Brenda Lee

Brenda Mae Tarpley nasceu em Atlanta, Geórgia no dia 11 de Dezembro de 1944. É uma cantora Americana de rockabilly, pop e country. A voz de Brenda, o seu rosto bonito e as suas apresentações nos palcos começaram a despertar a atenção de todos a partir dos seus 5 anos. Aos 6 anos, ela ganhou um concurso de canto patrocinado por um estabelecimento de ensino fundamental local. A recompensa foi uma aparição ao vivo em um programa de rádio de Atlanta, Starmakers Revue, onde ela voltou a se apresentar no ano seguinte. Seu pai morreu em 1953, e, já aos 10 anos, ela tornou-se a principal fonte de sustento de sua família cantando em programas de radio locais e apresentações em TV. Em 1955, sua mãe, Grayce se casou com Jay Rainwater, que levou a família para Cincinnati, Ohio. A família logo retornou à Geórgia, desta vez para Augusta e Brenda apareceu em um show especial na rádio WJAT-AM em Swainsboro. O produtor do show, Sammy Barton, deu o nome artístico de Brenda Lee, pois acreditava que o nome Tarpley era muito difícil de lembrar. Em fevereiro de 1955, Brenda apareceu na estação de rádio Swainsboro no show de Red Foley numa turnê promocional do seu programa da TV ABC Ozark Jubilee em Augusta. Foley ouviu Brenda cantar antes do show e ficou surpreso como todas as outras pessoas presentes. Brenda cantou "Jambalaya" e mais 3 músicas.

 

Em 31 de março de 1955, aos 10 anos de idade, ocorreu a sua estreia no programa da ABC Ozark Jubilee, em Springfield, Missouri. Assinando um contrato de 5 anos que foi interrompido por causa de uma ação judicial movida em 1957 por sua mãe e pelo seu empresário, onde ela fez aparições regulares no programa ao longo de sua execução. Menos de dois meses depois, em 30 de julho de 1956, a Decca Records lhe ofereceu um contrato, e ela gravou o seu primeiro single, "Jambayala". O seu segundo single continham duas músicas de Natal, "I'm Gonna Lasso Santa Claus" e "Christy Natal". Embora ela já tivesse completado 12 anos de idade em 12 de dezembro de 1956, os créditos de seus 2 Singles distribuídos pela Decca Records foram creditados a Little Brenda Lee. O single "One Step at a Time" de 1957, se tornou um hit pop e country. Brenda Lee chamou a atenção primeiramente atuando em locais de música country, mas a gravadora logo a lançou como artista pop. Em julho de 1958, quando ela tinha 13 anos, gravou a canção "Rockin 'Around the Christmas Tree". A Decca lançou a canção num single em novembro daquele ano, vendendo apenas 5 mil cópias, e foi lançada novamente em 1959, vendendo mais de cinco milhões de cópias.

 

Em 1960, gravou sua canção mais famosa, "I'm Sorry", que foi número 1 nas paradas de sucesso. "Rockin Around the Christmas Tree" foi lançada em sua terceira versão, alguns meses depois. A música continua a ser um favorito natalino e é o registro com o qual ela é mais identificada pelo público contemporâneo. Seu último single entre os dez mais das paradas pop em 1963 foi "Losing You" que alcançou a posição 6, enquanto ela continuava a ter outras canções entre as primeiras, como em 1966 com "Coming On Strong" e "Is It True?" em 1964. Esta última com Jimmy Page na guitarra, foi seu único hit single gravado em Londres, Inglaterra. Brenda Lee visitou o Reino Unido em 1959, antes de conseguir o reconhecimento pop nos Estados Unidos. Sua gravação rockabilly de "Let's Jump the Broomstick", em 1961, não entrou nas paradas estadunidenses, mas alcançou a posição doze no Reino Unido. Ela então teve dois hits top 10 no Reino Unido que não foram lançados nos EUA. Brenda Lee foi a única entre os cantores americanos, que fez a abertura de uma tour dos Beatles em 1960 no Reino Unido. Brenda Lee foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2002. Em 2007, foi introduzido no Country Music Hall of Fame e é membro do Rockabilly Hall of Fame. Em 2008, sua gravação de "Rockin' Around the Christmas Tree" completou 50 anos, e em fevereiro de 2009, Brenda Lee recebeu o Lifetime Achievement Grammy.
 

 Rockdigital