agosto de 1998. Em abril de 1999, foi anunciado que o The Verve havia se separado novamente. Ashcroft apareceu com o Coldplay no Live 8 em 2005. Ashcroft descobriu que Salisbury estava em contato com McCabe sobre um possível projeto paralelo, Ashcroft contatou McCabe e Jones, fazendo as pazes com eles, e a banda se reuniu novamente. Tong não foi convidado a se juntar. Com sua formação original, a banda saiu numa turnê em 2007 e continuou em 2008. O seu terceiro álbum, Forth, foi lançado em 25 de agosto de 2008 pela Parlophone Records. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. Em agosto de 2009, o The Guardian especulou que o The Verve havia se separado pela terceira vez. Em 2019, o Rolling Stones devolveu os direitos de “Bitter Sweet Symphony” a Richard Ashcroft.