bronski.jpeg
Bronski Beat 

 

É um trio de synthpop britânico. O trio foi formado em 1983, quando Jimmy Somerville, Steve Bronski e Larry Steinbachek dividiram um apartamento em Lancaster House, em Brixton. Eles se apresentaram pela primeira vez publicamente em um festival de artes em setembro na Pink. O trio estava insatisfeito com a natureza inofensiva dos artistas gays contemporâneos e procurou ser mais franco e político. O Bronski Beat assinou um contrato de gravação com a London Records em 1984, depois de fazer apenas nove shows ao vivo. O single de estréia da banda, "Smalltown Boy" foi um sucesso, alcançando a terceira posição na UK Singles Chart, e liderando as paradas na Bélgica e na Holanda. O seu primeiro álbum, The Age of Consent, foi lançado em 15 de Outubro de 1984. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. O seu álbum ao vivo, Bronski Beat perform at the Hammersmith Odeon, gravado no dia 29 de novembro de 1984 como parte da  Serie BBC Concert. O álbum foi lançado em fevereiro de 1985.

 

O trio se juntou a Marc Almond para gravar uma versão de "I Feel Love" de Donna Summer. Foi um grande sucesso, alcançando a terceira posição na UK Singles Chart. A banda voltou ao estúdio no início de 1985 para gravar o single, "Run From Love", e a PolyGram Records enviou para as lojas de disco e para as rádio no Reino Unido, mas o single foi arquivado porque as tensões na banda, tanto pessoais quanto políticas, resultaram em Somerville deixando o Bronski Beat no verão daquele ano. Jimmy Somerville formou a The Communards, uma parceria com o pianista Richard Coles. Eles se juntaram ao baixista Dave Renwick, que também tocou com o Bronski Beat. Os membros restantes recrutaram John Foster como substituto de Somerville. O single "Hit That Perfect Beat", foi lançado em novembro de 1985, alcançando a terceira posição na UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Truthdare Doubledare, foi lançado em maio de 1986. Foster deixou a banda em 1987. Logo em seguida, o Bronski Beat começou a trabalhar no seu terceiro álbum, Out and About. Steinbachek e Bronski fizeram uma turnê extensa com o novo álbum, no entanto o projeto foi abandonado e o álbum arquivado, quando a banda perdeu o contrato de gravação com a London Records.

 

Também em 1987, o Bronski Beat e Somerville se apresentaram em um concerto para o Dia Internacional da AIDS, apoiado pelo New Order, na Brixton Academy, em Londres. Em 1989, Jonathan Hellyer se tornou vocalista e a banda excursionou pelos EUA e Europa com a vocalista Annie Conway. Foster e o Bronski Beat se uniram novamente em 1994. O seu quarto álbum, Rainbow Nation, foi lançado em 1995 com Hellyer retornando como vocalista, Foster saindo e Ian Donaldson entrando como tecladista e programador. Depois de alguns anos de turnê pelo mundo, o Bronski Beat se dissolveu, com Steve Bronski se tornando um produtor de outros artistas e Ian Donaldson se tornando um DJ de sucesso. Steinbachek se tornou  diretor musical da companhia teatral de Michael Laub. Em 2016, Steve Bronski novamente se uniu a Ian Donaldson, com o objetivo de trazer o Bronski Beat de volta, com o vocalista Stephen Granville. Larry Steinbachek morreu em dezembro de 2016, após uma curta batalha contra o câncer. O seu quinto álbum, Age of Reason, foi lançado em 2017, e o quarto álbum da banda de 1987, Out & About foi lançado no mesmo ano digitalmente através do site de Steve Bronski.