The Verve

 

Foi uma banda de rock inglesa. Liam Begley apresentou Richard Ashcroft aos outros membros da banda. A banda foi inicialmente conhecido apenas como Verve, e seu primeiro show foi na festa de aniversário de 18 anos de um amigo no Honeysuckle Inn, em Wigan, em 15 de agosto de 1990. A banda assinou um contrato com a Hut Records em 1991 e seus primeiros lançamentos de estúdio em 1992, "All in the Mind", "She's a Superstar" e "Gravity Grave" junto com o EP Verve, de dezembro de 1992. Esses três primeiros singles alcançaram o primeiro lugar nas paradas indie do Reino Unido. O seu primeiro álbum, A Storm in Heaven, foi lançado em 21 de junho de 1993. "Blue" foi lançado como o primeiro single e alcançou o segundo lugar nas paradas independentes. O álbum alcançou  a posição 27 na parada de álbuns do Reino Unido. O segundo single do álbum, "Slide Away", liderou as paradas de rock indie do Reino Unido. O álbum de compilação, No Come Down, foi lançado em 17 de maio de 1994, com uma compilação de b-sides mais uma versão ao vivo de "Gravity Grave" tocada no Festival de Glastonbury em 1993. Foi o primeiro lançamento da banda sob o nome de The Verve, devido a conflitos com a gravadora de jazz Verve Records. A banda tocou no Lollapalooza nos EUA, no verão de 1994, onde Ashcroft foi internado com desidratação após tomar grandes quantidades de ecstasy. Na mesma turnê, Salisbury foi preso no Kansas por destruir um quarto de hotel. A banda chegou a se separar por algumas semanas em 1996, devido às brigas entre McCabe e Ashcroft e às drogas. A turbulência física e mental do The Verve continuou nas caóticas sessões de gravação do seu segundo álbum, A Northern Soul, foi lançado em 1 de julho de  1995.

 

A banda lançou o primeiro single do álbum, "This Is Music" em maio, e alcançou o número 35, seu primeiro single a chegar ao Top 40. O álbum alcançou o Top 20 do Reino Unido após seu lançamento em julho, mas Ashcroft saiu da banda três meses depois. Ashcroft se reuniu com Jones e Salisbury apenas algumas semanas após o rompimento, mas McCabe não se juntou a eles. A nova banda contratou o guitarrista Simon Tong, um amigo de escola que ensinou Ashcroft e Jones a tocar guitarra. A banda não fez apresentações ao vivo em 1996, exceto uma apresentação solo de Ashcroft abrindo o o show do Oasis em Nova York. No início de 1997, McCabe retornou com Tong permanecendo na guitarra ao lado dele. O seu terceiro álbum, Urban Hymns, foi lançado em 29 de setembro de 1997. O primeiro single do álbum "Bitter Sweet Symphony" entrou nas paradas do Reino Unido em segundo lugar, e alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100, a posição mais alta da banda, mas seu sucesso foi prejudicado por problemas legais relacionados à propriedade da música. Embora o grupo tenha obtido permissão da Decca para usar uma amostra de 4 compassos de uma versão orquestral de "The Last Time" dos Rolling Stones. Allen Klein, que administra os direitos da música por meio de sua empresa ABKCO Records, exigiu 100% dos royalties e créditos de publicação completos para Mick Jagger e Keith Richards. O próximo single, "The Drugs Don't Work" deu à banda seu primeiro single número 1 no Reino Unido. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. No Brit Awards de 1998, o The Verve ganhou os prêmios de Melhor Grupo Britânico e Melhor Álbum Britânico com Urban Hymns. A banda apareceu na capa da revista Rolling Stone em março de 1998. 

 

Em 24 de maio de 1998, a banda fez um show no Haigh Hall & Country Park, Aspull. A banda então fez shows na Europa continental, mas, em 7 de junho, uma explosão pós-show em Düsseldorf-Philipshalle deixou McCabe com uma mão quebrada e Ashcroft com o maxilar dolorido. McCabe desistiu da turnê, e a banda continuou com o guitarrista BJ Cole substituindo McCabe. A banda fez outra turnê americana, que foi repleta de problemas. A banda então retornou à Inglaterra para duas apresentações no V Festival, que recebeu críticas ruins. O The Verve fez seu último show no festival Slane Castle na Irlanda no dia 29 de agosto de 1998. Em abril de 1999, foi anunciado que o The Verve havia se separado novamente. Ashcroft apareceu com o Coldplay no Live 8 em 2005. Ashcroft descobriu que Salisbury estava em contato com McCabe sobre um possível projeto paralelo, Ashcroft contatou McCabe e Jones, fazendo as pazes com eles, e a banda se formou novamente. Tong não foi convidado a se juntar. Com sua formação original, a banda saiu numa turnê em 2007. A banda reservou uma segunda turnê para dezembro. A banda continuou em turnê em 2008. Eles tocaram na maioria dos festivais de verão e alguns shows principais por toda a América do Norte, Europa, Japão e Reino Unido entre abril e agosto. O seu terceiro álbum, Forth, foi lançado no Reino Unido em 25 de agosto de 2008. O álbum alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido. O single "Love Is Noise" foi lançado no Reino Unido, alcançando a quarta posição no Reino Unido. Em 2009, o tabloide britânico The Daily Mirror anunciou que Ashcroft, vocalista da banda, há meses não tem contato com os outros integrantes. Em 2019, o Rolling Stones devolveu os direitos de “Bitter Sweet Symphony” a Richard Ashcroft.

 Rockdigital